Início » Celular » Huawei Mate 30 Pro bate Samsung Galaxy Note 10+ em ranking de câmeras

Huawei Mate 30 Pro bate Samsung Galaxy Note 10+ em ranking de câmeras

Novo celular da Huawei alcança 131 pontos em fotografia no DxOMark, cinco pontos a mais que o antigo líder, o Galaxy Note 10+

Paulo Higa Por

O DxOMark publicou nesta quinta-feira (26) uma análise das câmeras traseiras do Huawei Mate 30 Pro e, como esperado, ele quebrou mais um recorde: com 121 pontos, o topo de linha da marca chinesa superou com folga o Samsung Galaxy Note 10+ 5G, ultrapassando também o Huawei P30 Pro, que já chegou a liderar o ranking no começo do ano.

Huawei Mate 30 Pro

O Mate 30 Pro tem quatro sensores na traseira: uma câmera principal de 40 megapixels (f/1,6); uma ultrawide de 40 megapixels (f/1,8) com campo de visão de 120 graus; uma telefoto de 8 megapixels (f/2,4) com zoom óptico de 3x; e um sensor de tempo de voo para capturar profundidade. As imagens são processadas pelo chip Huawei Kirin 990, que usa inteligência artificial para reduzir o ruído e aumentar a definição.

Huawei Mate 30 Pro / DxOMark

Huawei Mate 30 Pro / DxOMark

A pontuação de fotografia do Mate 30 Pro foi 131, cinco acima do Galaxy Note 10+ 5G, enquanto a filmagem bateu 100 pontos, um a menos que o concorrente da Samsung. Segundo o DxOMark, a novidade da Huawei “oferece resultados excelentes em quase todos os quesitos de fotografia, mas realmente brilha em textura e ruído”. Isso não é algo comum, já que um ruído baixo pode estar associado a uma perda de definição.

O alcance dinâmico do Mate 30 Pro melhorou em comparação com o P30 Pro, que tendia a subexpor as cenas, escondendo detalhes em áreas de sombra. Apesar disso, o Galaxy S10 5G ainda apresenta resultados melhores nesse quesito: no exemplo abaixo, o celular premium da Samsung consegue capturar o azul do céu, enquanto o Mate 30 Pro estoura parte do quadro.

Huawei Mate 30 Pro / DxOMark

O destaque fica para o balanço entre textura e ruído: para o DxOMark, o Mate 30 Pro “não apenas renderiza os melhores detalhes que já vimos em um smartphone até agora, com boa preservação de texturas finas, sem excesso de nitidez ou artefatos; além disso, ele também controla extremamente bem o ruído da imagem”.

Em ambientes noturnos, o Mate 30 Pro obteve a melhor pontuação entre os smartphones já testados, com “boas exposições até em níveis de luz muito baixos”. A crítica ficou por conta da saturação, mais alta que a média, o que pode gerar resultados pouco naturais em determinados cenários.

Huawei Mate 30 Pro / DxOMark

Se o Mate 30 Pro superou a concorrência com folga em fotografia, ele chegou perto em filmagem, com 100 pontos; o Galaxy Note 10+ 5G, com 101 pontos, continua na frente. O aparelho da Huawei apresentou a melhor exposição de vídeo, apesar de não ter HDR, além de boa saturação e balanço de branco, tendo como ponto negativo alguns artefatos em tons vermelhos ao filmar em ambientes internos ou com baixa iluminação.

Câmera frontal do Mate 30 Pro fica só na quinta colocação

Huawei Mate 30 Pro

O P30 Pro já havia quebrado o recorde do DxOMark com sua câmera traseira, mas a frontal foi apenas “ok”. A história se repete com o Mate 30 Pro: com 93 pontos, ele se posicionou somente em quinto lugar com a câmera de selfie de 32 megapixels, atrás do Galaxy Note 10+ 5G (99 pontos), Zenfone 6 (98), Galaxy S10 5G (97) e Galaxy S10+ (96).

O grande defeito da câmera frontal do Mate 30 Pro é o foco fixo, o que gera imagens com menos definição a uma distância de 30 centímetros. O foco ideal fica entre 55 e 80 centímetros — se isso for respeitado, as imagens têm amplo alcance dinâmico, boa definição em todas as condições de iluminação e ruído controlado mesmo em ambientes internos.

O Mate 30 Pro ainda não tem data de lançamento. A Huawei enfrenta sanções dos Estados Unidos e não pode negociar com empresas americanas, o que impede a fabricante de embutir a Play Store em seus novos smartphones.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristovão Oliveira
Acho que caem, antes desse asno de presidente sair.
phsodre
As sanções da Google, são única e exclusivamente por causa das sanções impostas pelo Governo americano. O Google não está satisfeito, tanto que chegou a tentar intervir nessas sanções junto ao Governo, assim como outras grandes empresas. Porém, o Governo se mostra irredutível nesse sentido. Acho difícil as sanções caírem, sem resolver esse imbróglio, antes!
Julian Albretch ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
em questão de video o iphone está a anos luz na frente da concorrencia, agora vamos ver em fotos;;; semana que vem aposento meu XS Max e pego um 11 pro max.
Lucas Dias
Os cara ta com grana, vou esperar sair o honor 10x, ai eu troco meu 8x que paguei 1200 hehe
Leandro Gonçalves
Com certeza. Em todos os comparativos que vi nos canais dos gringos no youtuber, o iPhone11 ta pau a pau com o Mate30 PRO. Empate técnico com o celular da Huawei e uma pisa no Note 10+.
Leandro Gonçalves
Baita câmera. Esse Mate 30 PRO e o iPhone 11 me fizeram ficar decepcionado com a câmera do NOTE 10 e do S10.
Natthan Fruche Terzi
Correção no DxOMark a pontuação está 121 e não 131 como diz o texto...
MSGUI
Ele não bateu o record do Note10+, ele dilacerou o record do Note10+
Cristovão Oliveira
Então, entendo o que quis dizer, mas tem gente que paga fortunas pra metade do que esse Huawei é. Quem conhece, quem tem disponibilidade $$, paga por saber da qualidade, até pq, para alguns, fazer a tal gambiarra é coisa simples. Tenho uma amiga, professora do senac do curso de fotografia e falou super bem de cada item de config da câmera, em específico da lente da Leica. Claro, esse aparelho não é pra determinado nicho de consumidores, mas quem conhece e compra, não se importa muito, pois sabe que é contornável. E sobre as sanções, inclusive as da google, já já elas caem, principalmente as da google, tem muito $$ e prejuízo envolvidos.
Daniel R. Pinheiro
"Eu vou pagar esses 1000 dólares."Eita, bixo...!
Julian Albretch ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
chegou depois do iPhone 11 Pro e já tem review?
será que a camera da maça pega uma boa posição?
Julian Albretch ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
chegou depois do iPhone 11 Pro e já tem review? será que a camera da maça pega uma boa posição?
Jairo ☠️
Nada supera a tekpix
Jairo ☠️
Nada supera a tekpix
Huawei chutando bundas em fotografia.
Everaldo Silva
Eu vou pagar esses 1000 dólares. Vale muito a pena pelo que o aparelho tem a oferecer, depois instalo a Playstore (a Google já se posicionou que num vai bloquear nada) e o resto é ser feliz.
Fabio Leite
Não é assim. como o aparelho não é homologado pelo google, pode impedir o acesso dele a play store. Entretanto pagar 1000 dolares em um aparelho novo que tem que fazer gambiarra para acessar a loja de apps, é melhor comprar qualquer outro telefone
Cristovão Oliveira
Parece até que as tais sanções foram "criadas" pela concorrência, até pq a questão da espionagem, muitas delas fizeram e fazem há tempos, mas pq será que a Huawei foi pega pra Cristo nesse momento? Só não enxerga quem não quer ver. Sobre a Playstore e Gapps, isso se coloca depois, sem mimimi.