Início » Telecomunicações » Claro tem melhor internet móvel e banda larga fixa, diz Ookla

Claro tem melhor internet móvel e banda larga fixa, diz Ookla

Operadora teve 4G mais rápido em 26 dos 27 estados brasileiros; internet fixa da Claro se destaca frente à Vivo, TIM Live e Oi

Lucas Braga Por

A Ookla, responsável pela ferramenta de medição Speedtest, divulgou nesta terça-feira (24) seu relatório de velocidade de conexão no Brasil no primeiro semestre de 2019. A Claro conquistou o título de operadora mais rápida tanto na banda larga fixa quanto na internet móvel.

Internet móvel

A velocidade média de download no Brasil é de 21,55 Mb/s, enquanto a média de upload é 8,75 Mb/s. Os resultados de TIM, Oi e Nextel se posicionaram abaixo da média, mas TIM e Nextel tiveram as melhores latências. Veja os dados completos:

Operadora Velocidade de download Velocidade de upload Latência (quanto menor, melhor)
Claro 31,77 Mb/s 10,75 Mb/s 56 ms
Vivo 23,41 Mb/s 9,08 Mb/s 63 ms
TIM 15,09 Mb/s 7,98 Mb/s 43 ms
Oi 14,02 Mb/s 6,5 Mb/s 71 ms
Nextel 8,62 Mb/s 5,58 Mb/s 47 ms
Média nacional 21,55 Mb/s 8,75 Mb/s 56 ms

Os dados foram obtidos a partir de 4,1 milhões de medições, dos quais 280,2 mil são da Claro, 381,8 mil da Vivo, 292,6 mil da TIM, 120,8 mil da Oi e 49,6 mil da Nextel. Os testes vieram de 1,05 milhão de dispositivos únicos, e o mais popular é o iPhone 7, com 53,2 mil unidades, seguido de Galaxy J7 Prime com 32,1 mil, iPhone 6s com 32,05 mil, iPhone X com 31,8 mil e Galaxy J5 Prime com 25,9 mil.

O estudo também trouxe dados de download e upload isolados para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nas três, o ranking foi similar ao nacional. A Claro informou que foi líder na média da velocidade de download em 26 das 27 unidades federativas.

São Paulo:

Operadora Velocidade de download Velocidade de upload
Claro 32,56 Mb/s 10,71 Mb/s
Vivo 23,49 Mb/s 10,03 Mb/s
TIM 20,89 Mb/s 9,34 Mb/s
Oi 15,92 Mb/s 10,75 Mb/s
Nextel 9,82 Mb/s 7,61 Mb/s

Rio de Janeiro:

Operadora Velocidade de download Velocidade de upload
Claro 35,03 Mb/s 11,40 Mb/s
Vivo 26,78 Mb/s 11,47 Mb/s
TIM 19,89 Mb/s 11,09 Mb/s
Oi 16,73 Mb/s 6,35 Mb/s
Nextel 8,64 Mb/s 5,67 Mb/s

Belo Horizonte:

Operadora Velocidade de download Velocidade de upload
Claro 48,18 Mb/s 15,92 Mb/s
Vivo 26,53 Mb/s 10,23 Mb/s
TIM 14,77 Mb/s 7,36 Mb/s
Oi 12,83 Mb/s 6,71 Mb/s

Claro também tem melhor velocidade na banda larga

O relatório aponta que a velocidade média de download da banda larga fixa no Brasil é de 33,58 Mb/s, e a Claro mais uma vez se destacou com média nacional de 49,49 Mb/s. Foram realizados mais de 63 milhões de testes de 9,01 milhões de usuários, com medições feitas tanto em conexões via cabo quanto Wi-Fi.

Leia também: Claro anuncia fim da marca NET e absorve TV por assinatura e internet fixa

O estudo publicado pela Ookla não apresenta a média detalhada das velocidades das outras operadoras, somente a máxima alcançada. No material divulgado à imprensa, a Claro afirma que a operadora com 2° lugar teve média de 45,5 Mb/s, enquanto o terceiro lugar se posiciona com 42,55 Mb/s. Esses lugares são ocupados por TIM Live ou Vivo, que apresentaram máximas bem similares no documento da Ookla.

Apesar disso, a Claro perde com muita folga quando se considera a velocidade de upload. A operadora atingiu a máxima de 11,75 Mb/s, muito distante dos 61,38 Mb/s da TIM Live e 70,7 Mb/s da Vivo. A TIM Live também tem vantagem na latência média, com 19 ms, contra os 24 ms da Claro.

Recentemente, um estudo divulgado pela nPerf apontava que a Vivo se sobressaía como operadora de banda larga fixa. A diferença de download e latência era baixa, mas a Claro também perdia no upload.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Moreira

Rapaz vou pausar o plano. Procura depois sobre IPTV por P2P, livre de traffic shaping até então.

Paulo Andador

Eu gostaria de voltar a assinar a ExpressVPN, mas o preço tá foda.

Rafael Moreira

Vish.. Eu assinei a ExpressVPN mensal, estou gostando. Resolveu o problema do traffic na rede. Algumas pessoas está disponibilizando o serviço via P2P dizendo que está livre de traffic, mais é aquilo os dados podem ficar expostos, ainda sim o uso de VPN é a solução.

Felipe Morretz

não sei como consegue, pq a Internet da NET é um sofrimento nos fins de semana.. de 120 só chega 20 chorando ainda

Paulo Andador

Faz traffic shapping sim, e dos brabos...Tenho fibra de 200 megas e nunca conseguí assistir IPTV satisfatoriamente sem usar VPN paga e de boa qualidade.

ditom

Também migrei da Tim para Claro e não gostei da experiência. A Tim tinha o pior sinal aqui, interior de MG, mas a Claro não envia parte dos SMS que tento mandar e seu "ddd fácil" não funciona. Troquei um sinal ruim (Tim) por um SMS que não funciona e pelo trabalho de alterar na mão todos os meus contatos (Claro)...

johndoe1981

Avatar da hora.

johndoe1981

É phoda mesmo. Pior que nem precisa ser profissional de TI pra ter noções de funcionamento de redes e de internet, é que os atendentes não sabem o básico do básico, e os técnicos em geral não são muito melhores. São coisas básicas que dá aprender até na Wikipédia, mas os caras parecem não ter a mínima vontade de aprender nem o essencial.

Um dia desses um li um relato de um cliente da Claro em que ele disse que o técnico enviado pela central pra resolver um problema técnico não sabia nem o que era um pacote de internet, e que ele só fez chegar lá e ligar pro supervisor, que esse sim tinha conhecimento técnico.

Quando tenho problema técnico na internet, eu só ligo pra obter protocolo mesmo e poder reclamar na ouvidoria, Anatel ou Consumidor, porque atendente só sabe seguir o script e falar pra tirar o modem da tomada e fazer a gente perder tempo.

Rafael Moreira

Sabe quase nada. Um inclusive falou comigo que quando o cliente tem conhecimentos técnicos facilita.

É só correr atrás também. Trampo na área de T.I e boa parte dos conhecimentos foi correndo atrás de tutorias e etc. Já que os caras são técnico de infraestrutura, tinha que correr atrás de conhecimento.

johndoe1981

Acho que não querem gastar com treinamento dos atendentes. E mesmo os técnicos não são todos que sabem de muita coisa não, o que veio aqui em casa sabia menos que eu.

Rafael Moreira

Conseguir sair do CGNAT ligando para central, e dizendo que precisava de abrir portas e fechar conexão VPN.

Enviaram um técnico no local, que em seguida ligou para central e solicitou rollback. Lógico que foi má vontade de atendente, pois via telefone era possível retirar o Nat via sistema, algo que o próprio técnico confirmou. Mais agora estão enviando técnico na casa do cliente para verificar se realmente precisa.

Agora foi difícil para os atendentes entenderem o que é CGNAT, fiquei mais de 1h no telefone, os caras não sabia o que era CGNAT kkkk. Inclusive um atendente teve que recorrer ao supervisor. Isso que da uma empresa não passar o treinamento de forma correta, colocar funcionário só pra vender planos.

Enfim recebi IP valido 179.xxx fora do Nat. A Vivo não trabalha com CGNAT, pois segundo relatos isso é aplicado na rede móvel, então sobra ipv4 na banda larga fixa.

johndoe1981

E a desgraça do CGNAT.

johndoe1981

A Claro não é muito diferente não, quase todo o tráfego passa pela Embratel também no RJ.

johndoe1981

Pena que ainda sejam pouquíssimas regiões em que a Vivo planeja trocar o xDSL por FTTH. E a Claro é escrota demais ao insistir em CGNAT em internet fixa, em geral o cliente até consegue sair se reclamar na Anatel e ouvidoria, mas não é certeza de conseguir IPv4 válido.

Rafael Moreira

Correto. Porém aqui na região realmente a Vivo está passando fibra, mesmo com xDSL no local de até 50mb. Já até colocaram o plano de até 300mb em fibra no portal deles quando escolhe a cidade Vitória, ES.

Esses dias até conversei com um técnico da Claro, falando sobre a concorrência no local, que a Vivo está se mexendo para pegar a clientela da região de volta que perdeu pra Net com plano "120mb por 99 reais".

Segundo ele, resta saber se a Vivo está melhorando a estrutura de seu armário, porque não adianta nada oferecer fibra até a casa do cliente.

Depois conversei com um técnico da Vivo que encontrei na rua, e ele disse que fornecem ipv4 válido fora de CGNAT, e os equipamentos do link fibra pode ser passado para bridge facilmente. Diferente do ADSL que só passa para bridge quem é cliente corporativo e solicita IP fixo.

Exibir mais comentários