Início » Legislação » Licença do Google para operar na China é renovada

Licença do Google para operar na China é renovada

Avatar Por
9 anos atrás

Aê! Parece que o Google venceu a queda de braço que mantinha com o governo comunista da China desde que viu sua licença para operar na China expirar, no fim de junho. Havia a dúvida se a ditadura chinesa iria permitir que o Google continuasse a manter um site comercial no país com a maior população do mundo, mas a gigante das buscas anunciou na sexta-feira que a renovação de licença foi autorizada.

Em outras palavras, isso significa que o governo chinês endossou a permanência do site Google.cn, a versão do Google na China. Anteriormente, quem acessava o Google.cn era automaticamente redirecionado para o Google.com.hk, versão do Google em Hong Kong, uma região administrativa especial da China na qual os provedores de conteúdo não ficam suscetíveis à censura imposta pelo governo.

Já hoje em dia os usuários do Google que acessam o Google.cn veem uma caixa de busca normal, como o Google oferece em todos os outros países em que opera. No entanto, ao clicar nessa caixa de busca, o usuário é levado para o Google de Hong Kong. Ou seja, para uma página em que a censura não existe.

Página inicial do Google.cn.

Resta saber se o governo chinês vai fechar os olhos dessa manobra da empresa de Mountain View por muito tempo.

Mais sobre: , , , ,