Início » Celular » Como funcionam as cinco câmeras traseiras do Nokia 9 PureView

Como funcionam as cinco câmeras traseiras do Nokia 9 PureView

Entenda como funcionam as cinco câmeras principais do Nokia 9 PureView, celular que promete tirar fotos de excelente qualidade

Ronaldo Gogoni Por
30/09/2019 às 12h32

O Nokia 9 PureView chama a atenção por suas cinco câmeras na parte traseira, criadas em parceria com a Carl Zeiss para capturar fotos com excelente qualidade, em detalhes, cores e iluminação. Mas afinal, como elas são e como as lentes funcionam na prática?

Nokia 9 PureView

Como funcionam as cinco câmeras do Nokia 9 PureView

O Nokia 9 PureView conta com cinco câmeras traseiras, todas de 12 megapixels com abertura f/1,8 e sensor de 28 mm. Nenhuma possui lente Grande Angular, lente teleobjetiva (zoom óptico) ou sensor de profundidade (há um sensor ToF, junto com um Flash LED, os dois buracos adicionais), e trabalham em conjunto para fazer as imagens.

Dos cinco sensores, três são monocromáticos (preto-e-branco) e dois são RGB (coloridos). Todos são calibrados de fábrica para capturarem a mesma cena da mesma forma, mas podem se ajustar conforme a necessidade. Também não há um estabilizador óptico de imagens. Logo, o usuário precisa de mão firme ou um tripé.

Nokia 9 PureView

Funciona assim: as câmeras são controladas por um sensor da Light (aquela que lançou um celular com nove câmeras) que controla as câmeras, para que no momento do clique, cada uma registre a mesma imagem com ajustes distintos de balanço de branco, tempo de exposição, sensibilidade à luz (ISO) e etc.

As três câmeras monocromáticas são voltadas para captar mais luz e maiores detalhes, enquanto as duas coloridas se focam em registrar as cores da forma mais fiel possível. Ao final, as cinco imagens são mescladas em uma só, com um nível alto de detalhes, iluminação mesmo em ambientes escuros e cores mais vivas e também mais realistas.

Cada câmera registra uma imagem de 12 megapixels, assim o software do Nokia 9 PureView — apoiado no processador Snapdragon 845, octa-core de 2,8 GHz e GPU Adreno 630 e 6 GB de RAM — tem 60 megapixels para trabalhar, podendo chegar a 240 megapixels se o software entender que precisa de mais quatro capturas sequenciais.

Assim o Nokia 9 PureView tenta entregar uma foto com qualidade superior. Ter mais câmeras também permite capturar mais detalhes, o que resulta em imagens com menos ruído e melhor capacidade de zoom digital.

Nokia 9 PureView

Por fim, a Nokia fechou uma parceria com a Adobe: o Nokia 9 PureView é capaz de salvar fotos em RAW de 16 bits, que podem ser editadas no aparelho com o Lightroom, que vem instalado de fábrica.

Com informações: DxOMark.