Início » Celular » Microsoft volta aos smartphones com Surface Duo, um dobrável com Android

Microsoft volta aos smartphones com Surface Duo, um dobrável com Android

Microsoft Surface Duo deve ser lançado somente no final de 2020, porém

Emerson Alecrim Por
02/10/2019 às 14h23

Esta quarta-feira (2) foi a data escolhida pela Microsoft para anunciar as novidades da linha Surface. E que novidades! Uma delas é o Surface Duo, celular com tela dupla dobrável que, acredite, roda o Android como sistema operacional.

Microsoft Surface Duo

Além do formato incomum, o Surface Duo chama atenção por, até certo ponto, marcar o retorno da Microsoft ao mercado de dispositivos móveis depois do fracasso do Windows Phone. O plano aqui, porém, não é disputar espaço com os smartphones convencionais que estão disponíveis aos montes por aí.

A ideia é permitir que o usuário tenha a praticidade dos smartphones combinada com novas experiências de uso. É possível, por exemplo, deixar o Surface Duo na horizontal para que a tela inferior mostre um teclado virtual ou mantê-lo na vertical para exibir dois aplicativos ao mesmo tempo — um em cada tela.

Como o aparelho roda Android, o usuário tem acesso a todo o acervo de aplicativos da plataforma. Porém, em vez do Android 10, a Microsoft colocou o Android 9 Pie aqui — trata-se de uma versão adaptada para duas telas, obviamente.

A Microsoft ainda não liberou os detalhes sobre o hardware, mas, aparentemente, a ficha técnica não deixará a desejar. Fala-se, por exemplo, que o Surface Duo mostrado nas imagens é equipado com o Snapdragon 855.

Já as telas têm, cada uma, 5,6 polegadas de tamanho. Juntas, elas formam um display de 8,3 polegadas. Note no vídeo que o aparelho pode ser dobrado em 360 graus, de modo que uma tela fique de costas para a outra.

O Surface Duo ainda é um produto em desenvolvimento. Por conta disso, a ficha técnica, detalhes do design externo e a versão do sistema operacional devem mudar quando o produto chegar ao mercado.

Isso não deve acontecer tão cedo: a previsão da Microsoft é a de que o Surface Duo seja lançado somente no final de 2020.

Que fique claro que este não é o único anúncio da Microsoft nesta quarta-feira. Entre as demais novidades estão o Surface Pro X, o Surface Pro 7 e o Surface Laptop 3, além dos fones true wireless Surface Earbuds. Estes, sim, chegarão em breve.

Com informações: Wired.