Esta quarta-feira (2) foi a data escolhida pela Microsoft para anunciar as novidades da linha Surface. E que novidades! Uma delas é o Surface Duo, celular com tela dupla dobrável que, acredite, roda o Android como sistema operacional.

Microsoft Surface Duo

Além do formato incomum, o Surface Duo chama atenção por, até certo ponto, marcar o retorno da Microsoft ao mercado de dispositivos móveis depois do fracasso do Windows Phone. O plano aqui, porém, não é disputar espaço com os smartphones convencionais que estão disponíveis aos montes por aí.

A ideia é permitir que o usuário tenha a praticidade dos smartphones combinada com novas experiências de uso. É possível, por exemplo, deixar o Surface Duo na horizontal para que a tela inferior mostre um teclado virtual ou mantê-lo na vertical para exibir dois aplicativos ao mesmo tempo — um em cada tela.

Como o aparelho roda Android, o usuário tem acesso a todo o acervo de aplicativos da plataforma. Porém, em vez do Android 10, a Microsoft colocou o Android 9 Pie aqui — trata-se de uma versão adaptada para duas telas, obviamente.

A Microsoft ainda não liberou os detalhes sobre o hardware, mas, aparentemente, a ficha técnica não deixará a desejar. Fala-se, por exemplo, que o Surface Duo mostrado nas imagens é equipado com o Snapdragon 855.

Já as telas têm, cada uma, 5,6 polegadas de tamanho. Juntas, elas formam um display de 8,3 polegadas. Note no vídeo que o aparelho pode ser dobrado em 360 graus, de modo que uma tela fique de costas para a outra.

O Surface Duo ainda é um produto em desenvolvimento. Por conta disso, a ficha técnica, detalhes do design externo e a versão do sistema operacional devem mudar quando o produto chegar ao mercado.

Isso não deve acontecer tão cedo: a previsão da Microsoft é a de que o Surface Duo seja lançado somente no final de 2020.

Que fique claro que este não é o único anúncio da Microsoft nesta quarta-feira. Entre as demais novidades estão o Surface Pro X, o Surface Pro 7 e o Surface Laptop 3, além dos fones true wireless Surface Earbuds. Estes, sim, chegarão em breve.

Com informações: Wired.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tori

Os caras estão na Disney

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Tem gringo achando que ele roda Windows 10 AND Android...

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Ainda bem que tem um ano pela frente para ser lançado.

rmcrys

Toda a gente entendeu, mas Android by MS continua sendo Android. Você não pode rodar o seu Photoshop, Premiere, Steam ou Office de desktop ou ferramentas de diagnóstico de rede habituais.

rmcrys

Este smartphone tem um conceito muito interessante, assim como o Fold e o Huawei equivalente. No entanto são primeiras gerações com muito para melhorar. Neste caso o smartphone é muitíssimo largo e não cabe no bolso um casaco ou calças, é preciso uma mala. Além disso para atender chamadas é necessário abrir e rodar totalmente os ecrãs para falar no ouvido. Isso é muito trabalho e tempo só para atender chamadas. Ou seja, potencial muito limitado.

E sendo Android, para isso o pessoal opta pelo Samsung Fold 2 que terá talvez modo DeX e fechado é como um smartphone normal e já terá muitos melhoramentos/ correções em comparação a este Fold 2019.

Para mim a Microsoft está a dar claramente o passo para ARM64 e lentamente a converter tudo, exceto em servidores. Não estranho que em 10 anos o Windows para servidores seja ainda x86 mas o Windows para consumidores seria exclusivamente ARM

Marcio Marquete

Não entenderam o propósito gente?
Não tem Android by Samsung, Moto, Sony, Asus e etc.?
Então é Android by MS.

Luis de Vaz Lobo

Extrema burrice até ser feito. Tem coisas que são melhores no Windows, convenhamos. Não limite sua mente.

marcos_5000
Não sei se alguém notou ou já comentou, mas... O vídeo desse smartphone, é a continuação do vídeo do Surface Neo. :D
Joao

G8X nem chegou no mercado coração. Tem só o V50 que é sucesso onde foi lançado.

Joao

Ela não precisaria fazer propaganda das "quinquilharias" na apresentação. A questão é que a Microsoft sabe que os produtos concorrentes dela não prestam (Bing, Bing Mapas e etc).

Joao

Dual boot não é interessante não. Vai ocupar boa parte do armazenamento com os sistemas sendo que um não suportaria o armamento do outro. Suas coisas iriam ficar em ambientes separados. É extrema burrice isso.

Joao

"Adaptada para duas telas"
O Android já suporta duas telas. LG V50 e LG G8X que o digam.
O Android 10 tem suporte melhorado.

Caleb Enyawbruce

sensacional!!

Sid

Concordo. Para celulares o Android é o caminho. Apesar do Windows ser ótimo, ela entrou tarde no mercado e os desenvolvedores não se interessaram e ele ficou praticamente sem app, agonizando até praticamente morrer. Porém, o Surface que me refiro é o tablet que com Windows vai muito bem, mesmo porque roda a maior parte dos programas para PC. Para quem trabalha, dá aula ou viaja muito (estou nos 3 casos) é ótimo. Carregar notebook é muito ruim, você começa carregando 2 Kg e no final parece que está com 50 kg nas costas. Não dá para usar direito no avião sem incomodar o passageiro do lado, além de ficarem mandando guardar toda hora.

Marco Antonio
beirando a perfeição, pecando só no OS kkk porém .. quero.
Exibir mais comentários