Como encontrar GIFs no WhatsApp ou no Google usando um emoji

Veja como encontrar GIFs em apps como WhatsApp, Telegram e Twitter, entre outros usando emoji, ao invés de digitar palavras

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Emoji / encontrar gif

É possível encontrar GIFs no WhatsApp, Telegram, Twitter e outros apps usando emoji, disponíveis em diversos teclados como o Gboard, do Google. Boa parte dos aplicativos entendem os emoticons como palavras e retornam resultados relevantes.

Como encontrar gif usando um emoji

Essencialmente, qualquer aplicativo que ofereça busca de GIFs suporta e entende o uso de emoji, como se fosse uma palavra digitada (afinal, a função é essa mesmo). Alguns funcionam melhor do que outros. Mas, de forma básica, o WhatsApp, o Telegram e o Twitter reconhecem boa parte dos emoji e retornam resultados equivalentes.

O truque funciona com alguns teclados, como o Gboard, o teclado do Google, e pode ser usado tanto no iPhone quanto no Android. A primeira coisa que você precisa verificar é se o aplicativo em questão possui um campo de busca de GIFs, que deve estar localizado na caixa onde você digita sua mensagem:

  • No Twitter, o botão “GIF” aparece ao lado do de imagem
    (está disponível também no site);
  • No WhatsApp, toque no ícone de emoji na caixa de texto (não no do teclado)
    e, em seguida, no botão “GIF”;
  • No Telegram, o botão “GIF” está no canto esquerdo da caixa de texto.

Localizado o botão de busca de GIFs, o processo é o mesmo:

Busca de GIFs com emoji no WhatsApp, Telegram e Twitter / encontrar gif
Exemplos de busca de GIFs com emoji nos apps móveis do WhatsApp, Telegram e Twitter
  1. Abra o teclado e mude para o teclado de emoji;
  2. No WhatsApp e Telegram, digite um emoji e o app retornará sugestões relacionadas;
  3. No Twitter, digite o emoji, volte para o teclado normal e toque no botão “Pesquisar”.

E pronto.

Feito isso, o app selecionado irá exibir uma lista de GIFs relacionados com o emoji que você digitou. Dependendo do app, ele pode retornar resultados tão logo você digitar o emoji ou será preciso voltar ao teclado normal para confirmar a pesquisa. Emoticons clássicos, que usam caracteres também funcionam e dispensam o teclado de emoji.

No entanto, nem tudo é perfeito: o macete não funciona com o teclado padrão da Apple no iMessage, nem com o teclado do SwitftKey no Android. Ao mesmo tempo, o app do Facebook não entendeu as várias solicitações feitas, retornando sempre os mesmos GIFs sem contexto. A busca com texto segue normal, o problema é com os emoji.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados