Spot, o impressionante cão-robô da Boston Dynamics, já está à venda

Spot explora terrenos acidentados e sobe escadas, mas não é qualquer um que pode comprá-lo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Spot, da Boston Dynamics (Foto: Becca Farsace / The Verge)

Spot, da Boston Dynamics (Foto: Becca Farsace / The Verge)

Quer um animal de estimação que não faz sujeira ou tocar o terror nos seus vizinhos? Então o Spot é para você: depois de vários meses de desenvolvimento, o impressionante robô quadrúpede da Boston Dynamics foi finalmente disponibilizado para venda.

Desde junho que a companhia fala em lançar uma versão comercial do Spot. Esse dia chegou. Mas, apesar da brincadeira no início do post, não é qualquer pessoa que pode comprá-lo: somente empresas e organizações que apresentarem justificativas válidas para usá-lo poderão adquirir uma ou mais unidades.

Equipado com sensores e câmeras de 360 graus, o cão-robô é capaz de explorar terrenos acidentados, subir escadas, desviar de obstáculos e, em caso de queda, até se levantar sozinho.

Spot, da Boston Dynamics

Outras características incluem locomoção em velocidade de aproximadamente 5 km/h, bateria intercambiável com autonomia de até 90 minutos e certificado IP54 — é possível usar o Spot na chuva, por outro lado, jogá-lo na piscina para espantar as crianças provavelmente fará com que ele deixe de funcionar.

O Spot pode ser usado para monitorar áreas, mapear espaços, carregar equipamentos ou realizar tarefas ainda mais específicas, como checar vazamento de gás em prédios — é possível adicionar até quatro módulos de hardware ao robô para dar a ele funcionalidades adicionais.

Mas não vai muito além disso. Embora os vídeos sugiram que o Spot é autônomo o suficiente para reconhecer e abrir uma porta, por exemplo, a verdade é o robô depende de programação específica para realizar a maior parte das tarefas que lhe são possíveis.

Comprada pela Alphabet (Google) em 2013 e vendida para o grupo japonês SoftBank em 2017, a Boston Dynamics teve, por bastante tempo, foco em projetos militares. Mas a empresa diz que não é o caso aqui: o Spot não será usado como arma. “Não queremos ver o Spot fazendo nada que prejudique pessoas”, diz Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia.

Organizações interessadas no Spot podem manifestar intenção de compra no site da Boston Dynamics. A empresa não revelou o preço do cão-robô.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados