Início » Telecomunicações » Anatel autoriza compra da Nextel pela Claro

Anatel autoriza compra da Nextel pela Claro

Claro terá seis meses para efetivar negócio com a Nextel. Operadora deverá devolver espectro e código para ligações interurbanas

Lucas Braga Por

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a compra da Nextel pela Claro. A decisão foi feita por unanimidade pelo Conselho Diretor e estabeleceu prazo de até seis meses para a efetivação do negócio.

Nextel

Conforme acórdão publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30), a Nextel também deverá adequar suas licenças de espectro em até dois meses a partir da concretização da operação.

A legislação atual permite que uma única operadora tenha no máximo 35% do espectro disponível (71,4 MHz) em radiofrequências abaixo de 1 GHz, podendo ser estendido para até 40% mediante concessão da Anatel. Essa sobreposição acontece apenas em São Paulo (DDDs 11 e 12), Rio de Janeiro (DDD 21), Rio Grande do Sul (DDD 51), Distrito Federal (DDD 61), Tocantins (DDD 63), Pará (DDD 91), Amazonas (DDD 92) e Maranhão (DDD 98).

Além disso, as empresas deverão, no prazo de 18 meses, eliminar as sobreposições de outorga na prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP) e Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Também será necessário devolver um dos Códigos de Seleção da Prestadora de ligações de longa distância. A Claro é dona da Embratel, código 21, enquanto a Nextel possui o 99.

No parecer da Superintendência da Competição, a incorporação da Nextel “não possui potencial para incremento significativo da receita média por usuário”. O relator Emmanoel Campelo ainda diz que a aquisição é “pró-competitiva ao alavancar a capacidade da Claro de contestar a posição da prestadora líder [Vivo], possibilitando a adoção de uma maior diversidade de estratégias mercadológicas”.

Cade já havia aprovado compra

O negócio já havia sido aprovado sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A entidade havia destacado que a Nextel é uma operadora “eminentemente regional”, tendo baixa participação de mercado comparado com as concorrentes. Em julho de 2019 a Nextel tinha market share nacional de 1,53%, enquanto a Claro possuía 24,71%, sendo a segunda maior empresa em número de clientes.

O mercado continua com quatro grandes operadoras móveis, e o Cade já alerta que a redução no número de grandes players para três resultaria em uma clara preocupação quanto ao aumento da possibilidade de atuação coordenada entre eles”, como a formação de um “cartel” entre as empresas atuantes.

Isso é preocupante para a Oi, que tem sofrido especulações sobre a venda do seu braço móvel. A mídia já noticiou que TIM, Vivo, AT&T e até a China Mobile estariam interessadas, mas não há nenhuma proposta concreta.

Com informações: Mobile Time

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

leoleonardo85
Eu preferiria que viesse uma empresa nova e comprasse a Nextel, assim teria realmente uma operadora a mais, não dá pra ter tudo.
leoleonardo85

Eu preferiria que viesse uma empresa nova e comprasse a Nextel, assim teria realmente uma operadora a mais, não dá pra ter tudo.

brunocabral

Eu sou desde 2017, vejo com preocupação.

Josisclelson

A corrupção compensa aqui, todos se ajudam, juízes, políticos e etc. Nunca vai mudar!

uB.

Parece pq as teles precisam seguir uma série e normas e determinações da Anatel. Na teoria são privadas, mas na prática, pelo menos parcialmente, agem como estatais. Principalmente na parte quando tomam multas e a Anatel simplesmente perdoa. Assim fica fácil continuar descumprindo as normas.

Dil Ribeiro

Tenho Claro em SP e não posso reclamar. A velocidade da internet é muito bom.

Josisclelson
No Brasil as empresas privadas parecem até estatais, péssimos serviços e valores absurdos!
Josisclelson

No Brasil as empresas privadas parecem até estatais, péssimos serviços e valores absurdos!

Victor Serrão
Como cliente Nextel há mais de dez anos eu apenas lamento. Melhor atendimento entre as teles.
Victor Serrão

Como cliente Nextel há mais de dez anos eu apenas lamento. Melhor atendimento entre as teles.

P. Herrera
Q beleza... Daqui a pouco é a Vivo conseguindo comprar a Oi e a gente se ferrando mais ainda com essas teles.
P. Herrera

Q beleza...
Daqui a pouco é a Vivo conseguindo comprar a Oi e a gente se ferrando mais ainda com essas teles.

Marco A. Mendes

There can be only one

Diego F. Duarte

Da serie: Posts que deveriam iniciar com "Finja Surpresa"