O que é e como jogar Roblox

Aprenda como jogar Roblox, um dos MMOs e plataforma de criação de jogos mais populares do mundo em diversas plataformas

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox Corporation)
Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox Corporation)

Roblox é um título que chegou a superar Minecraft na média de jogadores mensais. A plataforma de criação permite aos usuários desenvolverem seus próprios jogos e até ganhar dinheiro com eles. Mas, você também pode curtir seu enorme catálogo de jogos já criados sem ser um desenvolvedor.

1. O que é?

Roblox é um MMO (jogo online com múltiplos jogadores) e, principalmente, uma plataforma de criação e desenvolvimento de jogos pelos próprios usuários. Diferente de Minecraft, que é um sandbox (um jogo onde o jogador pode fazer e criar o que quiser), Roblox foi criado como uma ferramenta educacional para ensinar conceitos de Física para crianças.

Lançado originalmente em 2006, não levou muito tempo para os usuários usarem Roblox (que no início se chamava DynaBlocks) para criar seus próprios jogos e mundos, de diversas temáticas. A partir daí, a desenvolvedora Roblox Corp. abriu o desenvolvimento e tornou a ferramenta um jogo livre (saindo do foco educacional).

Roblox Corp. / Roblox / como jogar roblox

Roblox permite que os criadores usem a plataforma não só para distribuir seus jogos, mas também para monetiza-los com microtransações. Dessa forma, um desenvolvedor amador, mas com conhecimentos mínimos de programação orientada a objetos (o jogo é baseado em Lua, uma linguagem brasileira) pode ganhar dinheiro tranquilamente. Segundo a Roblox Corp., alguns chegam a lucrar até US$ 2 milhões por ano.

Embora seja um jogo bem antigo, Roblox nem sempre foi muito popular, o que começou a mudar de 2015 em diante, principalmente com cada vez mais desenvolvedores fazendo mais e mais dinheiro. Hoje, a plataforma conta com mais de 100 milhões de jogadores mensais, superando até mesmo jogos como Minecraft.

Roblox enquanto hub de jogos é gratuito, com microtransações. Você pode assinar o plano mensal Roblox Premium, que dá direito a uma “mesada” em Robux (a moeda do jogo) e vantagens adicionais, tanto para jogadores como para desenvolvedores.

2. Como jogar Roblox

Roblox Corp. / Roblox / como jogar roblox

Para começar a jogar, acesse roblox.com e crie uma conta de usuário, obrigatória para usar a plataforma. A seguir, baixe o jogo para o seu sistema operacional de preferência:

Uma vez dentro de Roblox, escolha um jogo dentro do catálogo dos diversos disponíveis e comece a jogar. Para começar a criar seus próprios jogos, você vai precisar da ferramenta Roblox Studio, disponível para os sistemas desktop Windows e macOS.

3. Requisitos para jogar Roblox:

Configuração MínimaConfiguração recomendada
Sistema Operacional: Windows 7Sistema Operacional: Windows 10
Processador: Intel Celeron 1.66GHz / AMD Sempron 2200+Processador: Intel Core 2 Duo E4400 2.0GHz / AMD Athlon II X2 280
Placa de vídeo: AMD Radeon X1300 XT or NVIDIA GeForce 7600 GT 256MBPlaca de Vídeo: AMD Radeon HD 3850 or NVIDIA GeForce 9600 GSO
Memória: 1 GB RAMMemória: 2 GB RAM
Armazenamento: 20 MB de espaço no HDArmazenamento: 20 MB Hard de espaço no HD
System Memory: 1 GB RAMSystem Memory: 2 GB RAM
DirectX 9: Shader Model 2.0DirectX 11: Shader Model 5.0
Internet: Conexão banda larga no mínimo entre 4 e 8 MBInternet: Conexão banda larga no mínimo entre 4 e 8 MB

4. Como jogar Roblox: Dispositivos Móveis

iOS

É necessário um iPad 2 ou superior, iPhone 4s ou superior e iPod touch 5ª geração. É necessário o iOS 8 ou superior.

Android

Dispositivos que executem  a versão Android 4.4 ou mais recentes. Esses dispositivos também devem ter um processador ARMv7 e não devem ter o chipset Tegra 2.

Dispositivos Amazon Fire OS

Roblox é compatível com os seguintes dispositivos:

  • Kindle Fire HDX 7 (3ª Geração)
  • Kindle Fire HDX 8.9 (3ª Geração),
  • Fire HDX 8.9 (4ª Geração),
  • Fire HD 6 & 7 (4ª Geração),
  • Fire HD 8 & 10 (5ª Geração)
  • Fire (5ª Geração)

5. Roblox é seguro para crianças?

Depende. A empresa responsável pelo jogo oferece recursos de segurança como verificação em duas etapas, dicas de como manter sua conta segura e ferramentas de restrição de conteúdo. Entretanto, os pais precisam ficar atentos quanto as interações dos filhos na plataforma, através do histórico de games jogados, pois alguns títulos podem conter temáticas inadequadas.

Acompanhar o histórico de mensagens também é importante para saber com quem as crianças andam interagindo. Afinal, parte de golpes acontecem e crimes costumam ter início através das mensagens.

Com informações: Roblox

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Roblox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados