Início » Aplicativos e Software » Novo app da Uber vai reunir viagens de carro e entregas do Uber Eats

Novo app da Uber vai reunir viagens de carro e entregas do Uber Eats

Uber quer se tornar “sistema operacional do seu dia a dia” com tudo no mesmo aplicativo

Paulo Higa Por
26/09/2019 às 16h40

A Uber anunciou nesta quinta-feira (26) que começou a testar um novo aplicativo que reúne os dois principais serviços da companhia: as viagens de Uber e as entregas de comida do Uber Eats. A empresa também passará a mostrar informações de transporte público no Brasil e orientará os passageiros antes do desembarque sobre a presença de ciclistas na via.

Novo app da Uber

As corridas são o maior negócio da Uber, mas a empresa vem se diversificando para depender menos de transporte de passageiros. Ela continua tendo prejuízo, mas vê um crescimento expressivo em algumas áreas. No primeiro trimestre de 2019, o faturamento com Uber Eats aumentou 89% em um ano, enquanto a divisão “outras apostas” (patinetes, bicicletas elétricas e transporte de carga) disparou 263%. Já o transporte de passageiros teve alta de apenas 9%.

Por isso, a Uber quer dar mais destaque a outros serviços. O CEO Dara Khosrowshahi diz: “Agora queremos tornar a Uber o sistema operacional do seu dia a dia: seja a forma como queira se deslocar, seja o serviço que você precisar, queremos que o app da Uber seja o que você vai abrir”. Essa história de “superapp” realmente está na moda — será que poderemos fazer compras de supermercado no futuro também?

Uber Eats

De acordo com a Uber, “a nova interface do app vai integrar os produtos existentes e exibir ao usuário, já na tela inicial, solicitações de viagem e pedidos de Uber Eats lado a lado com outras opções, para que ele possa escolher o que quiser”. O aplicativo será lançado em nove países e chegará aos usuários brasileiros “nas próximas semanas”.

Uber mostra informações de transporte público e alerta sobre presença de ciclistas

Uber / transporte público

O aplicativo da Uber terá integração com transporte público, exibindo informações sobre linhas de ônibus, metrô ou trens para que o usuário planeje viagens completas ou parciais com múltiplos modais. A novidade estava sendo testada em Londres, Sydney e Chicago; e chegará a mais sete cidades, incluindo São Paulo, “nos próximos meses”.

Quando você indicar o destino no aplicativo, poderá ver quais linhas de transporte público podem ser usadas para chegar ao local. As informações são bem completas, se equiparando a opções como Google Maps e Citymapper, com o horário dos ônibus, o número de paradas e outros dados. A empresa foi além na cidade de Denver, onde também é possível comprar a passagem de ônibus diretamente na Uber.

Uber / alerta de ciclistas

Outra novidade, que começa a ser testada nesta quinta-feira (26) em São Paulo e no Rio de Janeiro, é o alerta de ciclistas. “O objetivo é orientar quem está realizando uma viagem de Uber a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro no momento do embarque. Além disso, se estiver em uma viagem que termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa, o aplicativo enviará uma notificação no final do percurso, orientando que o usuário redobre a atenção ao sair do carro”, diz a Uber.

Mais sobre: ,