Início » Aplicativos e Software » Como desligar a localização do iPhone

Como desligar a localização do iPhone

Veja como desligar o acesso a localização total do iPhone ou de aplicativos específicos

Lucas Lima Por
05/10/2019 às 14h51

A Apple é uma das empresas que sempre reafirma a preocupação com a privacidade dos usuários em eventos de lançamento e propagandas de produtos. Boa parte dos dados são coletados de forma anônima, ou seja, sem identificação do usuário. Mas, se ainda assim, se preocupa com a privacidade, principalmente dados coletados por outros aplicativos, saiba como desligar a localização do iPhone.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

Como desligar a localização total do iPhone

  1. Acesse o aplicativo Ajustes;
  2. Selecione a opção "Privacidade";
  3. Toque em "Serviços de Localização";
  4. Desmarque o item "Serviços de Localização".opção de desligar localização do iphone

A partir disso, a localização do iPhone será desligada para todos os serviços — mapas, fotos, sugestões personalizadas — e todos aplicativos instalados no iPhone.

Mesmo com essa opção desativada, ao usar o Buscar iPhone para localizar um dispositivo perdido, os serviços de localização serão ativados temporariamente para poder localizar o iPhone ou outro dispositivo da Apple.

Como desligar a localização de aplicativos específicos

Em outros casos, caso queira apenas desligar a localização para alguns aplicativos, ainda mais aqueles de origem duvidosa, basta configurar essa opção no mesmo local:

  1. No app Ajustes, acesse a opção "Privacidade";
  2. Toque em "Serviços de Localização";
  3. Role a página e encontre o aplicativo que deseja bloquear a localização;
  4. Escolha a opção "Nunca", para desligar de vez.

Abaixo das opções, os aplicativos dispõem uma explicação do porquê precisa da sua localização. É "vender o peixe" para informar o usuário sobre como a escolha afetará o serviço.

Claro, ao desligar todo o acesso a localização, alguns recursos deixarão de funcionar. O importante é lembrar como ativar novamente o acesso ao GPS, se for o caso de precisar dele, como por exemplo no Uber.

Que dados a Apple coleta sobre você

Na época de todo escândalo sobre a coleta de dados do Facebook, o jornalista Zack Whittaker, do ZDNet, solicitou à Apple todos os dados que a companhia tinha sobre ele, cliente da empresa desde 2010.

A relação entregue foi bem pequena e não incluía nenhum rastreio de onde o usuário estava em uma data e horário específicos.

Isso porque a coleta de dados pela Apple é feita de forma anônima, impedindo que a empresa identifique o autor daquela solicitação, seja localização ou não.

Saiba mais:

Vale ressaltar que os dados são enviados de forma anônima à Apple, isso afeta apenas os serviços dela. Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e Google podem coletar informações sobre seu uso também no iPhone se eles tiverem a autorização do usuário.