Início » Internet » Rock in Rio: mapa, dicas e apps para usar na Cidade do Rock

Rock in Rio: mapa, dicas e apps para usar na Cidade do Rock

Do Wi-Fi grátis ao Uber para ir embora; tudo o que você precisa saber e baixar no celular antes de chegar ao Rock Rio

Por
04/10/2019 às 09h03

Se você, assim como eu, vai ao Rock in Rio, trago aqui algumas dicas para usuários de celulares. Alguns aplicativos estão com recursos específicos para o evento e você fica sabendo de tudo na lista abaixo. Saiba também quais itens tecnológicos você pode levar e como não ficar desconectado e sem bateria durante shows e na hora de ir para casa. 

Eu vou! 🤘

De acordo com dados levantados pela Decolar, paulistanos formarão a maioria dos viajantes brasileiros que estarão no Rio de Janeiro durante o festival. Brasília, Belo Horizonte, Vitória e Curitiba são o Top 5 de cidades com mais turistas no período. 

O estudo também analisou os turistas internacionais que visitarão o Rio de Janeiro: Argentina, Chile, Estados Unidos, Peru e Colômbia formam o ranking dos 5 primeiros.

Pode levar? 🌂🚫

O Rock in Rio divulgou uma extensa lista do que não pode ser levado para o evento, incluindo bastão de selfie (extensor para tirar auto-retrato) e máquinas fotográficas profissionais (com lente intercambiável) ou equipamentos de filmagem profissionais. 

Estão também proibidas as gravações e transmissões em áudio ou vídeo de totalidade ou de parte do festival por qualquer meio. E os equipamentos podem ser retidos.

Não constam na lista powerbanks, cabos USB ou carregador de celular. Usá-los pode garantir sua bateria até o final do evento para pedir um Uber ou falar com alguém.

Locker com USB 🧳

Se você for precisar de um armário, saiba que as unidades são limitadas. O locker tem 27cm (largura) X 45cm (altura) X 42cm (profundidade). Malas e itens maiores são bem-vindos, de acordo com a organização. Há dois tipos de lockers: os comuns e os que possuem uma entrada USB (5V/1A) para recarga de smartphones. Note que os Lockers USB não possuem cabos para recarga, apenas entrada USB. Não esqueça de trazer.

  • O locker USB (com tomada) custa R$ 60 (por dia)
  • O locker comum (sem tomada) custa R$ 50 (por dia)
  • Você pode solicitar uma reserva online pelo site LocaLocker no RIR

Tá sem cartão? 💳

O banco Itaú vai levar ao Rock in Rio caixas eletrônicos (da Rede 24 horas) com acesso a diversos bancos e saque na Cidade do Rock sem precisar usar o cartão físico — apenas será necessário informar dados bancários, senha e fazer a validação por biometria.

Caixas Eletrônicos do Itaú dispensam cartão e operam com biometria no Rock in Rio

Caixas Eletrônicos do Itaú dispensam cartão e operam com biometria no Rock in Rio

Não importa qual a instituição financeira, você poderá fazer saques de dinheiro em espécie com dados bancários, senha e realizando a validação por impressão digital. 

Serão apenas três ATMs (máquinas) disponíveis que ficarão situadas numa loja na Rock Street Asia. AS opreações disponíveis serão saque, consulta de saldo e extrato.

Contra-Algoritmo 🎵

O banco também tem uma iniciativa curiosa, o contra-algoritmo, que funciona no Spotify. Os algoritmos sempre indicam músicas no estilo que você já ouve, a ideia é fazer você sair um pouco da bolha e descobrir novos artistas e sons do Rock in Rio. 

Transmissão em VR e áudio 3D 👓

Quem estiver longe do palco ainda pode ver os shows em 3D no estande do Globoplay. A Qualcomm e a Globo vão oferecer essa experiência imersiva para os shows do Palco Mundo, que serão transmitidos ao vivo por realidade virtual com som 3D e imagens em 360 graus. A tecnologia de áudio 3D (MPEG-H Ambisonics) que permite ao usuário selecionar no vídeo o instrumento que deseja escutar no meio de todos os outros.

O grupo não informou quais aparelhos estarão disponíveis, mas serão equipados com Snapdragon 855 para garantir a experiência VR dentro das condições necessárias por lá.

5G e Wi-Fi Grátis 🌐

Ouviram nossas preces! Pela primeira vez todo o público do Rock in Rio na Cidade do Rock estará conectado por uma rede de Wi-Fi gratuita. Embora fornecida pela Oi, estará disponível para clientes de qualquer operadora. Para se conectar, faça o seguinte:

  1. Acesse a rede “Oi Wi-Fi”;
  2. Abra o navegador e acesse a tela de login;
    Se for preciso, tente acessar algum site para aparecer a tela.
  3. Use um perfil de rede social para fazer o seu cadastro;
  4. Conclua o seu login e pronto. Clique em “Navegar”.
rock-in-rio-oi

NOC (Network Operation Center), o centro de monitoramento da Oi no festival / Foto: Vivi Werneck

E o 5G? 🤳

Calma, a quinta geração da conexão móvel, ainda não disponível no Brasil.

A rede 5G (que vai operar em caráter de testes) será usado pela equipe de conteúdo do evento para a cobertura em suas redes sociais, fazendo lives diárias e posts na sessão “Por trás das Câmeras”. É esperado que o 5G tenha uma performance até 10 vezes superior ao 4G, com altíssima velocidade no envio e recebimento do conteúdo.

Aplicativos para usar no Rock in Rio 

A internet será fundamental para usar as dicas dos aplicativos que não podem faltar.

App do Rock in Rio 🎸

Não saia de casa sem ele! Além da programação de cada palco, com os horários de todos os shows, o app mantém você informado e oferece um mapa para a Cidade do Rock, apostando todas as experiências com marcas, serviços e outras informações.

No menu do app, você encontra o mapa, gerencia a sua agenda, encontra experiências e locais para comer, registra a sua pulseira, tem acesso a informações e uma nova função chamada “Encontrar amigos” que funciona conectada ao Facebook usando sua localização. Ideal para encontrar alguém que se perdeu ou dar um perdido, vai saber…

Falando em Facebook…  👍

As pessoas que curtirem a Página do Rock in Rio ou de um dos artistas que vão participar da ação verão um Story do Rock in Rio no topo do feed, ao lado dos Stories de amigos. Esses Stories terão as fotos do Rock in Rio e também de artistas como Anitta, Alok, Emicida e os outros. Durante os dias do evento, o story colaborativo aparecerá como destaque entre os seus Stories — 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro.

Uber 🚘

A Uber é parceiro de mobilidade oficial do evento e terá um espaço exclusivo para facilitar o embarque e desembarque de quem optar por ir de Uber — e não de transporte público por qualquer motivo que seja*. Confira abaixo como vai funcionar.

Uber no Rock in Rio terá estacionamento no Parque dos Atletas

Uber no Rock in Rio terá estacionamento no Parque dos Atletas

Para ir de Uber:

Digite “Parque Olímpico” ou “Parque dos Atletas” como destino;

Para voltar de Uber:

Siga as sinalizações até o “Parque Olímpico” e chame seu carro;

  1. Solicite sua viagem com endereço de destino;
  2. Veja o código de 6 dígitos no aplicativo da Uber;
  3. Caminhe até um motorista disponível e informe seu código.
Uber vai usar códigos no Rock in Rio para destinar carros

Uber vai usar códigos no Rock in Rio para destinar carros

*Lembrando que a organização do evento recomenda ir de BRT (transporte público)

Tá no Tinder? 💋

O Tinder lançou o Festival Mode e sua primeira aparição no Brasil será no Rock in Rio. Basta adicionar um pin aos seus perfis, mostrando que pretendem ir ao festival. Com isso, será possível dar match com outras pessoas que também vão participar da festa e já combinar aquele lance ao som da banda que vocês gostam antes do evento começar.

Grandes festivais sempre representam um aumento significativo na atividade dentro do próprio aplicativo, chegando a um aumento de 300% durante os quatro dias do Bonnaroo Music & Arts Festival (no Tennessee, EUA). Vai que você encontra o amor durante um show… O app também terá um estande no local com brindes e DJ’s para animar intervalos. Você está convidado a usá-lo como ponto de encontro, tá?

Tinder no Rock in Rio

Tinder no Rock in Rio

Inclusão com Veever 🗺️

Inédito no Rock in Rio, uma solução tecnológica vai tornar o evento acessível a pessoas com deficiência visual (ou pessoas com a visão comprometida em diferentes níveis ). Todo o espaço será equipado com dispositivos instalados em locais de acesso público — uma startup curitibana que criou o aplicativo para orientar cegos com comandos de voz.

Baixe o Veever para o seu celular

Sendo assim, todas as pessoas com deficiência visual que visitarem as atrações terão a experiência de circular e interagir com a Cidade do Rock com mais acessibilidade. O app reconhece a proximidade de determinados pontos cadastrados e emite comandos de voz que direcionam usuários cegos ou com baixa visão para seus interesses. 

Mapa do Rock in Rio 2019

Mapa do Rock in Rio 2019

Isso significa que localizar o palco, banheiros próximos ou área de alimentação e saber a direção e distância a ser percorrida será mais fácil. Com audiodescrição do ambiente, o Veever também vai dar detalhes sobre cores, tamanhos e curiosidades. Basta apontar o celular para determinadas direções para receber informações sonoras sobre objetos.  

Sem bebedeira 🍻

A Heineken, que venderá bebidas no Rock in Rio, vai usar um serviço de geolocalização para reforçar a importância do consumo responsável dentro da Cidade do Rock. Se você estiver por lá, usando um smartphone Android, deve receber até duas mensagens ao dia via push notification com dicas e orientações de como consumir bebida alcoólica de maneira moderada e responsável. Mensagens como “Exagere na atitude, não no álcool”, aparecerão nas telas de milhares de celulares ao mesmo tempo. Não se espante!

Quem quiser dar uma pausa e se recuperar, a ConectCar e a Ipiranga terão uma varanda com games em forma de Fliperama (Arcade) em frente ao palco mundo. O espaço trará um game multiplayer com sorteio de brindes e mensalidades grátis.

Snapchat 👻

O Snapchat levou lentes de Realidade Aumentada (AR) para o público do festival.  Ao acessar Snapcodes e os marcadores disponíveis em cartazes distribuídos pelo terreno do evento usando a câmera do aplicativo, é possível ativar o chamado 3D Map of the City of Rock, com direito a efeitos especiais de áudio. Durante os dias do evento, usuários do Rio de Janeiro também terão acesso a uma lente especial em AR no Snap.

Este Snapcode destrava a lente do Rock in Rio com o Mapa 3D

Este Snapcode destrava a lente do Rock in Rio com o Mapa 3D

Ao redor do mundo, quem não puder ir à Cidade do Rock também poderá desbloquear essas lentes (QR Code acima) e ter um gostinho da experiência no Rock in Rio. Ao término dos 7 dias de shows, os Snapchatters poderão ver nos céus uma mensagem especial do Rock in Rio, criada especialmente para cada usuário que faz parte da história do festival (do sofá ou presencialmente). Uma nota exclusiva de agradecimento via Snapchat.

Eu não vou! 😔

Nem que a gente quisesse, ia caber todo mundo na Cidade do Rock. Mas, você ainda pode assistir online e também participar de leilões (ryyykos) de objetos autografados. 

Como assistir online 📺

Mesmo que não vá ao evento, fizemos uma lista para te explicar como como assistir ao Rock in Rio ao vivo e online. G1, Globosat Play, Globoplay, TV aberta e TV por assinatura, além da Claro, farão a transmissão dos shows. Há chances de ver os shows até em 4K.

Leilão de guitarras 💰

A eSolidar está organizando uma série de iniciativas como o leilão de mais de 50 itens de bandas, assinados por artistas nacionais e internacionais. Entre os artigos disponíveis estão a pele de bateria autografada e as palhetas do Foo Fighters; as guitarras autografadas pelas bandas Goo Goo Dools, Bon Jovi, Marroon 5 e outros.

A venda dos objetos parte do Fans for Change – Leilão por Mundo Melhor, que tem como objetivo reverter todo o valor arrecadado em árvores para o Amazonia Live.