Início » Internet » Facebook começa a esconder número de likes em posts

Facebook começa a esconder número de likes em posts

Similar ao que ocorreu no Instagram, teste no Facebook se inicia nesta sexta-feira (27) na Austrália

Por
27/09/2019 às 09h07

A atualização do Instagram que escondeu o número de likes deu o que falar e o mesmo deverá acontecer com o Facebook. A empresa confirmou que, nesta sexta-feira (27), começará a ocultar a quantidade de curtidas e reações em publicações da rede social como um teste para melhorar o bem-estar dos usuários.

Facebook sem curtidas

O teste será parecido com o do Instagram, que começou no Canadá e depois foi expandido para outros seis países, incluindo o Brasil. No caso do Facebook, os primeiros a experimentarem a mudança serão os australianos. Os autores das publicações ainda poderão visualizar o número de curtidas, mas a informação será ocultada para todo o resto.

Ao TechCrunch, o Facebook explica que está fazendo um “teste limitado em que os contadores de curtidas, reações e visualizações de vídeos são tornados privados no Facebook”. Durante o experimento, o objetivo é “coletar feedback para entender se essa mudança melhorará as experiências das pessoas”.

Facebook sem curtidas

Não é de hoje que os números de curtidas nas redes sociais são associados a sensações negativas, como estresse, ansiedade e inveja. No Reino Unido, um órgão do governo recomendou que os recursos que roubam a atenção dos usuários para aumentar o engajamento devem ser desativados ou totalmente banidos em sites que podem ser acessados por menores de 18 anos, já que o excesso de redes sociais poderia prejudicar o bem-estar dos usuários.

Para as redes sociais, a mudança pode acabar gerando um impacto positivo na audiência. No Instagram, que vem sofrendo com engajamento baixo, usuários excluem as postagens que não recebem curtidas “suficientes” imediatamente, ou decidem publicar imagens “constrangedoras” em uma conta secundária. Se as pessoas não souberem quantas curtidas uma publicação recebe, elas se tendem a se importar menos com o número e enviar mais conteúdos.

Por enquanto, o teste do Facebook está limitado à Austrália. A rede social não informou quando ou se ele será estendido a outros países. No Instagram, o experimento ocorreu por três meses no Canadá antes de ser levado a outros mercados.

Tecnocast 122 – Instagram sem likes: o que muda?

Tecnocast 122

Como já informado, o Instagram deixou de exibir o número de likes no Brasil. A despeito da justificativa de reduzir a pressão por números, a decisão acabou se mostrando bastante controversa. Mas será que há motivo para tanto alarde? Discutimos o assunto no Tecnocast 122. Aperte o play e vem com a gente!

Mais sobre: ,