A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (2) um projeto de lei que obriga os celulares fabricados ou montados no Brasil a serem equipados com um receptor de rádio FM. Pela proposta, as empresas teriam que habilitar a função antes da comercialização do aparelho no país.
O projeto de lei 8438/2017 é de autoria do deputado Sandro Alex (PSD-PR) e determina que “os aparelhos de telefonia celular que são fabricados ou montados no país deverão conter a funcionalidade de recepção de sinais de radiodifusão sonora em Frequência Modulada”. Eles precisam ser compatíveis com as frequências adotadas no Brasil, entre 76 e 108 MHz.
Na justificativa, o deputado afirma que 97% dos celulares produzidos no mundo já são equipados com um receptor de rádio FM, mas apenas 34% possuem a função ativada. “Obriga-se, assim, que o consumidor adquira um pacote de dados, de forma onerosa, para o acesso às transmissões via streaming, tecnologia mais suscetível à instabilidade de transmissão”, diz Alex.
Para o relator do projeto na comissão, o deputado Amaro Neto (REP-ES), “não é razoável que as empresas de telefonia e a indústria de aparelhos celulares não possibilitem a recepção das transmissões por motivações comerciais, em prejuízo da segurança pública e dos consumidores, que ficam impedidos de acesso móvel a relevante serviço público de comunicação”.
A proposta original também previa um cronograma de implementação do rádio FM em celulares fabricados no Brasil no prazo de até 90 dias, mas um substitutivo removeu esse artigo. Pela versão atual do texto, a lei deverá entrar em vigor em 180 dias após a publicação.
O texto seguirá para análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo, ou seja, não deverá passar pelo plenário da Câmara. Se aprovado, será enviado ao Senado antes da sanção presidencial.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
A maioria dos brasileiros com celulares não tem acesso à internet fixa e os planos móveis que essa parcela da população, se e quando consegue pagar, não dá para fazer streaming de audio. Portanto, pare de olhar pro seu umbigo, olhe fora da sua bolha e pense nos milhões que ainda dependem das radios para se informar e entreter.
Por aí dá pra ver o nivel dos deputados brasileiros.
Esse génio deveria também exigir que os celulares tenham código morse, enviem faz e toquem fitas cassete. E porque não também enviar e receber mensagens por telex ?
Google Maps não é essa maravilha toda não. Já me vi em congestionamento por causa de acidente sendo que o mapa não indicava nada sequer de tráfego lento. Quanto a acidente sei que é o usuário quem tem que informar e tal mas mesmo assim não confio no aplicativo cegamente.
Mais um projeto de lei elaborado enquanto se dava a descarga. Não basta fazer merda na privada, tem que jogar na população e empresas também.
Pros gados concordando: Sandro Alex e dono de rádio e o Amaro Neto radialista
Pra mim tem que surrar esses corporativistas
https://uploads.disquscdn.c... Compra um aparelho pra vc sem querer me obrigar a ter algo que nao quero so pra beneficiar politico dono de radio
os celulares usam os fones de ouvido como antena
Rádio FM é um formato ultrapassado, em pleno 2019 querer insistir nisso é desnecessário. Até grandes rádios já disponibilizam seu conteúdo por streaming.
Deve-se agora procurar difundir a internet, torná-la mais acessível.
Não faz sentido essa ideia de que a fabricante pôs hardware pra radio FM mas por software ela mitigou ele. iPhone por exemplo nunca contou com rádio Radio FM simplesmente por não possuir o hardware necessário, por justamente ele ser desnecessário, então nem poderia ser ativado por software algo que n tem.
Se quer ouvir radio no smartphone só baixar o app e ouvir.
Pois é.... "social democrático"... Faz sentido.
Hahahaha. Liga não... O infeliz é apenas mais um zumbi mortadela...
Para ele, até eclipse solar é culpa do governo.
NOVA ERA!
aqui eh bem tranquilo. mas o que seria da vida se nao pudessemos zoar os bolsominions?
daqui a pouco obrigam a todos os celulares a terem receptor da tv digital tb pra pode ver sbt e globo HD
O cara do interior que ouve rádio não vai ouvir no celular, vai ouvir no radinho de pilha, no elétrico, no carro e essa pessoa geralmente não pega transporte público.
O público do rádio vai continuar, mas eu não vejo necessidade de ficar obrigando ter FM nos celulares. Ouve quem quer, compra celular com FM quem quer.
Existe aqueles que legislam pela causa dos co-partidários pra tentar disfarçar
Só por essas justificativas ufanistas que essas merdas passam na Câmara e no Senado, não precisa comprar não, o que mais tem é radialista, dono de rádio que são políticos nesse país.
só cuidado com o efeito bolha...
Esse povo não tem mais o quê fazer não?🤨
Não entendi. O que o governo tem a ver com a lei do deputado Sandro Alex do PSD?
Se nao tiver nao poderá ser vendidos
A família dele e dona d fm
A família dele e dona de uma emissora de rádio no PR
Futebol ao vivo... Radio d trânsito... Nativa FM
As principais emissoras ja tem LIVE pelo YT inclusive as transmissões d futebol
Q nós msms colocamos lá, o que é mais deprimente. 😑
Mas você tá em todas pra trollar, hein Elliot, não tem nada interessante pra fazer aí no Canadá não?
Quer ouvir rádio vai no YouTube, a maioria das rádios faz live lá, como a jovem pan diz: a rádio que virou tv, apesar que no começo dos anos 90 ela já teve uma TV, a jovem pan tv!
esse é o motivo para essa lei, os podcasts estao ganhando espaço e ficando popular como nunca antes e eles acham um risco nós ouvirmos noticia ou opiniões verdadeiras e sem manipulação!
se preocupar por rastreamento via sinal FM pra que? vc ja usa o melhor rastreador/escuta de todos chamado Smartphone lol
Ouvir radio pra que?? Maioria é tudo noticia manipulada e musica repetida praticamente de 30 em 30 min, isso ai tem um motivo e é a popularidade que os Podcasts estao ganhando, eles acham que a galera vai preferir ouvir uma programação cheia de lixo do que algo que realmente informa! Fora que isso vai deixar os aparelhos mais caros ainda...
Amigo, deixa eu te contar um segredo: todo lugar no mundo é assim. E não estou falando que é bom por causa disso, mas sim o total contrário.
Perai, mas o projeto foi aprovado em várias comissões com dezenas de deputados diferentes haha
Será que ele está comprando todos os deputados, esperando o retorno financeiro que virá via publicidade na rádio dele com o aumento de audiência quando os smartphones de Ponta Grossa PR tiverem o rádio FM ativado? Será? Hahaha
Toda lei tem prós e contras. É muito provável que esses 3% não vão encarecer muito, até porque se encarecerem, perdem mercado para os concorrentes da mesma faixa de preço que já vem com chip FM integrado. Entendeu? :)
Tem que privatizar esse governo!
Só pq prefiro ouvir rádio no carro? Passo a maior parte do dia ouvindo minhas próprias músicas, qual problema em ouvir rádio pra me informar e ouvir um pouco do q tá passando na cidade?
Existe algum politico no Brasil que não esteja legislando em causa própria?
Não tem conhecimento sobre música então.
Então basicamente esta será uma medida que vai desestimular as fabricação de smartphones top de linha no Brasil.
Agora guenta o iPhone vai ficar 500 conto mais caro com o novo e revolucionário recurso de rádio FM
Os SoCs antigos tinham. Os mais recentes não tem.
NosEUA tem os rádios de ondas curtas (tipo um rádio AM).
Ele é usado para muitas informações (emergências, alertas, etc), e já estão pensando em obrigar "qualquer aparelho vendido" a ter suporte a isso.
https://uploads.disquscdn.c...
so elegemos debilmentais nesse país
As duas coisas são extremamente ruins, de qualquer forma
"Sandro Alex é um radialista, advogado e político brasileiro filiado ao Partido Social Democrático."
Agora entendi.
Projeto de lei de 2017, mas tá, nova era então
Ajudar o país a ir pra frente nada né? Vai cagar!
e se vc kiser comprar um dos 3% q nao tem radio?
No congresso dos Estados Unidos,há uma grande movimentação por parte de muitos parlamentares,para que a Apple ative o receptor de rádio dos seus iPhones,por razão de segurança,para prevenir possíveis desastres naturais.
Meu Moto X Style não tem rádio, achei um sacrilégio quando descobri.
Não, pois é apenas um receptor de sinal. Não emite nada, só recebe.
É pra ouvir a voz do Brasil :D:D:D:D:D:D
Pelamor ... esse povo não tem o que fazer mesmo
3GB RAM já é pouco, tu estás em 2014 ainda!?
Normalmente os tops não vêm!
Mas o Google maps é waze fazem isso com mais eficiência e se tu moras no Rio tem também o Centro de Operações!
Vermes malditos!
Mais uma razão para a importação!
Sei lá, não utilizo isso!
Tenho um dumb phone antigo da LG que tem rádio FM, e o rádio não precisa de fone de ouvido pra funcionar.
IPhone tem receptor FM sim, não sei se todos, mas alguns modelos tem.
Dormi e acordei em 1999 de novo?
nesse caso, a absoluta maioria dos android topos de linha possuem o hardware para o FM, só bloqueiam o software, quer seja por lobby quer seja por público algo, mas como disse outro amigo aí, quanto mais opções tivermos melhor, ainda mais opções adicionais sem custos adicionais
E só comigo ou rádio de celular só pega bem quando você fica segurando ele (pois aí o seu corpo vira a antena)?
Vai aumentar o tempo de atualização do software, sempre que o hardware daqui for "especial"
Deve ter algum lobby por ai com empresas de rádio (quem sabe ate o grupo Globo querendo aumentar sua receita rs) , pois com certeza se todos aparelhos viessem com rádio muitos ainda iriam ouvir e quem sabe o gosto por uma radiozinha voltava. Eu ouço CBN e Joven Pan no carro as vezes.uma forma de manter "informado" no transito, mas prefiro Podcast hehehe
Realmente, Apple já tinha iTunes, mas ainda assim, Android n tinha nada e já n existia FM nos topo de linha.
Enquanto sobram advogados e burocratas, faltam cientistas e engenheiros, o que explica o atraso tecnológico do Brasil.
cuidado, sua generalização está incorreta, a Apple sempre teve o iTunes e por isso barrava FM, tanto que há anos nem mais o hardware para ter FM tem mais nos iPhones, já nos Android a grande maioria, senão todos, possuem o hardware para FM e alguns apenas desabilitam via software
nem todos, os iPhones não tem o hardware para FM há muitos anos
Isso mesmo.
Possuíam até o 6s/ 6s Plus, mas nuca foi habilitado. A partir do iPhone 7 e 7 Plus, foi removido.
eu vou de podcast
por um receptor, não
se vc já viu celular sem conector P2, vc já viu celular sem rádio FM.
Não tem nada a ver com concorrer com Apple Music. É porque ele serve para compliance com alguns países que exigem que os devices possuam antenas de rádio para receber alertas de emergência (como os EUA).
Na quase totalidade dos devices essas antenas são utilizadas só para isso e não para ouvir música.
Ele tem, alguns países exigem que os devices possuam antenas de radio para fins de transmissões de emergência. EUA é assim, quando há um terremoto ou outro evento significativo é transmitido para os celulares de todo o pessoal no local afetado por ondas de rádio e eles recebem uma notificação avisando.
Então a maioria dos devices consegue receber ao menos o padrão utilizado para essas comunicações (realmente não sei se é AM ou FM).
Justificativa de segurança pública e criar um serviço de avisos de emergência seria uma boa. Agora pro pessoal ouvir música? TMNC...
nova era talkey?
entendi, achei que todos tinham, realmente nunca comprei um fragship deles, pois não tenho coragem de pagar mais de 1mil reais por um celular.
Somente celulares fabricados ou montados no Brasil
É muita falta do que fazer mesmo, bando de parasitas inúteis.
E como vai ficar o iPhone e outros smartphones que não tem sequer suporte via hardware para rádio FM?
ok
Aqui misturo comportamento G1zmodo e Meiobit.
Mas comentei com o intuito de sarcasmo mesmo.
Quando a gente pensa q tão olhando pra população.... ele tá mirando a rádio q, provavelmente, ele é dono ou possui participação. hahahaha!
e foi legal você lembrar do Nokia 3310.
Foi lançada uma versão 4G dele em jan/2018 com 2MP, 256MB de RAM e 512MB de memória interna, e portanto ele seria proibido por essa lei.
Parece q o último iPhone com rádio foi o iPhone6s, a partir do 7 a Apple removeu o bichinho fisicamente mesmo!
Apple sua malvada!
N sei como são os iPhones hj, mas pelo menos antigamente os iPhones possuíam o chip do FM, sim.
Vou até pesquisar, é capaz de ainda ter o chip.
é que eu não exigi muito com o intuito de o comentário não parece tão absurdo (
Pq todos Xiaomi q vc conhece/usa/viu são intermediários. Praticamente nenhum Xiaomi topo de linha tem radioFM. Assim como as outras fabricantes, quando tem radioFM geralmente são os intermediários.
o Redmi 7 lançado há uns 6 meses tem uma versão 2 GB/16 GB
precisamos de uma radio q funcione sem fio, n, pera...
Exatamente! Pessoal pega sua realidade e acha q de todos é assim.
E outra, rádio n custa nada, tá no chip, "a conta já tá paga!". Custa, literalmente, nada habilitar.
Meu único medo com essa lei é se lá no futuro a tecnologia evoluir, mudar e aí sim, tiver q realmente tirar o rádioFM. Mas até lá, temos muito chão pela frente e voto pra: botaRadio.
Independente se o 4G foi ótimo ou uma droga, você sempre terá que adquirir pacotes de dados para usar o serviço. O rádio é de graça. A Anatel obriga sim, as multas que ela aplica normalmente viram investimento em infraestrutura por parte das operadoras.
São duas coisas diferentes.
Desculpe minha ignorância existe alguma forma de rastreamento ou monitoramento de uma pessoa via rádio ? Se tratando de políticos algo bom é que não é
A Apple por exemplo não inclui o chip, ganha com Apple Music. E o chip é uma coisa ridícula, que algum técnico desocupado implementou lá atrás nas especificações originais no maior "why not?", não alterou o custo em absolutamente nada.
Retirar o chip ou bloquear o uso de FM é mesquinharia, pura e simples.
Às vezes ligo pra pegar informações de trânsito, principalmente em horário de rush. Mas na maior parte do tempo é tudo desligado mesmo.
Obrigar as teles a melhorar a rede móvel? Não, isso não é importante
Obrigar as fabricantes a ativar a função FM nos celulares?? Sim, isso é importantíssimo...
PS: contém altas doses de ironia
Sim, sim! Digo obscuro pq eles n falaram: "estamos desativando o rádio pq fizemos um acordo com as operadoras e elas querem q vcs consumam dados, mas especificamente, aquele plano de 200paus/mês".
E o q as fabricantes ganharam nesse acordo? Certamente n iria desativar um recurso de graça, né?
Não é obscuro, é simplesmente não querer que usem transmissão de graça se podem pagar por dados.
E rádio é extremamente necessário em situações de catástrofe. Por mais que o Brasil não tenha furacões e terremotos, tem enchentes e deslizamentos de terra em locais de risco. Então sim, é necessário ter rádio instalado e habilitado.
Nesse caso, o governo tá certo em forçar a habilitação. É questão de segurança pública, se formos no básico.
Então, eu ia falar isso também. São duas questões. Streaming (como no caso da Apple) e acordo com operadoras de telefonia (lembrando que muitos smartphones com 4G são vendidos nas lojas das operadoras).
O pessoal não vê todo esse bastidor e acha que as fabricantes tiraram o rádio FM, porque pouca gente usa e se voltar, aumenta o preço.
O Estado faz muita besteira sim, porém nesse caso eu apoio a iniciativa. Eu sou do Rio de Janeiro capital. Esse mês fui para Engenheiro Paulo de Frontin (uma cidade pequena do Estado do RJ), em uma região onde eu fiquei não pegava sinal de nenhuma operadora literalmente. Não tô falando de 4G ou 3G, tô falando de 2G também. Só funcionava o Wi-Fi do lugar, como estava lotado de gente o Wi-Fi também não aguentou e eu não consegui me conectar. Sobrou só rádio.
Perguntei pro pessoal da região e eles disseram que lá é assim mesmo. Então o cara que vem aqui nos comentários reclamar certeza que é de cidade grande com 4G funcionando até dentro do túnel. Lá eu saía na rua e estava um apagão digital. Fiquei um final de semana lá e pude ver como é totalmente diferente da capital. Rádio é importante sim.
Aí como eles querem resolver o problema? Obrigando as operadoras a chegarem lá com 4G? Mas eles não são contra a intromissão do Estado, ué? Eles têm que entender que nem sempre tem gente suficiente em um lugar pra uma operadora investir "tanto" alí, ela tem outras prioridades de investimento. Agora rádio sempre tem o empresário local que coloca uma rádio de música ou de notícia e que é sustentado pelos anúncios dos comerciantes locais (farmácia, mercadinho da esquina, padaria, etc).
Olha, muita gente escuta rádio, viu! Mesmo tendo opção de streaming/pen drive/whatever, tá lá colado no radiozinho. E n acho q rádio vai acabar tão cedo.
Eu mesmo prefiro ouvir rádio no carro do q ficar ouvindo minhas músicas.
Agora a TioBillSoft™ vai nos agraciar com um Espertofone com duas telas e só coisas bonitas do Windão véidiguerra.
SQN
Também acredito que não vai haver aumento no preço do aparelho.
Isso, tá lá nos apps ocultos do Nova Launcher.... assim como todo o bloatware do google, microsoft e evernotes...
Olha, tem mesmo ali no "apps que nunca vou usar na vida e jogo numa pasta pra eu não ver"
Mas é engraçado... até meu Redmi 7 tem rádio FM...
Não lembro de ter visto celular sem radio FM faz uns anos....
Sempre sou contra do estado metendo a mão, mas dessa vez ele tá certo. RádioFM é um hardware q tá disponível nos smartphones há muito tempo e é bloqueado por algum acordo obscuro.
Não há sequer nenhuma explicação do motivo de manter o rádioFM desativado nos smartphones topo de linha.
Por outro lado, essa lei pode dar problema lá no futuro. Hoje é OK, basicamente qualquer celular tem rádio. Mas e se a tecnologia evoluir, algo mudar e ter q, realmente, tirar o radioFM por algum motivo válido? Como vai ficar? Não vai evoluir, né? =/
Acho que você está 73,8% certo.
- DataFolha
Só pra ouvir a CBN?
Mesmo assim, lá se vai 20 anos sem rádio por opção própria... também nem lembro que existe.
Ué, e já não é assim? Porque abaixo disso é Nokia 3310.
Rádio FM ainda existe...? hahaha
Não é estúpida. A maioria dos smartphones já vem com o chip com rádio FM embutido, porém algumas fabricantes desativam o software, pois sabem que o rádio acaba sendo um concorrente indireto para o streaming. Como algumas fabricantes estão entrando nesse mercado de streaming (Como Apple com Apple Music), eles eliminam um concorrente indireto.
Não vai aumentar o preço do celular. É estranho um celular baratinho de 250 reais ter rádio, mas um celular de 3000 não, né?
N diria q eles bloqueiam por causa desses softwares.
Desde sempre smartphone topo de linha n possui rádio FM e n existia Apple/Google Music. Nem mesmo Spotify existia e rádio FM era algo banido nos topo de linha.
Às vezes penso q é algum acordo entre operadoras e fabricantes com o pensamento: bloqueia o radio pelo menos nos smartphones mais caros q te ajudo em algo.
A lógica deve ter sido essa: Celular mais caro = pessoa com mais dinheiro = pessoa com possibilidade de gastar num plano de dados mais caro.
Dá pra usar o conector do usb-c como antena. O A50 tem rádio e vem com aquele adaptador: usb-c - p2. Basta conectar o adaptador pra usar o rádio.
Não é isso, cara. Eles estão fazendo justamente o contrário. Até os celulares baratinhos estilo Nokia que custam 250 reais já vem com receptor FM.
O que acontece é que os smartphones mais caros estão tendo a funcionalidade do rádio FM removida via software, pois as fabricantes começaram a lançar serviços de streaming e sabem que o rádio é um concorrente indireto para os seus serviços.
Exemplo: Apple Music, Google Play Music, etc.
Então o sistema modular do aparelho já vem com o hardware para rádio FM (que muitas vezes é o mesmo do Bluetooth, Wi-Fi, etc), porém vem desativado a função Rádio FM por padrão. Ele está lá, mas você não pode usar. O sistema já está tão difundido que não vale a pena para as fabricantes comprarem uma placa de outro fornecedor que venha com Wi-Fi, Bluetooth, etc sem o receptor FM, pois acabaria saindo mais caro (eles ganham na escala).
O que a lei deseja é que esse software seja ativado. E é muito fácil gente de cidade média ou cidade grande falar que todo mundo ouve streaming (Spotify, Deezer, Apple Music, etc) e ninguém quer mais saber de rádio. O cara do interior que compra o celular dele, coloca 20 reais de crédito e MUITAS VEZES a cidade dele tem um 4G horrível (quando tem, né), prefere ouvir rádio com música e notícia da região.
Pensar no próprio umbigo achando que vai aumentar o preço do smartphone é um argumento inválido. É diferente de extintor ou kit de primeiros socorros nos carros. Ali ou você tem, ou você não tem. Existe um custo sim, aumenta mesmo que pouco, o preço do carro. Nesse caso mais de 90% dos aparelhos é só boa vontade das fabricantes (como elas não têm, vai a lei e obriga).
E se você percebeu agora serão obrigadas a vir com a nova faixa FM de 76Mhz até 87 MHz, que é onde as rádios AM que estão migrando para FM irão se estabelecer. Olha a quantidade de novas opções que todos nós teremos (Se você não quiser usar e usar só o streaming, beleza. Mas ter opções é sempre bom, porque será util pra muita gente).
O NextRadio só funciona se o seu dispositivo tiver o chip do receptor FM ativado, o que não é o caso na maioria dos aparelhos. Quando o telefone não tem, ele tenta se conectar a rádios via internet (e isso consome dados). Olha as resenhas na Play Store.
Normalmente os equipamentos que tem o chip receptor FM já vêm com um aplicativo de rádio FM instalado do fabricante. Casos de Motorola e alguns Samsung.
De qualquer forma, a coisa (chip FM) só funciona se o telefone tiver entrada de plug P3, para que o fone de ouvido funcione como antena. E essa anta que bolou o projeto, sabe tanto de eletrônica que ignorou esse fato.
Mas o caso mais espetacular é esse papo de que 97% possuem o chip. Isso é muito fantasia da cabeça desse cidadão. Essas estatísticas chutadas são 99% dos problemas da humanidade.
o meu celular tem rádio, mas como só uso fone sem fio, não consigo utilizar...mas enfim, lei sem sentido nenhum
Sim, só que as fabricantes estão desativando, como a Apple faz, porque o rádio concorre indiretamente com o serviço Apple Music dela. Acho certo essa lei, não vai aumentar em nada para o consumidor.
do mesmo jeito que as pessoas NAO TAO PEDINDO por isso em um governo que TEORICAMENTE tenta ser algo perto do liberal, na época do brasil ESTADISTA que voce deve tanto amar, a Dilma empurrou um velho na Anatel que disse que o problema da internet brasileira em parte era com os jogos de computador (o mesmo governo que queria impedir whatsapp de funcionar sem fazer log).
tanto nos 16 anos de PT quanto hoje, a situacao ainda continua a mesma, com governantes idiotas propondo idiotices, e o fato de ter deixado os anos de PT pra tras não da reset na economia nem nos idiotas que estão espalhados pelo brasil inteiro.
Pronto, pode continuar rindo...
Todos os smartphones não já vêm com rádio?
os xiaomis já vem com RadioFM habilitado
"Celulares do Brasil", você aí dono de xiaomi, não se preocupe rsrsrs!
Ué
Achei que ia ter um monte de defensor do FM aqui
"direito do consumidor"
"importante durante catástrofes"
Quando um país é tocado por burocratas (em sua grande maioria advogados), nasce esse tipo de Estado, que regula tudo, que ser o protetor de todo mundo, proteger interesses de determinada classe etc.
Qualquer coisinha também o povo corre pro judiciário. Estamos muito mal acostumados, por isso a ineficiência do judiciário também, que está bastante inflado.
Tem país que mal tem 60 mil advogados; aqui temos mais de 6 milhões, segundo a últimas vez que pesquisei.
Enfim, se o Brasil tivesse o mínimo de leis (já devemos ter passado das 50 mil, somando aí tudo), e focasse em tecnologia e ciência, isso aqui era Top 2 mundial.
Mas não, vamos fazer PL sem noção, escutar meu rádio e ficar mais alienado ainda.
Estado não tem mais com que se preocupar não?
Se a pessoa quer ouvir rádio que compre um radinho de pilha.
Lembrem-se de anotar o nome desse deputado para não votar.
Nada como o Pai Estado para pensar por nós.