Apple libera macOS 10.15 Catalina para download

macOS 10.15 Catalina tem novos apps de música e podcasts, mais acessibilidade e iPad como segunda tela

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos
Apple macOS 10.15 Catalina

A Apple lançou nesta segunda-feira (7) o macOS 10.15 Catalina, nova versão do sistema operacional para Macs que conta com aplicativos dedicados de música e podcasts, integração com o serviço de jogos Apple Arcade, mais recursos de acessibilidade e o Sidecar, que permite utilizar um iPad como monitor externo.

O Catalina prepara o terreno para os novos serviços da Apple. O Apple Arcade oferece mais de 100 jogos exclusivos, sem anúncios e compras in-app, por R$ 9,99 ao mês. Ele também funciona em iPhones, iPads e na Apple TV. No Mac, é possível jogar com mouse e teclado ou por meio de controles de terceiros, como o Xbox Wireless Controller ou o DualShock 4 do PlayStation.

Apple macOS 10.15 Catalina

O iTunes foi embora para dar lugar a três aplicativos novos. O Apple Music oferece mais de 50 milhões de músicas por streaming e também permite escutar as músicas da sua biblioteca ou adquiridas na iTunes Store. O Apple Podcasts tem um catálogo de mais de 700 mil programas. E o Apple TV é o player de vídeo que será o meio de acesso ao serviço de streaming Apple TV+, que chega em novembro por R$ 9,90.

Apple macOS 10.15 Catalina

Para quem tem um iPad, a novidade é o Sidecar, que transforma o tablet em um monitor externo. A conexão é feita por cabo ou Bluetooth e funciona nas duas vias: você pode estender a área de trabalho do Mac no iPad, ou usar o iPad como um dispositivo de entrada para desenhar, rabiscar e escrever, inclusive com a Apple Pencil. O iPad também passa a mostrar a Touch Bar, mesmo se o seu Mac não tiver esse recurso.

Apple macOS 10.15 Catalina

Assim como no iOS 13, a Apple implantou o Controle por Voz, que permite abrir aplicativos, clicar em pontos específicos da tela, acessar menus e efetuar qualquer outra ação no macOS 10.15 sem utilizar as mãos. O reconhecimento de fala é feito pela Siri, mas é realizado totalmente no próprio Mac para preservar a privacidade do usuário.

Outras novidades do Catalina incluem o Tempo de Tela, que mostra quanto tempo você está gastando nos aplicativos e permite limitar certos sites ou categorias de softwares; o Catalyst, que facilita a migração de aplicativos de iPad para o macOS; e o Bloqueio de Ativação, que impede que um Mac roubado ou perdido seja redefinido e utilizado novamente.

Apple macOS 10.15 Catalina

Como de costume, o macOS Catalina é uma atualização gratuita. Ele já está disponível para download nesta segunda-feira (7) em MacBooks, Macs mini, iMacs e Macs Pro lançados a partir de 2012.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados