Início » Aplicativos e Software » Os novos gestos para edição de texto no iOS 13

Os novos gestos para edição de texto no iOS 13

Novos gestos para edição de textos no iOS 13 facilitam a escrita em aplicativos; outros talvez sejam melhores em telas maiores

Por
01/10/2019 às 16h46

A versão de 2019 dos sistemas operacionais da Apple marcou a separação entre iOS 13 e iPadOS. Neste segundo caso, notamos a intenção da empresa em aproximar ainda mais a experiência do tablet a de um desktop tradicional e, para tanto, a atualização inclui novos gestos de edição de texto tanto no iOS 13 quanto no iPadOS.

iOS 13

Gestos para edição de texto no iOS 13

Quem estava acostumado a segurar na tela para posicionar o cursor no local desejado com a lupa, já deve ter percebido que isso mudou. Selecionar o texto, copiar, recortar e colar ainda podem ser feitos à maneira antiga, mas os novos gestos tendem a economizar tempo.

1. Alterar a posição do cursor:

Segure a barra de espaço até as letras desaparecerem, depois mova o dedo como se a tela fosse um trackpad para arrastar o cursor entre o texto.

arrastar o cursos no iOS 13, segurando a barra de espaço

2. Selecionar um texto:

  • Para selecionar apenas uma palavra: toque duas vezes nela;
  • Para selecionar um parágrafo inteiro: toque três vezes nele;
  • Para selecionar um trecho qualquer: segure em uma palavra e comece arrastar pelo texto.

Seleção de texto no iOS 13

3. Copiar o texto selecionado:

Ao selecionar o texto, automaticamente aparece a opção para copiar, mas também é possível fazer o gesto de pinça para dentro, com três dedos, que o texto será copiado.

4. Recortar o texto selecionado:

Ao selecionar o texto, deve-se usar o mesmo gesto de copiar duas vezes para o texto ser recortado.

5. Colar o texto:

Depois que um texto tiver sido recortado ou copiado é necessário fazer o gesto da pinça para fora, com três dedos, para colar o texto — como se estivesse soltando ele na tela mesmo.

6. Desfazer digitação:

Errou? Arraste três dedos para a esquerda.

7. Refazer a digitação:

Arraste três dedos para a direita.

8. Mover uma palavra ou frase para outra posição:

Pouca gente usa esse aqui, mas é legal ter ciência desse recurso.

Ao selecionar uma palavra ou uma frase e depois segurar essa seleção, é possível mover essa sentença para outro local do texto. Útil em casos de trocar uma palavra de lugar sem ter que reescrever ela de novo.

mover palavra ou frase no iOS 13

Um atalho para telas pequenas

Óbvio, esses gestos foram pensados para telas grandes, especialmente as versões do iPhone Xs Max, 11 Pro Max e para os iPads. Não é agradável fazer esses movimentos em celulares menores como o iPhone 6s ou SE (que ainda receberam a atualização para o iOS 13) ou mesmo se estiver em movimento.

Nesses casos, há atalho mais fácil para exibir os controles do texto: toque com três dedos na tela e a barra com os comandos desfazer, recortar, copiar, colar e refazer aparecerá.

barra de edição de texto iOS 13

Ainda que os botões antigos estejam presentes, a única opção que ficava de fora era o comando de desfazer e refazer, sendo necessário agitar o celular para acessar este recurso. Tocar três vezes na tela me parece menos espalhafatoso.

Mais sobre: ,