Que serviços são compatíveis com a Alexa no Brasil

A assistente virtual da Amazon, a Alexa, chegou com diversos serviços compatíveis no Brasil para os brasileiros; confira a lista

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Amazon Echo de segunda geração

A Alexa chegou ao Brasil junto com os alto-falantes inteligentes da Amazon, o Echo (3ª geração), Echo Dot e o Echo Show. A assistente, que também fala nosso português (e entende até a linguagem coloquial), funciona com vários aplicativos que já usamos diariamente. Confira a lista dos serviços compatíveis com a Alexa no Brasil.

As configurações de Skills podem ser feitas pelo aplicativo disponível na App Store (iOS) ou na Play Store (Android) e também pelo site alexa.amazon.com.

1. Spotify

O Spotify é um dos serviços compatíveis com a Alexa e com mais usuários no mundo, só no plano Premium são 100 milhões de assinantes. Por mais que a Amazon tenha o Amazon Music já no Brasil, é importante abrir espaço para outras plataformas para não limitar o dispositivo.

2. Deezer

O mesmo vale para a Deezer, que também é usado pelos brasileiros, principalmente, por estar incluso em alguns planos da TIM.

3. iFood

O iFood desenvolveu uma Skill para a Alexa que permite verificar o status do pedido — se está sendo preparado ou já saiu para entrega, por exemplo — e até pedir o prato favorito do usuário, sem precisar abrir o aplicativo.

4. Bradesco

O Bradesco foi o primeiro banco a lançar a própria inteligência artificial para os clientes, a Bia. Ela estará disponível também na Alexa para responder perguntas e realizar serviços como consultas, pagamentos de contas registradas por débito automático.

5. Turma da Mônica

Reprodução/Fan Page da Turma da Mônica no Facebook

A empresa Maurício de Sousa Produções fez uma parceria com a Amazon para levar novas histórias da Turma da Mônica para a Alexa. O conteúdo deve chegar em formato de audiolivro para a família, bastará pedir a Alexa.

6. Nestlé

A Nestlé desenvolveu três Skills para a Alexa no Brasil:

  • Baby&Me: dá dicas sobre escolha de nomes e informações semanais sobre a gestação do bebê;
  • Ninho Rotinas: oferece entretenimento infantil e canções de ninar;
  • Meu Café: fornece receitas e informações sobre origem e fatos sobre o café.

7. Uber

“Alexa, peça para o Uber me buscar em casa”. Será possível escolher até a modalidade do carro (UberX ou Select), mas, aparentemente, o destino deve ser informado ao motorista no momento em que entrar no carro, como ocorre com o app do Uber no Apple Watch.

8. Latam

Com a Skill da Latam para a Alexa dá para ter informações sobre status de voos (de 1 dia anterior ao voo até 3 dias após o embarque) e buscar destinos. Há também um quiz dentro da Skill da Latam para passatempo.

9. Cinemark

Com a rede de cinemas Cinemark e a Alexa permite verificar quais os filmes que estão em cartaz e qual a grade de horários dos cinemas. É necessário apenas informar o nome do shopping após pedir para ela abrir o Cinemark. Infelizmente, ainda não é possível comprar ingressos pela Alexa.

10.Notícias

Rádio CBN, G1, Folha de São Paulo, Estadão, Abril e Uol, Globo Esporte são alguns dos veículos que permite ao usuário apenas perguntar quais as notícias para começar ouvir os principais tópicos do dia.

11. SKY

alugar filmes da sky

A TV por assinatura SKY também é um dos serviços compatíveis com a Alexa, os membros podem fazer buscas dentro da grade de programação, com informações contextuais, por exemplo: “hoje tem algum filme com o Wagner Moura?”.

12. Metrô SP

A partir da Alexa, tenha informação em tempo real sobre as linhas do Metrô e CPTM: “Alexa, pergunte ao Metrô SP o status da Linha Amarela”.

13. Samsung SmartThings

O sistema de casa conectada da Samsung está disponível na Alexa também, permitindo o controle de dispositivos que suportam essa tecnologia somente por comandos de voz.

14. Positivo Casa Inteligente

Positivo Casa Inteligente

Os produtos da linha Positivo Casa Inteligente também podem ser integrados com a Alexa, basta pedir para ela ligar ou desligar uma lâmpada, verificar o sistema de câmeras e outros itens.

Além dos produtos da Positivo, uma série de outros gadgets como fones de ouvido já funcionam com a Alexa no Brasil, confira nossa seleção aqui:

15. Jogos e Entretenimento

Há uma série de Skills focadas em entretenimento na Alexa, como piadas, histórias para dormir ou de terror; dentre os principais jogos está o clássico Show do Milhão, desenvolvido oficialmente pelo SBT.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Amazon Alexa na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados