Início » Aplicativos e Software » Como instalar o iPadOS [e que iPads podem atualizar]

Como instalar o iPadOS [e que iPads podem atualizar]

Versão do iOS para os tablets da Apple, o iPadOS, já pode ser instalada; veja que iPads são compatíveis para atualizar

Por
24/09/2019 às 16h06

A Apple adiantou para 24 de setembro de 2019 a atualização para o novo sistema operacional dos seus tablets, o iPadOS. Ainda baseado em iOS, agora a experiência se assemelha mais ao macOS, por conta do foco em recursos de produtividade e multitarefa. Confira como instalar e que iPads são compatíveis com o novo iPadOS.

iPadOS - Tecnoblog

Recapitulando: a tela inicial permite que a barra de widgets fique fixada. Há suporte para mais espaços de trabalho e janelas do mesmo aplicativo lado a lado. O Safari abre a versão desktop do site por padrão. Novos gestos para edição de texto foram adicionados. Drivers externos podem ser conectados ao iPad para transferência de arquivos.

Quais dispositivos são compatíveis com o iPadOS?

  • iPad Pro de 12,9 polegadas;
  • iPad Pro de 11 polegadas;
  • iPad Pro de 10,5 polegadas;
  • iPad Pro de 9,7 polegadas;
  • iPad (7ª geração);
  • iPad (6ª geração);
  • iPad (5ª geração);
  • iPad mini (5ª geração);
  • iPad mini 4;
  • iPad Air (3ª geração);
  • iPad Air 2.

Backup, quando, onde?

Essa é uma grande mudança no sistema operacional dos iPads. Há sempre o risco de dar algum problema, incompatibilidade ou mesmo perda de arquivos. Recomendamos fazer um backup para salvar todos seus dados antes de prosseguir com a instalação do iPadOS.

O tutorial abaixo explica como fazer um backup do iPhone via iTunes ou iCloud, apesar de ser outro dispositivo, o processo ainda é o mesmo no iPad.

Como instalar o iPadOS

  1. Acesse o app Ajustes;
  2. Toque em Geral;
  3. Toque em Atualização de Software.tela de configurações do iPad
  4. Quando aparecer o iPadOS, toque em Transferir e Instalar (será preciso fazer o download e aceitar os termos da atualização). O iPad deve reiniciar várias vezes durante o update.tela para Instalar o iPadOS

Importante: mantenha o iPad conectado à fonte de alimentação durante todo processo. Se a bateria acabar durante a atualização, o sistema poderá ser corrompido, tornando necessária uma restauração. Eis outro motivo para ter um backup.

Para atualizar via iTunes:

Outra opção é atualizar o iPad via iTunes. Além de ser mais rápido, se o computador estiver conectado via cabo à internet, gera um backup extra na memória do PC.

  1. Abra o iTunes (caso nunca tenha sincronizado o iPad com o computador que está usando, desbloqueie o dispositivo e autorize o acesso na janela que aparecerá no iTunes);
  2. Clique no ícone do seu iPad, na barra que aparece abaixo dos controles de música;
  3. Clique em Fazer Backup e aguarde o processo;
  4. Depois, clique em Buscar Atualização.
Mais sobre: , ,