Início » Brasil » WhatsApp bloqueou 1,5 milhão de contas no Brasil em um ano

WhatsApp bloqueou 1,5 milhão de contas no Brasil em um ano

As contas do WhatsApp foram penalizadas por violações como disseminação de fake news e disparo em massa de mensagens

Victor Hugo Silva Por

A disseminação de fake news e discurso de ódio, o uso de robôs e o disparo em massa de mensagens fez o WhatsApp bloquear ao menos 1,5 milhão de contas no Brasil. O número se refere às contas suspensas ou banidas definitivamente do aplicativo entre outubro de 2018 e setembro deste ano.

whatsapp-pixabay

A informação é do UOL, que chegou ao dado a partir de comunicados recentes do WhatsApp. De acordo com o site, ao menos 125 mil contas no Brasil são bloqueadas todos os meses por violarem as regras do WhatsApp. As penalizações ficaram ainda mais comuns no período das últimas eleições presidenciais.

Em média, o aplicativo cancela 2 milhões de contas por mês em todo o mundo, totalizando 22 milhões no período analisado. E, apesar de expressivo, o número equivale a menos de 2% de sua base global, que supera 1,5 bilhão de usuários. Do total, mais de 130 milhões estão no Brasil.

Por conta de sua criptografia de ponta a ponta, o WhatsApp não pode acessar conversas para avaliar se um usuário está espalhando fake news ou promovendo discurso de ódio. O serviço afirma que, em vez disso, utiliza aprendizado de máquina.

Com ele, a plataforma pode adotar mecanismos que identifiquem usuários com uma atividade suspeita. Entre os exemplos, estão os que tentam enviar muitas mensagens em um intervalo pequeno e os que criam dezenas de grupos para adicionar centenas de participantes.

Segundo o WhatsApp, a análise ocorre em três momentos: no registro da conta, na troca de mensagens e em denúncias e bloqueios feitos por outras pessoas. A plataforma afirma que três quartos das contas são banidas proativamente, sem ajuda de denúncias dos usuários.

O levantamento do UOL ajuda a ter uma ideia do alcance que as notícias falsas e o disparo em massa de mensagens tiveram nos últimos meses no Brasil. O assunto se tornou até mesmo alvo de investigação no Congresso, que instaurou no início do mês a CPMI das Fake News.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sid

No meu comentário? Se não foi isso foi um comentário bem estranho.

Israel X

Acabou pra vc, minion mau caráter

Israel X

Ele não te chamou de minion, ele disse ironicamente q os minions são uns coitadinhos. Não vista a carapuça

Lui Spin

Já foi explicado na matéria. É só ler...

Josisclelson

Você sabe ler?

Keaton

Fio... geralmente o povo brasileiro sequer sabe votar (vota como se fosse jogo de futebol, fanatismo por um dos "lados"), imagina se vai querer ler coisas contra o próprio lado... tudo contra o lado da pessoa vira fake news.

Sid

Concordo 100% com você que ambos os lados fizeram. O que incomoda é saber que somente um lado foi censurado pelo Google e pelo Facebook. Ou censura os dois ou deixa correr solto. Essas empresas não poderiam ser parciais, mas são.
Tem uma reportagem muito boa que li recentemente, mas não encontrei novamente, que fala sobre o tiro que o pessoal do Vale do Silício está dando no próprio pé financiando os Democratas. Eles explicam muito bem a ideologia do Vale e até colocam quantias que as empresas doaram para as campanhas. E o interessante que lá a empresa doa somente para um lado. Não é como aqui que doa pra todo mundo e depois pede de volta. Se encontrar coloco o link aqui.

Sid

Não deveria, mas eu ainda fico surpreso com a cegueira de algumas (várias) pessoas. Só porque eu coloquei que a ideologia rola solta eu virei um minion? Acho que falta um pouco de pensamento crítico para você. Já que você tem acesso à Internet para comentar aqui, aproveite e faça algumas pesquisas sobre o Vale do Silício, sobre os grandes financiamentos para os Democratas de todas as empresas de lá e seus funcionários e, se tiver acesso ao depoimento do Zuckerberg no Senado americano, veja o que ele falou. Procure pesquisar antes de carimbar quem você nunca viu na frente e nem sabe o que essa pessoa pensa. Pense por si só e pare de repetir o que os outros falam na sua cabeça. Vai te fazer bem.

Keaton

Vixi... de alguma forma, por algum motivo, o pessoal transformou isso em politicagem. GG (como se ambos os lados não tivessem feito a mesma coisa.)

Caleb Enyawbruce

Tá no texto

Rodolpho Camargo

Tadinho dos minions kkkkkkk

Rodolpho Camargo

Você leu?

Yozuki

Pensei o mesmo, como fica os números reciclados?

Silvio Ney

Mas como assim penalizou contas que espalhou fake news? Eles tem acesso ao conteúdo das mensagens?

Mas não foram eles que disseram que não conseguem ter acesso a isso?

Silvio Ney
Mas como assim penalizou contas que espalhou fake news? Eles tem acesso ao conteúdo das mensagens? Mas não foram eles que disseram que não conseguem ter acesso a isso?
Exibir mais comentários