O que é lixo eletrônico?

Saiba mais sobre o que é lixo eletrônico, o quão prejudicial ele é para o meio ambiente e conhecer a legislação relacionada

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Cartela definição - o que é ilixo eletrônico
O que é lixo eletrônico? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O lixo eletrônico é um dos grandes desafios da sociedade atual: graças à obsolescência programa e nossa natureza consumista, há muitos dispositivos eletrônicos no lixo causando grandes danos ao meio ambiente. Aqui, você vai aprender o quão ruim ele é para o planeta, além conhecer a legislação relacionada ao tema.

O lixo eletrônico ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) são todos os dispositivos eletroeletrônicos, de celulares, tablets e computadores a TVs, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras e etc., que foram descartados por seus donos.

Há uma preocupação com certos dispositivos descartados de forma irregular (jogados no lixo comum, por exemplo), como celulares, tablets, computadores e outros com baterias, pois estas contêm elementos altamente danosos ao meio ambiente, que não podem ser jogados em qualquer lugar. Além disso, esses aparelhos contém materiais valiosos e metais raros, úteis para fabricar outros eletrônicos com material reciclado.

O lixo eletrônico e o meio ambiente

Com a popularização da telefonia móvel e da computação pessoal, a geração de lixo eletrônico aumentou muito, entretanto comprar um aparelho novo é mais simples do que consertar, como também pelo estímulo da obsolescência programada, praticada pelos fabricantes para fazer como que consumidores troquem seus aparelhos antigos por novos, geralmente uma vez por ano (ou em intervalo menor).

Alguns elementos contidos no lixo eletrônico, embora sejam biodegradáveis, podem permanecer no solo por séculos, contaminando tudo enquanto isso. Já materiais nobres como ouro, prata, cobre e platina, além de metais raros são difíceis de se conseguir na natureza. É preferível sempre que o usuário descarte os aparelhos corretamente.

Jogar celular no lixo comum é crime ambiental?

 o que é lixo eletrônico - imagem iPhone  quebrado
O que é lixo eletrônico? (Imagem: Lucas van Oort / Unsplash)

De acordo com o Artigo 33 da Lei N° 12.305/2010 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos, ou PNRS), o fabricante é obrigado a fazer a logística reversa dos eletroeletrônicos que comercializa. Ou seja, é responsabilidade do dono procurar o fabricante, que é obrigado a recolher e descartar de forma ecologicamente correta.

Para atuar em conformidade com a Legislação, as empresas devem implementar sistemas de logística reversa para recolher e reciclar eletrônicos ou descarta-los corretamente. Da mesma forma, a PNRS prevê sanções tanto à companhia que falhar em cumprir a Lei, quanto ao consumidor que fizer o descarte de maneira inapropriada.

Resumindo:

O cidadão que jogar seu celular no lixo de qualquer jeito poderá ser multado, por isso é importante seguir a legislação e ter consciência ambiental.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TV (televisor) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados