Início » Telecomunicações » Claro tem melhor internet móvel e banda larga fixa, diz Ookla

Claro tem melhor internet móvel e banda larga fixa, diz Ookla

Operadora teve 4G mais rápido em 26 dos 27 estados brasileiros; internet fixa da Claro se destaca frente à Vivo, TIM Live e Oi

Lucas Braga Por

A Ookla, responsável pela ferramenta de medição Speedtest, divulgou nesta terça-feira (24) seu relatório de velocidade de conexão no Brasil no primeiro semestre de 2019. A Claro conquistou o título de operadora mais rápida tanto na banda larga fixa quanto na internet móvel.

Internet móvel

A velocidade média de download no Brasil é de 21,55 Mb/s, enquanto a média de upload é 8,75 Mb/s. Os resultados de TIM, Oi e Nextel se posicionaram abaixo da média, mas TIM e Nextel tiveram as melhores latências. Veja os dados completos:

Operadora Velocidade de download Velocidade de upload Latência (quanto menor, melhor)
Claro 31,77 Mb/s 10,75 Mb/s 56 ms
Vivo 23,41 Mb/s 9,08 Mb/s 63 ms
TIM 15,09 Mb/s 7,98 Mb/s 43 ms
Oi 14,02 Mb/s 6,5 Mb/s 71 ms
Nextel 8,62 Mb/s 5,58 Mb/s 47 ms
Média nacional 21,55 Mb/s 8,75 Mb/s 56 ms

Os dados foram obtidos a partir de 4,1 milhões de medições, dos quais 280,2 mil são da Claro, 381,8 mil da Vivo, 292,6 mil da TIM, 120,8 mil da Oi e 49,6 mil da Nextel. Os testes vieram de 1,05 milhão de dispositivos únicos, e o mais popular é o iPhone 7, com 53,2 mil unidades, seguido de Galaxy J7 Prime com 32,1 mil, iPhone 6s com 32,05 mil, iPhone X com 31,8 mil e Galaxy J5 Prime com 25,9 mil.

O estudo também trouxe dados de download e upload isolados para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nas três, o ranking foi similar ao nacional. A Claro informou que foi líder na média da velocidade de download em 26 das 27 unidades federativas.

São Paulo:

Operadora Velocidade de download Velocidade de upload
Claro 32,56 Mb/s 10,71 Mb/s
Vivo 23,49 Mb/s 10,03 Mb/s
TIM 20,89 Mb/s 9,34 Mb/s
Oi 15,92 Mb/s 10,75 Mb/s
Nextel 9,82 Mb/s 7,61 Mb/s

Rio de Janeiro:

Operadora Velocidade de download Velocidade de upload
Claro 35,03 Mb/s 11,40 Mb/s
Vivo 26,78 Mb/s 11,47 Mb/s
TIM 19,89 Mb/s 11,09 Mb/s
Oi 16,73 Mb/s 6,35 Mb/s
Nextel 8,64 Mb/s 5,67 Mb/s

Belo Horizonte:

Operadora Velocidade de download Velocidade de upload
Claro 48,18 Mb/s 15,92 Mb/s
Vivo 26,53 Mb/s 10,23 Mb/s
TIM 14,77 Mb/s 7,36 Mb/s
Oi 12,83 Mb/s 6,71 Mb/s

Claro também tem melhor velocidade na banda larga

O relatório aponta que a velocidade média de download da banda larga fixa no Brasil é de 33,58 Mb/s, e a Claro mais uma vez se destacou com média nacional de 49,49 Mb/s. Foram realizados mais de 63 milhões de testes de 9,01 milhões de usuários, com medições feitas tanto em conexões via cabo quanto Wi-Fi.

Leia também: Claro anuncia fim da marca NET e absorve TV por assinatura e internet fixa

O estudo publicado pela Ookla não apresenta a média detalhada das velocidades das outras operadoras, somente a máxima alcançada. No material divulgado à imprensa, a Claro afirma que a operadora com 2° lugar teve média de 45,5 Mb/s, enquanto o terceiro lugar se posiciona com 42,55 Mb/s. Esses lugares são ocupados por TIM Live ou Vivo, que apresentaram máximas bem similares no documento da Ookla.

Apesar disso, a Claro perde com muita folga quando se considera a velocidade de upload. A operadora atingiu a máxima de 11,75 Mb/s, muito distante dos 61,38 Mb/s da TIM Live e 70,7 Mb/s da Vivo. A TIM Live também tem vantagem na latência média, com 19 ms, contra os 24 ms da Claro.

Recentemente, um estudo divulgado pela nPerf apontava que a Vivo se sobressaía como operadora de banda larga fixa. A diferença de download e latência era baixa, mas a Claro também perdia no upload.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Moreira
Rapaz vou pausar o plano. Procura depois sobre IPTV por P2P, livre de traffic shaping até então.
Paulo Andador
Eu gostaria de voltar a assinar a ExpressVPN, mas o preço tá foda.
Rafael Moreira
Vish.. Eu assinei a ExpressVPN mensal, estou gostando. Resolveu o problema do traffic na rede. Algumas pessoas está disponibilizando o serviço via P2P dizendo que está livre de traffic, mais é aquilo os dados podem ficar expostos, ainda sim o uso de VPN é a solução.
Felipe Morretz
não sei como consegue, pq a Internet da NET é um sofrimento nos fins de semana.. de 120 só chega 20 chorando ainda
Paulo Andador
Faz traffic shapping sim, e dos brabos...Tenho fibra de 200 megas e nunca conseguí assistir IPTV satisfatoriamente sem usar VPN paga e de boa qualidade.
ditom
Também migrei da Tim para Claro e não gostei da experiência. A Tim tinha o pior sinal aqui, interior de MG, mas a Claro não envia parte dos SMS que tento mandar e seu "ddd fácil" não funciona. Troquei um sinal ruim (Tim) por um SMS que não funciona e pelo trabalho de alterar na mão todos os meus contatos (Claro)...
johndoe1981
Avatar da hora.
johndoe1981
É phoda mesmo. Pior que nem precisa ser profissional de TI pra ter noções de funcionamento de redes e de internet, é que os atendentes não sabem o básico do básico, e os técnicos em geral não são muito melhores. São coisas básicas que dá aprender até na Wikipédia, mas os caras parecem não ter a mínima vontade de aprender nem o essencial.Um dia desses um li um relato de um cliente da Claro em que ele disse que o técnico enviado pela central pra resolver um problema técnico não sabia nem o que era um pacote de internet, e que ele só fez chegar lá e ligar pro supervisor, que esse sim tinha conhecimento técnico.Quando tenho problema técnico na internet, eu só ligo pra obter protocolo mesmo e poder reclamar na ouvidoria, Anatel ou Consumidor, porque atendente só sabe seguir o script e falar pra tirar o modem da tomada e fazer a gente perder tempo.
Rafael Moreira
Sabe quase nada. Um inclusive falou comigo que quando o cliente tem conhecimentos técnicos facilita.É só correr atrás também. Trampo na área de T.I e boa parte dos conhecimentos foi correndo atrás de tutorias e etc. Já que os caras são técnico de infraestrutura, tinha que correr atrás de conhecimento.
johndoe1981
Acho que não querem gastar com treinamento dos atendentes. E mesmo os técnicos não são todos que sabem de muita coisa não, o que veio aqui em casa sabia menos que eu.
Rafael Moreira
Conseguir sair do CGNAT ligando para central, e dizendo que precisava de abrir portas e fechar conexão VPN.Enviaram um técnico no local, que em seguida ligou para central e solicitou rollback. Lógico que foi má vontade de atendente, pois via telefone era possível retirar o Nat via sistema, algo que o próprio técnico confirmou. Mais agora estão enviando técnico na casa do cliente para verificar se realmente precisa.Agora foi difícil para os atendentes entenderem o que é CGNAT, fiquei mais de 1h no telefone, os caras não sabia o que era CGNAT kkkk. Inclusive um atendente teve que recorrer ao supervisor. Isso que da uma empresa não passar o treinamento de forma correta, colocar funcionário só pra vender planos.Enfim recebi IP valido 179.xxx fora do Nat. A Vivo não trabalha com CGNAT, pois segundo relatos isso é aplicado na rede móvel, então sobra ipv4 na banda larga fixa.
johndoe1981
E a desgraça do CGNAT.
johndoe1981
A Claro não é muito diferente não, quase todo o tráfego passa pela Embratel também no RJ.
johndoe1981
Pena que ainda sejam pouquíssimas regiões em que a Vivo planeja trocar o xDSL por FTTH. E a Claro é escrota demais ao insistir em CGNAT em internet fixa, em geral o cliente até consegue sair se reclamar na Anatel e ouvidoria, mas não é certeza de conseguir IPv4 válido.
Rafael Moreira
Correto. Porém aqui na região realmente a Vivo está passando fibra, mesmo com xDSL no local de até 50mb. Já até colocaram o plano de até 300mb em fibra no portal deles quando escolhe a cidade Vitória, ES.Esses dias até conversei com um técnico da Claro, falando sobre a concorrência no local, que a Vivo está se mexendo para pegar a clientela da região de volta que perdeu pra Net com plano "120mb por 99 reais".Segundo ele, resta saber se a Vivo está melhorando a estrutura de seu armário, porque não adianta nada oferecer fibra até a casa do cliente.Depois conversei com um técnico da Vivo que encontrei na rua, e ele disse que fornecem ipv4 válido fora de CGNAT, e os equipamentos do link fibra pode ser passado para bridge facilmente. Diferente do ADSL que só passa para bridge quem é cliente corporativo e solicita IP fixo.
Matheus
Atendimento péssimo, vivem lançando cobrança indevidas na conta
Matheus
Atendimento péssimo, vivem lançando cobrança indevidas na conta
johndoe1981
Olha, não quero ser pessimista, mas que eu saiba, a Vivo só está passando fibra em instalações novas. A maior parte da rede da Vivo é de xDSL herdada da GVT, e não há previsão de ser substituída por FTTH. A Claro é a mesma coisa, fibra só em cidades onde não tem HFC.No meu endereço tem Vivo VDSL2 até 50 Mbps, e vai ficar assim até onde eu sei. Na rua onde meu pai mora não tinha internet da Vivo nem via par metálico até dois meses atrás, mas começaram a passar fibra desde então, e um vendedor no começo do mês já passou lá oferecendo o serviço.
Rafael Moreira
Nunca usei o serviço IPTV no link da Vivo, então não sei se ela faz traffic shaping pesado. Na época estava pagando 15mb no ADSL, o mesmo preço do plano de 120 da Net Virtua, então pulei fora.Mais na época que fui cliente GVT/Vivo nunca tive problemas. Só sair por conta do limite da velocidade de internet.Na Net também não tive problemas durante um ano. Agora que passaram a fazer o trafffic, justamente quando pedir para me tirarem no CGNAT, é até engraçado. Trocaram de modem por um dual band Technicolor TC7337, que uma vez por dia o meu roteador Archer C9 perde conexão da Wan.Sendo assim começaram os problemas. Se continuar mando trocar de modem. E não descarto uma mudança para Vivo FFTH assim que cabear a minha rua.
johndoe1981
Sim, mas não posso ficar calado também, tenho que ao menos demonstrar a minha insatisfação com o serviço. Quanto mais gente reclamar na Anatel, pior é o ranking da operadora, que acaba afugentando os clientes.
johndoe1981
Eu vou dar o exemplo e ver se consigo migrar pra Oi fibra mês que vem.
johndoe1981
IPTV é notório que a Claro faz traffic shaping phudido. Tinha uma época que a operadora bloqueou o acesso ao Pastebin porque supostamente haviam postado links de IPTV no site. Em matéria de fdptagem em internet fixa, a Claro dá de 10x0 na Vivo.
algorges
era o que acontecia comigo usando a Claro, entrava num prédio sumia o sinal. quando estava na rua, ficava só em 3g.
Rafael Moreira
Sim aí eles correm atrás. Quero ver como será aqui no ES, pois a Vivo está entrando com FTTH.Sairá dos míseros 15mb ADSL para 300mb fibra. E ainda quem assina ganha 5gb de bônus no plano controle. Pode ser o plano controle mais básico de 39,99.
Rafael Moreira
Exato. E nas regiões que a Vivo está ofertando plano de fibra até a casa do cliente, a Claro está oferecendo 500mb no plano HFC, com upload baixo como sempre.Dificilmente irá trocar a infraestrutura. Porém a Vivo ira pegar a clientela tudo de volta que perdeu para Claro, que é o caso de Vitória - ES. A qual a Vivo só oferece 15mb em vários locais, e a Net 240mb. A Vivo está cabeando a região toda e oferecendo 200mb FFTH por 99,00 reais.
Rafael Moreira
Quando o meu link estava em CGNAT na Net Virtua, conseguia usar os serviços torrent de boa. Porém solicitei para me tirarem do Nat e me fornecer um ipv4 válido.Foi atendida a solicitação, porém começaram a fazer trafffic shaping pesado quando utilizo servido IPTV. Contornei o problema assinando a ExpressVPN.Aproveitei e adicionei Kodi, e demais aplicativos tudo na VPN. Quero ver fazerem o trafffic shaping agora hehehe.
Rafael Moreira
Dependendo da região, uma operadora se sai melhor que a outra. Aqui no ES a Claro apresenta boa cobertura. Fui resolver partir para o Tim Beta, foi só decepção. Tudo qualquer estabelecimento que eu entrava, detalhe "dentro da capital", ficava sem sinal, para obter sinal só na área externa.
algorges
fiz a portabilidade dos celulares da empresa de TIM para Claro, que arrependimento. não funcionava 4G, ficava apenas em 3G. cancelei tudo depois de 3 dias e voltei pra TIM. depois veio as cobranças, que foi outro caos até resolver.
Jezimiel Moura
A dez meses atrás eu mudei da vivo pra Claro e me arrependi profundamente, pois dificilmente consigo usar o 4G, sou de Guarulhos SP, vou voltar pra vivo...
Baidu feat MC Brinquedo
Se tu acha a rota da Claro ruim é porque tu não conhece a da Oi.Sai tudo por um único backbone no RJ, sendo que há outras opções na parte "de cima" do país, o que ajudaria a reduzir drasticamente a latência para servidores americanos (maioria no mundo) e europeu.
Baidu feat MC Brinquedo
mas a base FTTH ainda é menor que a HFCPor isso mesmo que é uma média.
André Noia
E nem devem substituir tão cedo, uma vez que o cobre deles é completamente diferente do cobre da Oi e Vivo (que pra atingir 15 mega com qualidade você precisar estar com o armário na sua cabeça - 35 mega só sonhando mesmo). A claro consegue oferecer velocidades bem altas, que competem com planos de fibra (no custo/benefício). O. Upload é obviamente menor, mas atende 95% do que a média dos clientes demandam (redes sociais, Netflix e Spotify). Ainda vão Explorer muito desde HFC.
Vitor
Depois da implementação da frequência de 700mhz na TIM, não sei qual a loucura, mas a qualidade do 4G caiu bastante em muitos locais no Brasil.

Ainda continuo com a TIM porque o preço é bem decente, e a internet 4G é estável, ao contrário do meu 4G da Vivo, que usava até pouco tempo atrás, que ficava entre o bom 3G e o 4G.
Vitor
Depois da implementação da frequência de 700mhz na TIM, não sei qual a loucura, mas a qualidade do 4G caiu bastante em muitos locais no Brasil.Ainda continuo com a TIM porque o preço é bem decente, e a internet 4G é estável, ao contrário do meu 4G da Vivo, que usava até pouco tempo atrás, que ficava entre o bom 3G e o 4G.
Diego
Só vão substituir a rede coaxial se a Claro começar a perder clientes para operadoras FTTH
Leandro Alves
Não, PF mesmo.
Jefferson Rodrigues
É um plano PJ?
Jefferson Rodrigues
Reclamação na Anatel para falar sobre isso não adianta, pois o que você relatou é algo muito profundo de ser resolvido com uma reclamação na Anatel.
Jarbas Coqueiro
Considera, porém como minoria que são não influem muito no resultado.
Jarbas Coqueiro
Óbvio
johndoe1981
Fibra da Claro só passam onde não existe rede HFC, não há previsão de substituirem a rede de cobre por fibra tão cedo.
johndoe1981
Mudei da Vivo VDSL2 25 Mbps para a Claro HFC 120 Mbps em abril, mas mês que vem já mudarei para a Oi fibra 200 Mbps. A taxa de download tinha que ser de 15 MB/s, mas Steam não baixa a mais que 9 MB/s, Twitch 1080p60 fica dando buffer, downloads ficam entre 11-12 MB/s. Meu pai também assina 120 Mbps e é a mesma [email protected] que aqui em casa.Latência em servidores do CS:GO aqui em Fortaleza fica em torno de 70-80 ms, sendo que antes na Vivo xDSL ficava em torno de 40-50 ms. As rotas da Claro são horríveis, e pior ainda quem cai na desgraça do CGNAT, que inviabializa vários serviços como torrent, acesso remoto, servidor jogar online etc.Já fiz reclamação na Anatel, que a Claro encerrou 4 vezes dizendo que tá tudo bem, no Consumidor, que já encerrou, na ouvidoria da empresa. Já veio um técnico que constatou a lentidão mas não deu em nada. Vou pagar 250 reais de multa de fidelidade, pois acho que não vou conseguir cancelar sem pagar a multa, mas vale a pena para não passar mais raiva.A Claro via cabo é loteria, metade diz que funciona bem, e a outra está extremamente insatisfeita, incluindo eu. Não recomendo a Claro a cabo se tiver opção de outra operadora, a rede da provedora está muito saturada, venderam plano demais sem investir em infraestrutura.
Porto Velho
Claro é a única com 3G em todas as cidades do estado e também tem a maior cobertura 4G por aqui.
Felipe Ferraro
Será ainda mais interessante quando a Claro/NET levar a fibra direto na casa do cliente (seria o FTTH? não estou familiarizado com os termos).
Luan muller
banga larga tendi
Luan muller
banga larga tendi
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Problema da Claro é upload e latência.
Giovani Sousa
Realmente, cheguei a comprar um chip da Claro e pretendia levar meu numero principal após testes, mas onde eu moro ta osso, vc entra em casa cai pro 3G, latência é o dobro da TIM, apesar da velocidade de download também ser o dobro, pesando os prós e contras resolvi ficar na TIM mesmo.
Reginaldo Ribeiro
Quem tem NET discorda..
Alisson Santos
Não sei como fazem os cálculos, mas provavelmente devem levar em conta o número de clientes, excluindo assim as operadoras "de bairro", que entregam velocidade muito superior a das grandes operadoras em suas médias gerais.
Leandro Alves
Sim, a média, mas a base FTTH ainda é menor que a HFC, por isso o resultado. Demorou para a Vivo subir no ranking por que a base de ADSL era maior que a fibra.
Nathan Castro
eu acho que os testes são médias dos usuários, não apenas a tua experiência.
Gaius Baltar
Aqui na minha cidade a Claro tem uma cobertura muito boa.
Rafael Moreira
A velocidade e cobertura no geral é satisfatório. Porém o upload da banda larga fixa é muito baixo. Claro Net Virtua de 120mb de download, só entrega 10mb de upload.
Leandro Alves
Acho que esses testes ainda não consideram as novas cidades com rede de fibra, que tem upload de 50% do download. https://uploads.disquscdn.c...
Lobo Solitário
Pois é, pelo menos na minha experiência a Claro fica em 3º lugar em questão de cobertura.
Evandro Begati
Quando o quesito é cobertura...
Matheus Alexandre
Uso Claro e de fato a internet móvel é muito boa em termos de velocidade. O problema continua sendo as franquias irrisórias que não duram muito dependendo do uso.