Na semana passada, a empresa de transportes Metra e a plataforma UBus colocaram em operação uma linha de ônibus por aplicativo para ligar o munícipio de São Bernardo do Campo à região da Berrini, na capital paulista. Mas o serviço teve que ser paralisado: para a Prefeitura de São Paulo, a nova modalidade é “clandestina”.
- Metrô do Rio terá armários para receber suas compras online
- São Paulo anuncia pagamento de tarifa de ônibus com celular ou cartão NFC
Nas redes sociais, é possível perceber que a linha 376-SBC, como foi identificada, agradou à maioria dos usuários que já testaram o serviço. O preço da passagem é de R$ 14,50, um valor considerável. Em contrapartida, o ônibus oferece vários itens de conforto, como poltronas reclináveis, ar condicionado, bagageiro, Wi-Fi e tomadas USB.
O principal atrativo é o aplicativo UBus, disponível para Android e iOS. Por meio dele, o usuário informa os pontos de origem e destino, define o horário em que deseja viajar e reserva seu assento no ônibus — como o veículo tem padrão rodoviário, os passageiros não viajam em pé.
Em seguida, o UBus indica qual é o ponto de embarque mais próximo à região indicada pelo usuário e faz a cobrança da passagem. A tarifa pode ser paga com cartão de crédito ou via cartão de transporte BOM.
Para colocar os ônibus em operação — todos são novos e foram adquiridos especialmente para operação na linha 376-SBC —, a Metra obteve autorização da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), companhia pública que gerencia o transporte intermunicipal na Grande São Paulo e outras regiões do estado. Por que, então, o serviço foi barrado?
A EMTU é uma empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo. Os ônibus foram impedidos de circular pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo. Aparentemente, a suspensão da linha é efeito de uma falta de comunicação entre os dois órgãos.
Em nota, o órgão ligado à prefeitura informou que “o serviço UBus não está credenciado e, portanto, é clandestino. O credenciamento visa garantir a segurança dos munícipes e prevenir a ocorrência de acidentes”.
Por conta disso, a Metra foi obrigada a interromper o serviço. Na segunda-feira (30/09), a companhia chegou a ter um dos ônibus da linha apreendido por agentes da prefeitura da capital.
Procurada, a UBus explicou que a sua plataforma continua em funcionamento, pois a empresa não é uma concessionária, apenas presta serviços de tecnologia.
Já a Metra reforçou que tem autorização para circular entre São Bernardo do Campo e São Paulo, e que os veículos da linha são novos e, portanto, estão em perfeitas condições de rodar. Nas redes sociais, a companhia tem explicado aos passageiros que o seu setor jurídico já está recorrendo para retomar a operação.
Com informações: Diário do Transporte.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Brasil é uma maravilha ein...
Espero que as pessoas que seriam beneficiadas por esse serviço, tenham o mínimo de interesse para saber do porque de não poderem escolher o que querem.
É óbvio que estou falando da Prefeitura de São Paulo, que já tem histórico de querer barrar e regular alternativas aos ônibus e táxis. Quer dizer, óbvio pra todo mundo menos você que parece ter dificuldade intelectual pra interpretar um simples comentário, pra variar.
Para mim a contagem de deslike sempre apareceu.
Tragam um troféu para este mito!
Putz, nem gosto do Doria, mas isso é polêmica inflada.
Ele não inventou ração humana. A farinata é distribuída pela igreja católica faz tempo. Eu era criança e já tinha. E nunca teve nada demais. E não vejo problema algum distribuir nas escolas. Ai apreceu do nada o papo de ração humana e comida exclusiva das escolas. Mas eu procurei e não vi ele falando isso nem de longe.
Pixação é feio. E a maioria foi pixação mesmo. Teve poucos muros com grafite pintado.
Vc tem vários pontos reais pra falar mal dele. E provavelmente eu vou concordar. Mas esses não são.
Pelo menos isso é bom. Imagina a desgraça que deve ser ter o Bruno Covas reeleito.
Como falei, não era o melhor. Mas perto do Brunco Covas qualquer um é a melhor alternativa.
O Estado mantém um monte de exigências esdrúxulas para a concessão. Não importa se quem está fornecendo o serviço é uma empresa privada, no final quem realmente controla é o Estado. Se não posso moldar o modelo de negócio da minha empresa como for conveniente, então não sou eu o controlador. Exatamente por isso no mundo todo o setor de transporte coletivo tem pouquíssima ou nenhuma inovação e muitas grandes metrópoles sofrem com crises no transporte coletivo.
Alguém precisa fazer uma "placa" disso!
Infelizmente tem muuuito oq evoluir :/
no meio do esgoto sempre tem uns toletes que boiam e ficam em destaque
o que o dória teve de descaso descredita o que ele fez de bom
virar ancap é uma ideia ruim, mas n falta argumento
O Disqus pra variar, não tem a menor ideia do que está fazendo.
Antes tinham o papo que o Deslike era prejudicial, e não ajudava em nada a discussão.
Não mostrando o numero, incentivava as pessoas a escreverem, quando discorda, Quando tem o numero de Deslike a maioria só dá Dislike e sai correndo. Não nenhuma discussão.
Fora o fato que criar um conta no Disqus é que nem família de ratazanas, qualquer um pode fazer 300 contas fake, só pra comentar em algo, e agora só pra dar deslike. (Acredite tem gente que faz isso, tem louco pra tudo nessa vida).
Disqus é um bando de incompetentes. Eles não tem ideia por onde seguir, e ainda faz enquete pra tentar decidir o que fazer...
Simples, o Bruno Covas não é considerado pela esquerda um candidato competitivo para concorrer contra um candidato deles em SP.
Pensei o mesmo: NÃO É PRA MOSTRAR QUE DÁ CERTO!! vai que a população se toca e compra a ideia, como vamos continuar tendo um lucro absurdo?
Então tem que voltar com isso para haver transparências nos comentários, cansei de ver somente likes, nesta vida nem tudo são flores e pode sim aguentar os espinhos, é normal ser reprovado por ser troll, idiota, repugnante, preconceituoso e afins semelhantes!! Contador de deslikes no YouTube JÁ!!!!!!
Mas o YouTube *tinha* contagem de dislike. O valor do comentário podia ficar negativo.
Porque são merdas ainda maiores, só isso mesmo.
nao era bug, o contador foi removido de proposito por um tempo
https://blog.disqus.com/bri...
Mass como eles vao "comprar um monte de trens" se tiver essa concorrência com os app!?
Deslike por motivos d testes 😉
Agora a treta ficará real; o YouTube deveria fazer o mesmo nos comentários--somente o botão like funciona!!
Até que tinha mesmo, mas, não era contado os números, ou seja, como se fosse bugado!! Espero que os comentários do YouTube tenha o mesmo recurso(somente o botão like funciona!)!
Legislativo e Executivo só fazem isso quando têm o Judiciário por trás...
em São Paulo o Judiciário e o MP são puxadinhos do PSDB
alguém viu o MP fazer escândalo por causa dessa "concorrência" obviamente viciada ? enquanto isso viviam perseguindo o Haddad por causa das ciclovias (que estão sendo aproveitadas por ciclistas e patinetes motorizados)
ps. a "concorrência" foi modificada para um prazo de validade de "apenas" 15 anos e valor de "apenas" 63 bilhões...pelo jeito tá tudo limpo agora, o fato de ter havido apenas um lance por lote não deixou indignados os ínclitos procuradores
http://agenciabrasil.ebc.co...
A função do Covas até agora tem sido manter a Oligarquia corporativista e impedir a todo custo o livre mercado, só uma ou duas empresas que podem atuar no mercado e oferecer péssimos serviços e caríssimos.
O povo está ferrado na mão de socialistas e da oligarquia, mas também não dá para ter pena do povo já que é o próprio que sempre cai no papo desses sujeitos.
Exatamente, me lembro que na época a globo só atacava o Dória, era como se não existisse mais nenhum outro governante. Agora não falam mais praticamente nada dele, voltaram o foco para o Crivella e o Witzel, sem contar o alvo preferido deles: o Bolsonaro rsrs
E soda, também me esforço todo dia para não virar ancap.
É verdade, eu não tinha reparado isso. Lembro que bem no início tinha contador, mas depois de polêmica tiraram. Agora pelo visto voltaram com ele
https://blog.disqus.com/bri...
Todo dia um esforço diferente pra não virar ancap.
Sempre teve, mas não tinha um contador.
Quando você dava dislike, ele apenas indicava uma seta vermelha para baixo, mas mostrar quantos também fizeram isso.
Mas sempre teve dislike, só não tinha um contador.
Ué, Disqus sempre teve dislike, nao?! Senão sempre, pelo menos há BASTANTE tempo
Deixa ver ... Hmm funcionou.
Não recebe as críticas porque as merdas que faz não são midiáticas quanto as do patrão Dória. Bruno Covas não é burro de "inventar" ração humana e depois sair gritando propositalmente pra todo mundo que vai distribuir na escola; de apagar quilômetros de grafites com o pretexto de eliminar pichações e substituir por "muros verdes" que seriam totalmente bancados pela iniciativa privada (e que, em maioria, já nem estão no lugar hoje); e, o mais importante - não é burro de achar que a máquina pública funciona igual uma startup minúscula onde o chefe manda e em segundos a empresa muda de direção. (in)felizmente as coisas não funcionam assim e até um garoto do ensino médio consegue perceber, que dirá um cara que se relaciona com o Estado há décadas.
O problema é aquela historinha linda de superação que esse povo adora contar. E feita pra galerinha bater palmas.
No mais, o Estado não controla nada do transporte coletivo - e, dentro do escopo que controla, controla tanto o "velho" transporte coletivo quanto esse "novo". Logo, a alternativa melhor/pior não passa necessariamente pelas mãos do Estado ;)
dei um dislike em seu comment apenas por motivos de testes, agora sim vai começar a treta no comments com essa nova function hahaha.
Se não tiver o Legislativo e o Executivo por trás nada disso acontece.
Sei que meu comentário tem nada a ver com o assunto, mas, percebi que o Disqus está permitindo o deslike, galera estão aprovando isso ou não?! Seria uma boa que o YouTube também permitisse deslike nos comentários(o botão não funciona!)!
Aqui na minha cidade não só temos a oportunidade de ficar nessas condições que você citou, mas temos o privilégio de nossos motoristas serem aspirantes a pilotos de corrida, que por algum motivo, sentem que quanto mais cheio o ônibus mais rápido eles precisam fazer curvas e passar por cima de buracos!
Se não fosse o Estado quem nos garantiria a segurança dos munícipes e preveniria a ocorrência de acidentes?
Bruno Covas como presidente faria uma grande serviço ao libertarianismo.
Essa gestão tucana é um verdadeiro retrocesso. Primeiro tiram ciclovias, agora barra outro modelo de mobilidade. Esses caras não andam de transporte público, mas comem uma grana pesada por baixo dos panos.
Bom mesmo é ficar todo mundo de pé num ônibus que mais parece um microondas ambulante. Ajuda a construir caráter, a prefeitura está pensando na questão moral. O que seria de nós sem eles?
Perto do Bruno Covas o Dória era um candidato muito melhor. Bruno Covas é de longe pior que o Malddad.
O Dória foi muito criticado por birra da esquerda, já que ele tirou a prefeitura do Malddad. O Dória não era exatamente o melhor candidato, mas fez algumas coisas boas. Já o Bruno Covas só merda desde o começo e não estão recebendo nem perto as críticas que o Dória recebeu.
Qual o problema em ser um negócio feito por herdeiros? Se der certo, eles ganham ainda mais dinheiro e muitas pessoas são beneficiadas com uma alternativa melhor que o lixo de transporte coletivo controlado pelo Estado. Se der errado, perderam a herança.
burocrata idiota
é, são bobinhos né, o mesmo pessoal da concorrência de ônibus em SP, com valor de 70 bilhões (eu 70 bilhões) em 20 anos, e onde dos 32 lotes da concorrência 31 tiveram lance único
E só pra deixar claro, apesar de serem empresas distintas (UBus e Metra), a primeira só existe pela segunda, é o que a Iti é pro Itaú, por exemplo). E é negócio de família ainda por cima, aquele belíssimo créme de la créme do empreendedorismo brasileiro, feito por herdeiros mi(bi?)lionários que trabalharam duro pra chegar lá.
Então, não sei mesmo se SP merece mais que isso, afinal foi a população que elegeu o garotão aí, que faz parte do mesmo grupo que está "acelerando" SP.
Acho engraçado demais essa situação porque, no lançamento da plataforma UBus lá no evento da ANTP, a "CEO" da Metra bateu no peito em vários momentos dizendo que deseja que a plataforma seja adotada por quaisquer empresas que se interessarem, EXCETO empresas clandestinas que não praticam transporte regulamentado (tentando com isso dar uma cutucada no Buser e afins). Ora ora, parece que o jogo virou né?
O mais curioso disso é que o atual prefeito só está lá por culpa do atual governador. Pra ver como é sempre bom estar atento aos vices.
Em nota, o órgão ligado à prefeitura informou que “o serviço UBus não está credenciado e, portanto, é clandestino. O credenciamento visa garantir a segurança dos munícipes e prevenir a ocorrência de acidentes”.
Corrigindo alguns caracteres errados:
"O credenciamento vi$a garantir a $egurança dos munícipe$ e prevenir a ocorrência de acidente$"
Estamos há 0 dias sem o Estado atrapalhar nossa vida. Nosso recorde é 0 dias.
Estado fazendo merda, novidade, né? kkk
pois é, ia perguntar para o cara o que a bunda tinha a ver com as calças, mas agora ele apagou o comentário ...
Isso era certo que ia acontecer. Esse prefeito de SP é uma das piores coisas que aconteceram pra cidade nas últimas administrações. SP merece bem mais que um bando de burocrata idiota barrando melhoria que se reverte em bem-estar pra população.
O ônibus fornece segurança, conforto e agilidade num ótimo preço. São itens proibidos, por isto é um ônibus clandestino.
Mas tá certo, se você ler a matéria são 2 empresas. Uma presta o serviço de tecnologia que conecta o cliente com o prestador de serviço e a prestadora de serviço.