Início » Negócios » PayPal abandona projeto da criptomoeda Libra, do Facebook

PayPal abandona projeto da criptomoeda Libra, do Facebook

Criptomoeda Libra tinha parceria com nomes de peso da indústria, mas PayPal já está fora

Por
04/10/2019 às 18h10

A criptomoeda Libra contava com nomes de peso da indústria de finanças e tecnologia quando foi anunciada pelo Facebook, em junho, mas parece estar se enfraquecendo antes de seu lançamento. Nesta sexta-feira (4), o PayPal anunciou oficialmente que está se retirando do projeto.

Facebook Calibra

Em nota à Bloomberg, a empresa de pagamentos diz: “O PayPal tomou a decisão de renunciar à participação na Associação Libra neste momento e continuar se concentrando no avanço de nossas missões e prioridades de negócio existentes na medida em que nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes”.

A Associação Libra confirma a saída do PayPal e afirma que o caminho para lançar a criptomoeda não será fácil. “Reconhecemos que a mudança é difícil e que cada organização que iniciou essa jornada terá que fazer sua própria avaliação dos riscos e recompensas de se comprometer a ver a mudança que o Libra promete”, diz o diretor de política e comunicações, Dante Disparte.

A notícia chega na mesma semana em que outro rumor sinalizava o enfraquecimento do Libra. De acordo com o Wall Street Journal, a Mastercard, a Visa e outros parceiros estariam repensando sua participação no projeto devido à resistência que a criptomoeda vem enfrentando no âmbito regulatório no mundo inteiro. Em agosto, o Financial Times já havia adiantado que dois membros queriam desistir do Libra.

A França defende que o Libra seja banido em toda a União Europeia, porque desafia a soberania monetária dos países do bloco. Os Estados Unidos pediram ao Facebook que interrompa o lançamento da criptomoeda até que sejam analisados os riscos à segurança nacional e ao mercado financeiro global. O projeto também deverá enfrentar resistência na China e na Índia.

O Libra será regulado na Suíça e comandado pela Associação Libra, formada por 28 27 membros de diversos setores, incluindo Mastercard, Visa, Spotify, Uber, Mercado Pago, Coinbase, a ONG Women’s World Banking, além do próprio Facebook. A criptomoeda deverá estrear em 2020, por meio de carteiras digitais no WhatsApp e Facebook Messenger.

Tecnocast 121 – Libra, a criptomoeda do Facebook

Tecnocast 121

Se o Facebook fosse um banco, você confiaria o seu dinheiro a ele? E se houvesse uma moeda digital mundial, controlada por uma associação de mais de 100 empresas e ONGs, você usaria? No Tecnocast de hoje falamos sobre o Libra, a criptomoeda do Facebook.

O objetivo da Libra Association é lançar uma moeda digital baseada em blockchain, mas sem a volatilidade do bitcoin. Se o projeto vingar e a moeda for adotada em massa, a Libra Association se tornaria uma espécie de banco central mundial, controlado por diversas empresas privadas e ONGs.

A ideia é um pouco assustadora, mas a gente explica tudo nesse episódio do Tecnocast. Dá o play e vem com a gente!

Mais sobre: , ,