Início » Internet » Rock in Rio 2019 terá Wi-Fi gratuito e testes de 5G

Rock in Rio 2019 terá Wi-Fi gratuito e testes de 5G

Festival, conectado pela Oi, promete Wi-Fi gratuito para usuários de qualquer operadora

Vivi Werneck Por

O Rock in Rio é um dos maiores festivais de música do mundo e, além dos shows, também traz várias outras atrações. Para conectar os 385 mil m² da Cidade do Rock, o público terá acesso à rede de Internet da Oi gratuita via Wi-Fi em todo local, independentemente da operadora. Os 100 mil visitantes esperados, por dia de evento, também poderão participar de demonstrações da tecnologia 5G.

rock-in-rio-palco-mundo-dia

O Rock in Rio 2019 acontece nos dias 27, 28, 29 de setembro e em 3, 4, 5 e 6 de outubro. O festival fica na Cidade do Rock, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Wi-Fi gratuito para todas as operadoras

A operação da Oi promete entregar Wi-Fi de graça por 345 mil m² do Rock in Rio, incluindo o Palco Mundo. Para ajudar nessa missão ambiciosa (dada a quantidade de gente por dia), 56 quilômetros de cabos de fibra ótica foram implantados pela operadora, além de 550 hotspots. Para dar um reforço ainda maior nessa frente de batalha, pelo seu post no Instagram, também foram instaladas sete antenas de cobertura móvel 3G e 4G.

Além do Wi-Fi, a fibra ótica da Oi também será responsável pela iluminação e transmissão do som tanto do palco Mundo quanto do Sunset. O objetivo é tentar amplificar os shows para toda a Cidade do Rock com a menor latência possível. Vamos ver se, assim, a qualidade sonora sentida por quem não está tão próximo aos palcos melhora. Essa, inclusive, sempre foi uma das reclamações de parte do público, em edições anteriores.

rock-in-rio-oi

NOC (Network Operation Center), o centro de monitoramento da Oi / Foto: Vivi Werneck

A Oi está oferecendo links de dados de altíssima capacidade para o festival, totalizando - segundo a operadora - 30 GB. Para monitorar tudo isso, a empresa montou um centro de operações (próximo à arena da Game XP) para controlar todo esse serviço.

É bom deixar claro que são 30 GB para abastecer todo o evento: visitantes, parceiros, infraestrutura e logística. Se o sinal vai ficar realmente rápido, só testando na hora mesmo. No entanto, o fato de já ter algo do tipo disponível, pela primeira vez, já é um ponto positivo. Quem já foi a outras edições do Rock in Rio sabe que até para enviar uma mensagem, em horários de maior público, pode ser um pesadelo.

Como se conectar ao Wi-Fi gratuito do Rock in Rio

Para acessar o serviço gratuito, busque pela rede "Oi Wifi" no seu smartphone. Será necessário fazer um breve cadastro para começar a usar (mais ou menos como acontece em alguns aeroportos). Feito isso é só clicar em "Navegar".

Vale lembrar que, como estamos falando de uma rede que será usada por centenas de pessoas, é sempre bom tomar alguns cuidados extras. É interessante usar algum serviço de VPN para garantir uma navegação mais segura.

Passeio virtual conectado via 5G

rock-in-rio-oi-fibra

O 5G ainda não chegou no Brasil, e ainda deve demorar um pouco, mas é possível degustar a quinta geração de conexão móvel na Cidade do Rock, mais especificamente num estande da Oi na Gameplay Arena by Game XP.

Quem passar por lá, além testar games como Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint, PES 2020, Star Wars: A Ascensão Skywalker e Call of Duty Mobile, também poderá fazer um passeio virtual numa bicicleta conectada via rede 5G. De frente para um videowall, o visitante poderá conhecer orla do Aterro do Flamengo (na Zona Sul do Rio).

Festival de 2019 ocupa quase 100% do Parque Olímpico

O Rock in Rio deste ano, de acordo com a organização, ampliou sua área ocupada e terá 60 mil metros quadrados a mais que na edição passada. No total, serão 385 mil m² de atrações para um público estimado de 100 mil pessoas por dia.

rock-in-rio-2019

Para fazer tudo isso funcionar, além da questão da conectividade que falamos anteriormente, foram necessários 30 mil kva de energia elétrica. Isso seria o equivalente a iluminar uma cidade de 50 mil habitantes.

A Cidade do Rock conta com 10 mil toneladas de equipamentos, além de 120 quilômetros de cabos de som, vídeo e força. Como o evento acontece em meio a uma área residencial, a organização afirma ter feito o devido controle de impacto de ruído no perímetro do local. Os vizinhos agradecem.

Aplicativo oficial ajuda a montar sua agenda

Para quem for ao festival, já está disponível para Android e iOS (iPhone) o aplicativo oficial do Rock in Rio 2019. Nele, você pode ver a agenda completa de todas as atrações por dia e ainda criar um roteiro do que quer assistir ou participar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jovancir Caris
Fui ontem no evento, o 4G funciona normalmente desde que não esteja no palco mundo tentando fazer uma live.
raphaela1
nem se compara um evento teste e a capacidade total do local
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Gente, quanto xilique nos comentários 😂😂😂😂😂😂
johndoe1981
Putz, o que tem a ver ir num show com lacração? Os shows são de quinta à domingo se não me engano, então não é tão ruim. Estudantes de outros estados acho que não tem como não faltar aula, mas quem trabalha pode programar as férias ou usar banco de horas extras.
Ed. Blake
Na última edição não tive problemas para usar o 4G da Vivo. Espero que ela não me deixe na mão este ano pq com a Oi é só vendo pra crer haha.
Buldego
"De onde que tu tirou escola, cara?"Ele deve ter uns 13 anos, é a única coisa que conhece e pelo visto deve matar bastante aula.
Rodrigo Sena
Obvio que tem gente que gazeta (encabula) aula para ir ao RiR, mas tem gente que se organiza cara, tem gente que trabalha e tem banco de horas, ou simplesmente falta, qual o problema dos caras irem? Essas pessoas que tu veem criticando o capitalismo, que vão ao RiR geralmente só criticam certos pontos cara... Sei lá porque to perdendo meu tempo discutindo com um fake de arara kkkkkkkkkk tu que ta lacrando nesse comentário!
Fabio Santos
Pronto virou a vítima inocente e perseguida vai trabalhar e virar homem, moleque.
Vivi Werneck
Durante o evento teste do Rock in Rio, que fui na última terça, usei apenas o 4G da Vivo do meu celular e funcionou bem. Agora... Tinham beeem menos pessoas na Cidade do Rock no dia. O teste de fogo será durante os dias de show mesmo (tanto para o 4G quanto para o Wi-Fi gratuito).
Vinícius Mazzola
De onde que tu tirou escola, cara? 😆 Na empresa que eu trabalhava eu tinha banco de horas, dava pra galera tirar uns dias quando quisesse, não tem que seguir férias escolares quem não tá mais na escola não haha
Ed. Blake
Ao invés de rebater este monte de afirmações sobre mim baseadas apenas nas suas próprias frustrações, vou te deixar uma dica: O esforço que você está gastando falando este monte de bobagem na internet podeira estar sendo empregado em algo produtivo que lhe desse condições de ir ao Rock in Rio.
Fabio Santos
O mais chato é questionar e ver o quanto tem perfil fake que se esconde e não tem maturidade pra tocar a vida sozinho.E depois se faz de vítima apenas coloquei uma posição que acho e até completei em crítica a oi e não a vocês, falar a realidade da maioria dos jovens que não querem nada com nada não é crítica e sim uma pura verdade.Abraço e continuem lacrando
Mozart Rozendo
a pessoa quer reclamar dos outros, mas acaba sendo o próprio lacrador que critica kkkk
Ed. Blake
Eu vou ver ao vivo. 😂Pelo menos a cobertura da Vivo no parque olímpico é boa e não vou depender exclusivamente da estrutura da Oi.
Trovalds
Mamãe não deixou e papai não deu dinheiro.
Trovalds
Pensei bem nisso. Uma coisa é a teoria de tudo: lindo, maravilhoso. Agora na prática... 100.000+ pessoas penduradas no Wi-Fi trafegando dados adoidado... vamos ver as notícias durante e depois a respeito.
André Noia
https://uploads.disquscdn.c...
Trovalds
É pra rir ou pra ter pena? De pessoas como você nem sentimento alimento porque querendo ou não é energia gasta à toa. Tenho pena é da sua família que tem que te aturar (se é que eles não te isolaram).
Buldego
Para com essas dorgas, cara!
Ed. Blake
Mais triste que ser o Fábio Santos aí embaixo que tá de buthurt porque não consegue ir no evento, deve ser você estar de plantão no NOC da OI e a internet parar.Porque... Oi, né? ¯\_(ツ)_/¯
Ed. Blake
Deve ser muito triste ser você.
Fabio Santos
Férias escolar em pleno mês de outubro e setembro que escola é está? E mais digamos que boa parte dos que aí vao não trabalham e sim se encaixa, você generalizar então que todos estão bem planejados claro estão mesmo enquanto lacram o socialismo e comunismo a todos papai da maioria já aplica em fundos privados pra estes sempre viverem bem e esconder a realidade dos outros.Inclusive você com este perfil tosco
Baidu feat MC Brinquedo
Queria entender quem vai nestes não trabalha, não estuda, são vagabundos assumidos sustados pelos paisJá ouviu falar de férias? Planejamento? Organização?
Leandro Amaral
Tudo isso é dor por não poder participar do evento? Vai se tratar cara.
Fabio Santos
Quantos dias de evento? Queria entender quem vai nestes não trabalha, não estuda, são vagabundos assumidos sustados pelos pais e lacram direitos iguais a todos mais não dividem os ingressos com a grande massa, até porque direito iguais só serve pra grande massa pros demais que estão no evento na sua maioria filhinho lacrador de papai o luxo do capitalismo que se faz necessário.E ainda tem a bela oi que tanta merda fez usa nosso dinheiro público pra se sustentar e não morrer.Mundo tá virado kkk