Vivo Car é o plano da Vivo para conectar carros com 40 GB de internet por mês

Serviço permite visualizar informações e diagnósticos sobre veículo, além de levar Wi-Fi para até cinco dispositivos dentro do carro

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Vivo iniciou na segunda-feira (30) as vendas do Vivo Car, um dispositivo que conecta um carro convencional à internet e permite verificar informações sobre o veículo através de um aplicativo no smartphone. Além disso, o automóvel passa a ser um hotspot Wi-Fi com 40 GB de franquia.

O dispositivo se conecta à porta OBDII/OBD2, utilizada para diagnósticos. Esse slot está disponível na maioria dos veículos: no Brasil, todas as montadoras são obrigadas a entregar os carros com a tecnologia desde 2010. Também é comum encontrar a conexão em veículos mais antigos — é possível verificar a compatibilidade no site do Vivo Car.

A partir do aplicativo para iOS e Android, o motorista consegue saber informações em tempo real sobre a saúde do veículo, possíveis falhas mecânicas ou elétricas, planejamento de revisões e alertas de segurança.

O dispositivo é equipado com GPS, permitindo visualizar a localização em tempo real e histórico de trajetos, além de notificar o proprietário quando o carro foi ligado, desligado, se ultrapassou a velocidade máxima configurada, se houve uma possível colisão e até mesmo se um reboque está em andamento.

O Vivo Car é vendido diretamente pela Vivo, para clientes novos ou já existentes. O equipamento custa R$ 718,00, podendo ser parcelado em até 12 vezes, e tem franquia de 40 GB por mês para utilizar na rede Wi-Fi do carro. A partir do 13° mês, é necessário pagar uma mensalidade de R$ 59,90 para continuar acessando o serviço. Os dados do WhatsApp e Waze não descontam da franquia.

O Wi-Fi pode ser acessado por até cinco dispositivos simultâneos. De acordo com o regulamento, o SIM card do Vivo Car é para uso exclusivo no dispositivo automotivo e não funciona se colocado em um smartphone, modem ou tablet convencional. Parece ser o plano ideal para quem passa muito tempo dentro do carro, como motoristas de aplicativos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados