UBus e Metra: linha de ônibus por aplicativo estreia em São Paulo

Serviço liga São Bernardo do Campo à Berrini e é operado com ônibus rodoviários da Metra

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 meses
Ônibus Metra / Ubus (foto: divulgação/Metra)
Ônibus Metra / UBus (foto: divulgação)

Moradores de São Bernardo do Campo e entorno que acessam regularmente a região da Berrini, na zona sul da cidade de São Paulo, agora contam com uma opção diferenciada de transporte público: nesta semana, entrou em funcionamento uma linha de ônibus que é baseada em aplicativo. Trata-se do UBus.

O serviço é prestado pela Metra, empresa de transporte que opera linhas metropolitanas ligando o ABCD Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema) às zonas sul e leste de São Paulo.

A Metra é conhecida por ter em sua frota ônibus dos tipos trólebus, híbrido e elétrico. Mas, para o novo serviço, a companhia colocou em operação ônibus de padrão rodoviário, que trazem poltronas reclináveis, ar condicionado, bagageiro interno, Wi-Fi, tomadas USB e, conforme manda a legislação, sistema de elevador para usuários em cadeira de rodas.

Além do ônibus em si, o que torna o serviço diferenciado é o já mencionado aplicativo UBus, disponível para Android e iOS. Funciona assim: após o download, o usuário faz um rápido cadastro, vai em Solicitar Viagem e informa local de origem e destino.

Na sequência, o aplicativo indicará qual é o horário da próxima viagem e o local de embarque mais adequado. É possível escolher outros horários ou agendar viagens para os próximos dias. Outro diferencial aparece na etapa seguinte: a reserva de assentos — nesse tipo de ônibus, passageiros não viajam em pé.

Depois, basta concluir a compra da passagem. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou cartão de transporte BOM. O UBus gerará um QR Code que o usuário deverá validar ao entrar no ônibus.

As informações de cada passageiro aparecem para o motorista em um tablet. Com isso, ele fica sabendo em quais pontos deve parar para embarque e desembarque.

Aplicativo UBus

Só que tamanha comodidade tem um preço considerável: a passagem custa R$ 14,50, cerca de três vezes o valor que o usuário desembolsa em ônibus urbanos convencionais.

Apesar disso, a Metra afirma que o usuário que vai de carro com frequência da região de São Bernardo do Campo à Berrini (e vice-versa) poderá economizar até R$ 7,3 mil por ano se optar pelo novo serviço de ônibus.

A comparação com carros não é mero acaso. Há um número expressivo de pessoas que usam o próprio veículo para ir ao trabalho. Além disso, não é de hoje que empresas de ônibus reportam perda de passageiros para plataformas como Uber e 99. Se for mais vantajoso economicamente, um serviço de ônibus como esse pode ajudar a “recuperar” pelo menos parte desses usuários.

Vale destacar que a linha 376-SBC, como foi batizada, é autorizada pela EMTU, empresa pública que gerencia o transporte intermunicipal na Grande São Paulo e outras regiões do estado. Por conta disso, os veículos do novo serviço podem circular em corredores exclusivos para ônibus, o que deve resultar em algum ganho de tempo nas viagens.

Com informações: Diário do Transporte, G1.

Receba mais sobre Metra na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados