Início » Negócios » Netflix testa episódios gratuitos de séries para atrair assinantes

Netflix testa episódios gratuitos de séries para atrair assinantes

Teste ocorre na Índia com série Bard of Blood: primeiro episódio está disponível até para não assinantes

Emerson AlecrimPor

Todo novo assinante da Netflix pode experimentar o serviço por 30 dias sem pagar nada. Essa é uma ótima maneira de atrair usuários para a plataforma, mesmo assim, a companhia vem testando outra estratégia: liberar acesso gratuito a determinados episódios de séries.

Foto por Go to Thibault Penin's profile Thibault Penin/Unsplash

Essa ideia foi colocada em prática recentemente na Índia como forma de divulgar a série Bard of Blood. Também indiana, essa produção foi disponibilizada no acervo da Netflix na semana passada.

Emraan Hashmi, ator que protagoniza a série, chegou a divulgar nas redes sociais que o primeiro episódio de Bard of Blood está disponível para qualquer pessoa (na Índia) sem necessidade de assinatura:

Não é a primeira vez que a Netflix recorre a essa jogada: recentemente, a companhia também liberou o primeiro episódio da série espanhola Elite no México e Colômbia. Em ambos os países, a produção tem feito bastante sucesso.

Questionada sobre a estratégia, a empresa disse em nota que experimenta diferentes meios de aproximar as pessoas de grandes histórias e que não descarta a possibilidade de repetir a abordagem com outras séries e filmes.

Embora a Netflix não tenha revelado as suas intenções explicitamente, é óbvio que o objetivo da companhia com a estratégia é um só: conquistar mais assinantes — se o usuário gostar da série, vai assinar o serviço para assistir aos demais episódios.

Bard of Blood

Bard of Blood

Na Índia, essa ideia pode ter resultados mais expressivos porque, no país, a Netflix oferece um plano que funciona apenas no celular e custa o equivalente a R$ 11 por mês. Você sabe, um valor baixo também é um ótimo chamariz.

Há boas chances de que a Netflix repita a ideia dos episódios gratuitos em outros países, afinal, em tempos de concorrência acirrada — Apple TV+ e Disney+ estão vindo aí —, o conteúdo exclusivo acaba sendo a principal arma da plataforma para atrair assinantes.

Se é assim, convém explorar maneiras de expor usuários em potencial a essas produções — amostras grátis existem porque funcionam.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .

nem sei como fazer isso

Marcelo Roder Ferreira

usa um cartão pre-pago

Pedro do Caminhão

Dá uma spotifada no negócio. Enfia umas propagandas.

Henrique Picanço

Isso me lembrou o especial da Netflix no SBT, após um Teleton, anos atrás...

zoiuduu .
se tivesse uma opcao de pagar no boleto ia ser melhor, nao confio em cartao de credito, msm pq já me roubaram nele e nem sabiam a senha
Fabio Santos

É uma ótima opção, porém deve servir para conter a concorrência, até porque é impressionante como em questão de horas tudo que tem no Netflix já caí no mundo dos torrents.

Anderson Antonio Santos Costa
Com essa grande concorrência nos serviços de streaming, provavelmente TODOS criarão um jeito de sobreviver, nem que seja com um plano gratuito com anúncios como ocorre nos serviços de streaming de música.