PayPal abandona projeto da criptomoeda Libra, do Facebook

Criptomoeda Libra tinha parceria com nomes de peso da indústria, mas PayPal já está fora

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook Calibra

A criptomoeda Libra contava com nomes de peso da indústria de finanças e tecnologia quando foi anunciada pelo Facebook, em junho, mas parece estar se enfraquecendo antes de seu lançamento. Nesta sexta-feira (4), o PayPal anunciou oficialmente que está se retirando do projeto.

Em nota à Bloomberg, a empresa de pagamentos diz: “O PayPal tomou a decisão de renunciar à participação na Associação Libra neste momento e continuar se concentrando no avanço de nossas missões e prioridades de negócio existentes na medida em que nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações carentes”.

A Associação Libra confirma a saída do PayPal e afirma que o caminho para lançar a criptomoeda não será fácil. “Reconhecemos que a mudança é difícil e que cada organização que iniciou essa jornada terá que fazer sua própria avaliação dos riscos e recompensas de se comprometer a ver a mudança que o Libra promete”, diz o diretor de política e comunicações, Dante Disparte.

A notícia chega na mesma semana em que outro rumor sinalizava o enfraquecimento do Libra. De acordo com o Wall Street Journal, a Mastercard, a Visa e outros parceiros estariam repensando sua participação no projeto devido à resistência que a criptomoeda vem enfrentando no âmbito regulatório no mundo inteiro. Em agosto, o Financial Times já havia adiantado que dois membros queriam desistir do Libra.

A França defende que o Libra seja banido em toda a União Europeia, porque desafia a soberania monetária dos países do bloco. Os Estados Unidos pediram ao Facebook que interrompa o lançamento da criptomoeda até que sejam analisados os riscos à segurança nacional e ao mercado financeiro global. O projeto também deverá enfrentar resistência na China e na Índia.

O Libra será regulado na Suíça e comandado pela Associação Libra, formada por 28 27 membros de diversos setores, incluindo Mastercard, Visa, Spotify, Uber, Mercado Pago, Coinbase, a ONG Women’s World Banking, além do próprio Facebook. A criptomoeda deverá estrear em 2020, por meio de carteiras digitais no WhatsApp e Facebook Messenger.

Tecnocast 121 – Libra, a criptomoeda do Facebook

Tecnocast 121

Se o Facebook fosse um banco, você confiaria o seu dinheiro a ele? E se houvesse uma moeda digital mundial, controlada por uma associação de mais de 100 empresas e ONGs, você usaria? No Tecnocast de hoje falamos sobre o Libra, a criptomoeda do Facebook.

O objetivo da Libra Association é lançar uma moeda digital baseada em blockchain, mas sem a volatilidade do bitcoin. Se o projeto vingar e a moeda for adotada em massa, a Libra Association se tornaria uma espécie de banco central mundial, controlado por diversas empresas privadas e ONGs.

A ideia é um pouco assustadora, mas a gente explica tudo nesse episódio do Tecnocast. Dá o play e vem com a gente!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados