Como jogar Minecraft [10 dicas para iniciantes no game]

Confira dicas básicas de como jogar Minecraft para sobreviver, coletar bons materiais e evoluir no mundo do game sem dificuldades

Ronaldo Gogoni André Leonardo
Por e
• Atualizado há 1 ano
Microsoft / Minecraft / como jogar minecraft
Como jogar Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Existem várias maneiras de como jogar Minecraft pela primeira vez, tanto onde você quiser como da maneira que você achar melhor. Mas, é sempre bom conhecer algumas dicas básicas para não ter muitas dificuldades no início de sua aventura. Confira 10 dicas que vão te ajudar muito em sua jornada.

1. Nunca fique sem materiais

Microsoft / Minecraft / como jogar minecraft
Materiais em Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Básico do básico: explore seus arredores e colete materiais para criar armas, armaduras, comida, ferramentas e materiais de construção. Certas regiões (como o subsolo) possuem materiais mais raros, como obsidiana e redstone, mas é preciso ter os equipamentos certos e, claro, é aconselhável ter um nível alto e bons equipamentos para sobreviver.

2. Replante as árvores que derrubou

Microsoft / Minecraft / como jogar minecraft
Replante os brotos em Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Ao derrubar uma árvore, destrua as folhagens e colete os brotos para replantá-los no futuro. 

Cave um buraco de dois blocos de profundidade e coloque o broto lá. Como resultado, esse broto se tornará uma árvore muito maior do que uma plantada em um buraco de um bloco de profundidade. Lembre-se: é necessário aguardar um dia inteiro para o broto virar a árvore adulta.

3. Não construa um abrigo de madeira

Microsoft / Minecraft / como jogar minecraft
Construa abrigos de pedra em Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Assim como na história de Os Três Porquinhos, abrigos de madeira não são seguros o bastante. Não se engane pelo material ser o mais abundante e use-o para fazer sua casa, pois ficará vulnerável a ataques de fogo, como um zumbi que se queima à luz do Sol. 

Se isso acontecer, você perderá tudo o que armazenou no abrigo, então ouça o conselho do Prático: construa-o em pedra.

4. Evite sair à noite no início do jogo

Microsoft / Minecraft / como jogar minecraft
A noite pode ser perigosa em Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Sair à noite para explorar no início do jogo é uma péssima ideia. Além de seu nível estar baixo e muito provavelmente ainda não ter conseguido bons equipamentos e armas, o número de inimigos e monstros vagando no escuro é bem maior. 

Assim, prefira permanecer em seu abrigo protegido (não esqueça de colocar uma porta nele) e permaneça seguro até o Sol nascer.

5. Sempre tenha comida no inventário

Microsoft / Minecraft / como jogar minecraft
Sempre mantenha um estoque de comida (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Aventureiros não param em pé de barriga vazia, e em Minecraft isso não é diferente. Tenha sempre um estoque de comida em seu inventário quando sair para explorar e fique de olho no seu índice de fome. Se seu personagem morrer de fome, você perderá todos os seus itens, então trate de se manter sempre bem alimentado.

6. Crie uma fonte de água infinita

Microsoft / Minecraft / como jogar minecraft
Como criar uma fonte de água infinita em Minecraft (Imagem: Ronaldo Gogoni / Reprodução)

Você pode criar uma fonte de água infinita cavando buracos no chão, obedecendo o seguinte princípio: o buraco que você deverá usar para retirar a água deve estar ligado a mais dois blocos de fonte de água. 

Por exemplo, cave um buraco de 3 x 1 com 1 cubo de profundidade (imagem acima) e encha as duas pontas com água, que tudo será preenchido. Se você retirar água sempre do centro, a fonte nunca irá secar.

7. Crie sua própria fazenda

Microsoft / Minecraft / como jogar minecraft
Fazenda em Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Conforme você coleta materiais, encontrará sementes que poderá usar para plantar. Com elas, você pode criar uma fazenda e ter recursos para produzir mais alimento, atrair bichos, algo que facilita na hora de domesticar gatos, lobos, entre outras espécies de animais em Minecraft. 

Com o tempo, aliado a um gerenciamento correto, você será o dono de uma fazenda, terá materiais e comida à vontade, desde que saiba manter as plantações e animais sempre em boas condições.

8. Saiba bem o que criar

Inventário em Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Como o nome diz, Minecraft é um jogo onde as principais mecânicas são mineração e criação (crafting) de itens e ferramentas. Em posse dos materiais certos, como madeira, ferro e pedra, você pode criar elementos de construção, armas e armaduras. 

No entanto, é preciso combinar as matérias-primas. Uma boa dica é consultar o site minecraftcrafting.info, que traz guias detalhados sobre como criar cada tipo de item.

9. Evite combates quando possível

Evite combates no início da aventura em Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Embora pareça fácil enfrentar e derrotar inimigos, desde os mais simples ao temido (e pavio-curto) Creeper, não é aconselhável entrar em combates com níveis baixos, sem armaduras ou armas decentes. Ou seja, prefira fugir de qualquer inimigo que seja enquanto estiver aprendendo a como se virar no modo Survival.

10. Explore o modo Sobrevivência e o modo Criativo

Aproveite tanto o modo Sobrevivência, quanto o modo Criativo (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

A maior qualidade de como jogar Minecraft é sua liberdade. No modo Survival (Sobrevivência), o objetivo é sobreviver, enquanto o modo Criativo oferece ferramentas de criação livres. Usuários já criaram desde impressoras 3D (!) a computadores rudimentares, completamente funcionais. Sua imaginação é o limite.

Como ganhar XP em Minecraft e subir de nível 

Para quem está começando é bom ficar atento, pois Minecraft também conta com um sistema de experiência que permite ao jogador executar certas ações como consertar ou encantar itens. Confira dicas de como ganhar XP em Minecraft para subir de nível e entenda como o sistema funciona.

Como criar um bau em Minecraft 

Em algum momento de sua jornada, você provavelmente ficará sem espaço no inventário. Os baús podem ser utilizados para armazenar diversos itens e ajudar a resolver esse problema. Veja como criar um baú em Minecraft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados