Início » Ciência » Spot, o impressionante cão-robô da Boston Dynamics, já está à venda

Spot, o impressionante cão-robô da Boston Dynamics, já está à venda

Spot explora terrenos acidentados e sobe escadas, mas não é qualquer um que pode comprá-lo

Emerson Alecrim Por

Quer um animal de estimação que não faz sujeira ou tocar o terror nos seus vizinhos? Então o Spot é para você: depois de vários meses de desenvolvimento, o impressionante robô quadrúpede da Boston Dynamics foi finalmente disponibilizado para venda.

Spot, da Boston Dynamics (Foto: Becca Farsace / The Verge)

Spot, da Boston Dynamics (Foto: Becca Farsace / The Verge)

Desde junho que a companhia fala em lançar uma versão comercial do Spot. Esse dia chegou. Mas, apesar da brincadeira no início do post, não é qualquer pessoa que pode comprá-lo: somente empresas e organizações que apresentarem justificativas válidas para usá-lo poderão adquirir uma ou mais unidades.

Equipado com sensores e câmeras de 360 graus, o cão-robô é capaz de explorar terrenos acidentados, subir escadas, desviar de obstáculos e, em caso de queda, até se levantar sozinho.

Spot, da Boston Dynamics

Outras características incluem locomoção em velocidade de aproximadamente 5 km/h, bateria intercambiável com autonomia de até 90 minutos e certificado IP54 — é possível usar o Spot na chuva, por outro lado, jogá-lo na piscina para espantar as crianças provavelmente fará com que ele deixe de funcionar.

O Spot pode ser usado para monitorar áreas, mapear espaços, carregar equipamentos ou realizar tarefas ainda mais específicas, como checar vazamento de gás em prédios — é possível adicionar até quatro módulos de hardware ao robô para dar a ele funcionalidades adicionais.

Mas não vai muito além disso. Embora os vídeos sugiram que o Spot é autônomo o suficiente para reconhecer e abrir uma porta, por exemplo, a verdade é o robô depende de programação específica para realizar a maior parte das tarefas que lhe são possíveis.

Comprada pela Alphabet (Google) em 2013 e vendida para o grupo japonês SoftBank em 2017, a Boston Dynamics teve, por bastante tempo, foco em projetos militares. Mas a empresa diz que não é o caso aqui: o Spot não será usado como arma. "Não queremos ver o Spot fazendo nada que prejudique pessoas", diz Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia.

Organizações interessadas no Spot podem manifestar intenção de compra no site da Boston Dynamics. A empresa não revelou o preço do cão-robô.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zé das Covi

entrega isso na mão da mesma galera que programou o bot do twitter que virou racista, machista, e outros "istas" e veja o resultado. se quiser pode ir assistindo o episódio "metalhead" do black mirror, mas vai tomar spoiler do futuro.

Lord Cheetos
Pierre Diniz

SPOT. KILL()

RPB Público

Uma faca e um vírus para o primeiro cyber-homicídio...

Felipe Liʍa

sera q tem app pra Android ou so iOS?

Medo. O que ainda vai evoluir esse negocio...

Danilo Cursino

Toca a musiquinha do Black Mirror aí

https://www.youtube.com/wat...