Início » Internet » Google Chrome vai criptografar DNS e as operadoras não estão felizes

Google Chrome vai criptografar DNS e as operadoras não estão felizes

DNS-over-HTTPS (DoH) oferece mais privacidade ao usuário e dificulta monitoramento de navegação

Paulo Higa Por

O Google Chrome já possui suporte experimental ao DNS-over-HTTPS (DoH), um recurso que criptografa as solicitações de DNS para aumentar sua privacidade. A partir da versão 78, com lançamento previsto para o final de outubro, a tecnologia será ativada por padrão para mais usuários. Isso é bom, mas as operadoras não estão nada felizes.

Google Chrome

Como você sabe, o DNS traduz números IP para endereços de sites. Assim, em vez de teclar 104.25.134.33 no seu navegador, basta digitar tecnoblog.net e pronto, você entrou no seu site preferido de tecnologia. Para que essa mágica aconteça, o seu navegador consulta um servidor de DNS para descobrir qual endereço pertence a qual IP. E essas requisições são feitas normalmente em texto puro.

Com o DNS-over-HTTPS, as requisições passam a ser realizadas por meio de uma conexão criptografada, evitando que terceiros analisem seu tráfego e descubram quais sites você está acessando. Por “terceiros”, entenda: nem seu provedor de internet conseguiria mais ter acesso fácil ao seu histórico de navegação.

Operadoras teriam menos acesso a dados de navegação de usuários

O Ars Technica notou que as grandes operadoras, incluindo uma associação com membros como AT&T, Telefônica e Verizon, enviaram uma carta ao congresso americano alertando que a prática do Google poderia “interferir em larga escala em funções críticas da internet, bem como causar problemas com competição de dados”.

Na carta, as operadoras alegam que o Google está querendo centralizar as requisições de DNS em vez de espalhá-las nas centenas de servidores disponíveis na internet — como os que são gerenciados pelas próprias operadoras.

DNS

“Ao se interpor entre os provedores de DNS e os usuários do Chrome (mais de 60% de participação mundial) e Android (mais de 80% de participação mundial de sistemas operacionais móveis), o Google ganhará maior controle sobre os dados dos usuários nas redes e dispositivos em todo o mundo. Isso poderia inibir os concorrentes e possivelmente barrar a competição na publicidade e em outros setores”, diz a carta.

O Google se defende informando que não tem planos de centralizar as requisições de DNS, nem alterar os servidores de DNS dos usuários para o famoso 8.8.8.8/8.8.4.4. Na verdade, o Chrome 78 só ativará a nova tecnologia se a pessoa já estiver com um DNS compatível com o DoH — a lista inclui nomes como Google (obviamente), Cloudflare, OpenDNS e Quad9, serviço da IBM focado em segurança.

OpenDNS

Curiosamente, a carta das operadoras não faz nenhuma referência à Mozilla, que tem participação de mercado bem menor, mas planeja uma mudança muito mais agressiva. No futuro, não importa qual o servidor de DNS configurado pelo usuário: o Firefox gradativamente alternará para o Cloudflare, que suporta o DoH. ¯\_(ツ)_/¯

A grande verdade é que o DoH tira parte do controle das operadoras, que podem analisar o tráfego de DNS para oferecer recursos como controles parentais e bloquear certos sites por aí, mas também fazer mineração de dados para lucrar com informações de navegação de seus clientes.

Os usuários que mantiverem o DNS padrão da operadora (não seja essa pessoa) continuariam fornecendo dados — basta que ela suporte criptografia e analise a navegação em seus próprios servidores. Mas quem trocar para um Cloudflare ou Google (e que hoje faz requisições sem nenhuma criptografia) passará a deixar bem menos rastros com o DNS-over-HTTPS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Teucu
Tu é burro assim ou tá só explorando seu potencial?
@Sckillfer
Meu maior impedimento em trocar o servidor DNS é WhatsApp, Messenger e apps da operadora passarem a descontar da franquia
Rodrigo Dias
Não sei porque, mas me lembrei do Homer... https://media0.giphy.com/me...
Matheus Pratta
O Google se defende informando que não tem planos de centralizar as requisições de DNS, nem alterar os servidores de DNS dos usuários para o famoso 8.8.8.8/8.8.4.4. Na verdade, o Chrome 78 só ativará a nova tecnologia se a pessoa já estiver com um DNS compatível com o DoH — a lista inclui nomes como Google (obviamente), Cloudflare, OpenDNS e Quad9, serviço da IBM focado em segurança.
EDER BATERA
Não amigo!Vc está confundindo as coisas.HTTPS Request é uma coisa e DoH é outra.Totalmente diferente.Se vc utilizar o navegador deles, independente se a requisição for HTTP ou HTTPS, ou se está usando outro dns, o navegador sempre vai requisitar o dns do google. Isso vai literalmente concentrar todo o controle e os dados de navegação no google.Se eles quiserem fazer abrir pro fulano de tal “uol.com.br” quando ele digitar “tecnoblog.net” eles fazem.Os provedores vão perder o recurso de Dns Resolver ou Dns Cache que aceleram a navegação e faz relatório.
Matheus Pratta
Amigo, não sei se leu a matéria por inteiro, mas a própria Google disse que não vai interferir na opção de qual DNS vai ser utilizado, a única coisa que vão fazer é utilizar HTTPS nas requisições de DNS, quando o provedor suportar. Isso é MUITO bom, inclusive todo site hoje deveria utilizar HTTPS, já que todo tráfego utilizando HTTP padrão fica totalmente aberto e visível na rede que você estiver utilizando pra qualquer um interceptar e ler...
Matheus Pratta
Em nenhum momento me lembro de operadora alguma ter assumido esse tipo de responsabilidade, inclusive, o histórico de navegação dos clientes ajuda eles a entregar os usuários à polícia, que vai ter que recorrer a outros logs de acesso ao invés dos da operadora
Teucu
Tecnicamente isso também tira das operadoras a responsabilidade sobre o que os clientes fazem na rede, certo?Ou operadora vai ter que recorrer a bola de cristal quando a policia solicitar informação de clientes que andam aprontando
Lobo Solitário
Tranquilo, valeuzão pra vc também pela ajuda.
Rafael F. Silva
O usuário tem todo o tempo do mundo para ler os termos, mais tempo ainda para refletir se aquilo é benéfico ou não, tem mecanismos de pesquisas para descobrir se aquela empresa tem histórico de mau uso ou vazamento de dados e tem a opção de clicar em "Não concordo" e procurar outro software que atenda melhor as necessidades.Mas a culpa é da empresa, que criou um perfil seu e está usando os dados pra te direcionar propagandas.
marcussacana
vale lembrar que alterando no computador, isso afeta apenas o computador em questão, todos outros dispositivos conectado na sua rede permanecerão usando o DNS antigo.
Maicon A. Steffens
Exatamente o fato de ele não ler e convidar é o problema, vai se formar o monopólio, e o monopólio é ruim parar a rede. Se nós tivéssemos usuários conscientes, ou inteligentes para trocar o DNS ou o navegador, show de bola, não teria monopólio nunca. O problema é que um recurso desses com um público que não entende como as coisas funcionam vai dar só um resultado "monopólio". Exemplo maior do mundo é o pessoal pedindo no grupo aí sobre como fazer pra mudar... E esses são os que se interessam por tecnologias.Esperamos o que do restante.Por isso penso que nós que entendemos um pouco deveríamos ser a peça que protegeria os demais. Pois insisto monopólio é ruim!
Matheus Salvalagio
"Quanto aos termos, me responde ao quanto % dos usuários lêem?" Se o utilizador não lê os termos de uso, o problema é do utilizador ou do fornecedor?
theneus
https://www.diolinux.com.br...
Igor Pissolati
Tem como configurar DNS no celular e TV tbm
Igor Pissolati
Nem adianta explicar, esses cara aí é tudo paranóico, devem acreditar que Trump é reptiliano tbm
Igor Pissolati
E eu uso o Pi-Hole, é um servidor de DNS local que bloqueia anúncios, tracking e qualquer site malicioso xD
Igor Pissolati
Eles já tá podre de rico msm /s
Rafael F. Silva
De forma alguma você me ofendeu ao me chamar de defensor do google.Primeiro que o usuário não precisa de nenhum conhecimento para mudar de DNS do aparelho, basta baixar um aplicativo da concorrência, dar next>next >finish e pronto - estará livre do bloqueio do google (ou poderá optar por uma opção mais drástica, vide firefox com relação a bloqueio de propagandas, rastreio e DNS).Segundo, que essa desculpa de "sou leigo, não li os termos de uso, não estudei o minimo o histórico da empresa/aplicativo, e exijo privacidade" não cola. Se você quer ter privacidade precisa ter conhecimento do que está usando, do que está colocando no seu PC/celular e aonde está metendo a cara.Para burlar bloqueio de zap-zap povão rapidinho aprende a usar servidor proxy, vpn e o escambau. Mas na hora de saber se a empresa que fornece alguns serviços e aplicativos mineram dados e vendem a torto e a direito (mesmo estando explícito no ToS), dão uma de João-sem-braço e jogam toda a culpa na empresa malvadona.Firefox, Opera, Vivaldi, Edge, Chromiun, Brave... São todos navegadores excelentes, alguns investindo pesado em privacidade a apenas três cliques de distância - mas o problema é a Google malvadona.
Maicon A. Steffens
Que tu é o maior defensor do Google não vamos discutir, o fato é que qual o % das pessoas vai saber ou tem conhecimento para desativar funções ou trocar o DNS, na prática vai virar monopólio, sou usuário da google como quase todos, porém o que me refiro é que concordo com as operadoras que temos que cuidar para não virar monopólio. Quanto aos termos, me responde ao quanto % dos usuários lêem? A não ser que eu esteja muito errado, mas monopólio nunca foi bom para o consumidor!Mas amigo desculpa se descordar da tua opinião defensora da Google te ofendeu, só tenho a minha que vai facilitar o monopólio e que monopólio é ruim para o consumidor final.Aliás já viu algo sobre. "Envenenamento de DNS" "isonomia da rede".São bom temas pra ler pesquisar e refletir.Mas amigo opinião apenas não vai se ofender novamente!
Luizão
ai ferrou kkkk, pq vc não experimenta comprar um roteador wifi a parte, conecta a porta wan do roteador no modem da net, vc vai conseguir configurar td direitinho sem ter operadora para alterar suas configurações.
Lobo Solitário
Valeuzão pela ajuda, Kaleb.
Eduardo Fernandes
Tenta ativar o dns sobre https no firefox, no about:config > network.trr.mode > 2daí usa o 1.1.1.1 e 1.0.0.1, da cloudflare.https://www.zdnet.com/artic...
Eduardo Fernandes
Somente se os dados estiverem puros, sem encriptação. Somente VPN ou similares resolvem isso(traffic shaping).
Kaleb
Pode mudar só no dispositivo mesmo, no seu caso no Windows. Se vc configurar um dns no Windows automaticamente ele vai ignorar o do modem.
Kaleb
Vou lhe responder de forma a vc não ter mais duvidas sobre isso. O que vai importar pe o DNS do produto que estiver acessando, seja o navegador, o S.O, ou o do roteador. Ex: O navegador vai usar o do sistema se não tiver nenhuma configuração de dns nele mesmo. O sistema vai usar o fornecedor pelo roteador se não tiver nenhuma configuração manual de dns nele mesmo. Funciona dessa forma.
Elcobos
O problema é que em casa eu quase não uso o PC. Uso mais a TV e o celular e queria que o próprio modem aceitasse o DNS que eu quisesse.
Elcobos
Aqui a internet simplesmente para de funcionar.
Rafael Moreira
Se colocar o modem em bridge, e definir um DNS público no roteador da na mesma ?
Rafael Moreira
Assinei com intuito de cortar o traffic shaping ao usar IPTV. Porém tem o serviço sobre P2P que não precisa de habilitar VPN. A questão é que P2P os dados ficam mais expostos. Estou analisando ainda se cancelo ou não a ExpressVPN.
Edmilson Servilha
O DNS do modem/roteador somente afeta clientes DHCP que recebam esta configuração dele. Se você definir um DNS diferente em seu computador, ele ignora o que estiver configurado no modem/roteador
Lucas Gonçalves Nogueira
Hahahahahahaha, você diz acabar com YouTube como se fosse algo fácil de se fazer, e como o amigo disse, YouTube não trás lucro algum para Google como já foi dito diversas vezes aqui mesmo no Tecnoblog, a questão é que YT é umas das plataformas mais usadas da Google.
Rafael F. Silva
Uma pergunta: Se eu configurar no meu sistema operacional para usar um servidor DNS, mas no moden/roteador estiver configurado outro, qual será usado?Pois eu não tenho acesso ao roteador que me fornece internet...
Trovalds
Cai no mesmo problema do bloqueio: não tem nem como configurar dessa forma. Eu estou esperando minha carência acabar e vou migrar para um plano empresarial pra poder me livrar dessas "amarras".
Rafael F. Silva
1° - o google vai criptografar o DNS, então, na teoria, nem ele vai ver o que você está acessando2° - Existem vários servidores de DNS, inclusive o da própria operadora. Basta trocar3° - Coréia do norte paticamente não existe internet para a população, então não serve de parâmetro pra nada.4° - o modo light é para auxiliar na economia de dados. Vários navegadores fazem isso, como por exemplo o opera. Eles comprimem o site no servidor deles e depois enviam uma versão mais enxuta para seu celular. Não li os termos de uso dele, mas o google já armazena seu histórico, favoritos, senhas, etc. na nuvem se você possui a sincronização ativada - então pra começar você já está errado em usar o chrome se quiser privacidade.Sei que o google é uma empresa gigantesca, faz hagadas toda hora, captura praticamente tudo que você faz na internet quando usa os serviços deles, e adivinha: está tudo nos termos de uso. Você tem a opção de usar ou não. Se está se sentindo lesado, basta mudar para a concorrência.
EDER BATERA
Já ganham e muito amigo,só com a venda de nossos dados e perfil de uso.
Lobo Solitário
Alguém me tire essa dúvida, por favor.Pra mudança do dns ser realmente 100% efetiva, tem que mudar no modem obrigatoriamente ou mudando só no Windows já é suficiente?
Dan
Yt nao ganha praticamente nada mantendo online, eles tem grana so para as despesas do site. Ter propaganda é certo, quando nao é poluido e alias, quiser algo limpa na tela so pagar.
Arthur Soares
Beleza, acabou pros Youtubers. Aí eles não ganham a monetização e vc acha que eles vão fazer o conteúdo de graça pra vc? Beleza papai
Mario Takeuspa
Muito show esse programa! Valeu pela dica!
Gabriel
Valeu gente! :D
Anderson Ramos
YouTube vanced papai! Nunca mais anúncios. Acabou pros youtubers.
Luizão
não passa pelo dns do roteador não.
EDER BATERA
É simples, só usar outro navegador, inclusive o Edge está muito bom.Seta DNS Cisco Open Dns é abraços pro gaiteiro.O Google está exagerando achando que pode tudo e o povo “acostuma aceitar”Não vejo a hora de outra plataforma de vídeos boa chegar e acabar com o Youtube.Esse satanás aparece 3 propagandas no meio de um vídeo de 5 minutos.
uB.
Na caixa de texto do Disqus tem uns ícones na parte de baixo, add gif, imagem, tornar negrito....Aí basta colar o texto na caixa de comentários do Disqus, selecionar o texto e então clicar no último ícone de abre aspas.
Maicon A. Steffens
Aí está o erro todos apoiando a decisão do Google, cara isso tá virando um monopólio, eles simplesmente querem dominar todos os dados , pense na situação que estamos caminhando com o Google controlando toda a propagando do mundo, se resolverem que você não vai mais ver site X removem o acesso pelo DNS e pronto ou que quando você quiser ver conteúdo Y ao invés de mostrar mostra outra coisa! Cara isso seria o fim a isonomia da rede! Pensem um pouco a internet só é a internet por que não tem uma única empresa que controla, estamos a um passo da internet da Correia do Norte, onde só se vê o que uma autoridade específica quer!Querem ver como é fácil a Google ler tudo o que vocês fazem na internet? Ativem o modo light do navegador Chrome no smartphone e depois acessem o site meuip e vejam qual o IP de vocês? Depois desativem e vejam novamente, com esse recurso simples todo o conteúdo é carregado para a Google, eles olham adicionam ao seu perfil os dados (para depois fazer sei lá o que) depois te mandam uma cópia. Te incentivam a usar por que economiza alguns KB de dados, em troca você entrega toda a privacidade!
Diego Costa
Mano aqui tá normal o mega, uso Net Virtua.O dns configurado aqui é do Google e opendns.
Raphael
Não por que, quando você não seta DNS no windows ele solicita do roteador quando você poem DNS no windows ele ignora teu roteador para esta função
Baidu feat MC Brinquedo
<*blockquote*> Cole aqui a parte de texto desejada<*/blockquote*>Remova os *
Will
fui no site e não encontrei o link, poderia enviar?
theneus
Ghost Vpn tem um descontão pelo site Diolinux
Elt lili
Uso meu roteador com opemwrt com bind como root(DNS root). Ai as requisições vão direto para os servidores DNS informados pelos domínios. Não preciso de nenhum DNS do google ou de operadora...
Elt lili
Uso meu roteador com opemwrt com bind como root(DNS root). Ai as requisições vão direto para os servidores DNS informados pelos domínios. Não preciso de nenhum DNS do google ou de operadora...
Bruno Dantas
Digita no cmd:nslookup www.uol.com.br 1.1.1.1Aí você irá ver a saída se está apontando pro dns que você colocou no comando.No caso do linuxdig www.uol.com.br @1.1.1.1
Vader
uma parte do texto
ochateador
Traffic Shaping será aplicado de qualquer jeito, pois isso é algo a nível de hardware.
Sandro
Sério isso? Tenho NET/Claro e nunca consegui mudar o DNS do roteador. É bloqueado.
Obrigado, não sabia. Achava que el passaria obrigatoriamente pelo DNS do roteador que é a conexão "primaria".
mas isso não seria só um disfarçe? nao entendo muito de rede ,mas se coloco dns no windows ele ainda sim vai passar pelo dns do roteador fazendo ate com que fique mais lento por ter dois dns no caminho, não?
Ian Santos
Não não, ele funcionaria sem passar pelo DNS do roteador.
pois é. o da net permite, mas logo em seguida volta pro da net.
João
Minha operadora local tem um servidor de DNS na cidade mesmo, o que deixa a latência mto melhor que esses IPs, mas pra quem usa grande operadora é quase obrigatório trocar.
mas isso não seria só um disfarçe? nao entendo muito de rede ,mas se coloco dns no windows ele ainda sim vai passar pelo dns do roteador fazendo ate com que fique mais lento por ter dois dns no caminho.
Gabriel
Como faz pra citar uma parte do texto assim?
de tempos em tempos? pelo que percebi aqui nao dura nem 5 minutos, na hora que coloco meu DNS favorito ele muda as conf de rede para manual, assim o ip tambem fica estatico e eu tenho perda de conexao.Tentei varias outras coisas mas sempre voltou pro dns da net na hora.
Adriano Garcez
O router da Vivo não permite configuração manual de DNS.
Luizão
é só configurar no próprio S.O o windows tem opção de receber IP via dhcp, mas os DNS não.
Matheus
O tráfego de dados é monitorado nos equipamentos de rede da ponta. Não vai mudar nada em questão a franquias.
Daniel San
O que uma coisa tem a ver com a outra?
Leandro Alves
Pois é, na NET fibra aqui eu consigo colocar em bridge e manter os serviços como telefone e tv.
Homem Voador
Exatamente. Agora que o governo americano terá exclusividade total no acesso aos dados de todo mundo. Daí tendo isso ele entrega pra quem quiser.
Jefferson Eduardo Antonio
Nas configurações de DHCP de praticamente qualquer routeador você troca o DNS e coloca o que quiser
Anderson Araujo
O Firefox já vem. Ativei nele e nem com o dele ou o do Google deu pra acessar o Mega. O jeito vai ser VPN mesmo.
Abraão Caldas
O ruim é quando não suporta bridge, tou usando um modem da vivo no qual sai uma conexão coaxial para dar suporte ao decodificado da tv, ai não pode botar em bridge senão quebra a tv :(
Abraão Caldas
Esse Ipv6 (fe80) é link-local, ou seja, você não está usando ipv6.
Fernando Val
De tempos em tempos eu preciso reconfigurar o modem/router da Net. Coloco 1.1.1.1 e 8.8.8.8, mas magicamente eles voltam pros IPs da operadora.
Fernando Val
Onde você não leu que a intenção de ativar o DoH por padrão no navegador não é uma exclusividade Google e que há outros servidores DNS com suporte DoH além dos do Google?Você pode usar o Firefox e os servidores de DNS da Cloudflare (1.1.1.1).Mas é justamente isso que sua operadora não quer que você faça.Eu sempre altero o DNS do roteador e magicamente, depois de um tempo, eles voltam para os IPs da operadora.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Uso DNS do Google de boas aqui com a Net.
uB.
você entrou no seu site preferido de tecnologiaAcerto miseravi
Leandro Alves
O problema do bloqueio do DNS no modem do provedor se resolve colocando em bridge e utilizando um roteador próprio.
Romulo Vasconcellos
Se dificultar o traffic shaping será bem vindo. A NET é a rainha do Traffic Shaping.
John Smith
Se as operadoras não estão felizes você está no caminho certo, Google. Por favor, continue.
PinPortal ✔️
Cara, mas você não tá entendendo. O Google ativando o DoH, ele vai ativar isso no Chromium, em que muitos outros browsers se baseiam e criam as suas próprias versões (como o Opera, Microsoft Edge e váriosss outros). Então, basicamente estaria sim tornando a internet mais privada, porque os outros browsers podem aproveitar a implementação do DoH que o Google desenvolveu, mas caso o Google no futuro faça que nem a Mozilla de obrigar um usuário migrar para o DNS que ela quer, os outros browsers poderiam bloquear essa função e só utilizar a parte do DoH.Quanto as operadoras bloquearem a mudança de DNS no modem: Sim, eu tenho NET e ela faz isso. O que eu fiz foi modificar o DNS de todos os computadores e smartphones que se conectam na rede da minha casa (Só sobram as SmartTVS da LG que não tem como eu mudar o DNS delas e do meu Kindle, mas de resto posso sim).Então até agora, caso você use o DNS do Google, você tem Google + sua operadora analisando os seus dados. E isso pode até ser fraco aqui no Brasil, mas nos EUA as operadoras analisam pra valer. A Verizon é dona do Yahoo e da AOL, a plataforma de anúncios dela (Oath) utiliza esses dados dos norte americanos para oferecer anúncios cada vez mais direcionados.A AT&T também faz isso. Ela é dona da TimeWarne e agora, mais do que nunca, quer migrar para o digital os canais e programas dela. A melhor coisa é saber como uma parte dos norte americanos usa a internet, sendo que essa parte são os clientes deles.Eu particularmente uso o DNS do Google, mas tem o da Cloudflare também.
Anderson Antonio Santos Costa
Pior é que com o DoH implementado por padrão as operadoras não poderão mais monitorar nem mesmo o consumo de dados, as franquias de internet. Por isso, elas temem perder essa mamata para os maiores serviços de DNS.
Ernesto Lopes
Eu sou cliente da Net há muitos anos, e meu modem respeita as configurações locais de cada computador da minha rede. Eu uso o Google, inclusive para IPv6, e funciona normalmente, Já fiz testes.
Anderson Antonio Santos Costa
Aliás, as VPN's pagas são as mais seguras e são o meio de escapar dos bloqueios da internet. Se o DoH dominar, é certo que as operadoras irão tentar barrar os serviços de VPN.
Elcobos
Gostaria muito de não usar o DNS padrão da minha operadora, mas o modem da NET bloqueia qualquer DNS que não seja o deles ¬¬
Elcobos
Gostaria muito de não usar o DNS padrão da minha operadora, mas o modem da NET bloqueia qualquer DNS que não seja o deles ¬¬
João
DNS-over-HTTPS (DoH) https://media0.giphy.com/me...
ochateador
Considerando que já sofri (e muito) com o DNS porco e restritivo da telefônica/vivo onde alguns sites de informática eram bloqueados sem mais nem menos, nunca mais usei os DNS das operadoras.
ochateador
Considerando que já sofri (e muito) com o DNS porco e restritivo da telefônica/vivo onde alguns sites de informática eram bloqueados sem mais nem menos, nunca mais usei os DNS das operadoras.
Anderson Antonio Santos Costa
O cartel das teles no Brasil e nos EUA vão perceber o aumento generalizado da pirataria com isso. Isso porque os sites de pirataria usam bastante o Cloudflare e serviços similares, o que dificultaria para as operadoras o bloqueio de sites de pirataria.
Anderson Antonio Santos Costa
O cartel das teles no Brasil e nos EUA vão perceber o aumento generalizado da pirataria com isso. Isso porque os sites de pirataria usam bastante o Cloudflare e serviços similares, o que dificultaria para as operadoras o bloqueio de sites de pirataria.
Adriano Garcez
Já tinha visto em Configurações, mas nunca reconheci o IPV6: fe80::c23d:d9ff:fe25:4970%91.1.1.18.8.4.4fe80::c23d:d9ff:fe25:4970%9
betacaroteno
"basta digitar tecnoblog.net e pronto, você entrou no seu site preferido de tecnologia."Acertô, miseravi! :D
Will
to pensando seriamente em assinar uma VPN, pena que são caras, ainda mais a ExpressVPN
Will
to pensando seriamente em assinar uma VPN, pena que são caras, ainda mais a ExpressVPN
Leandro Alves
Abre o CMD e digite: ipconfig /allProcure por DNS Servers / Servidores DNS em português.
Adriano Garcez
Há muito uso o DNS da Cloudflare e da Google (como secundário) no meu notebook, mas depois de ver que o Mega está bloqueado, fui no http://www.whatsmydnsserver... e ele me deu, além desses dois, da minha operadora.Não tem como trocar manualmente o DNS no roteador, então como saber qual DNS efetivamente meu notebook está usando?
Rafael Moreira
Sempre utilizei DNS de operadora, porém com o uso da ExpressVpn para driblar o traffic shaping, irei utilizar outro DNS também na jogada.
Exibir mais comentários