Início » Internet » Brasil tem qualidade “aceitável” em chamadas por apps como WhatsApp

Brasil tem qualidade “aceitável” em chamadas por apps como WhatsApp

Um levantamento da OpenSignal indica que as chamadas por 3G e 4G ainda sofrem com chiado e interferência

Victor Hugo Silva Por

As chamadas de voz pela internet são alternativas mais baratas para ligações convencionais e a qualidade da rede é fundamental para elas serem cada vez mais utilizadas. No Brasil, apesar de alguns problemas, a experiência é considerada aceitável.

whatsapp na tela

Esta é a conclusão de um levantamento da OpenSignal, que analisou a qualidade de chamadas de voz por 3G e 4G em 80 países. No ranking global, o Brasil ficou na 39ª posição, com 77 pontos em uma escala de 0 a 100.

O estudo também dividiu as experiências com chamadas de voz nas redes 3G, em que o Brasil tem 70,9 pontos, e 4G, 79,9 pontos. A avaliação é de que, por aqui, as chamadas em apps como WhatsApp, Skype e Messenger funcionam, mas têm problemas como chiado, volume baixo e interferência.

Na comparação com outros países da América Latina, a nota geral do Brasil é menor apenas que a do Uruguai (78,6 pontos) e de Porto Rico (78,5 pontos). De acordo com o levantamento, dois terços dos países da região têm avaliação ruim ou muito ruim.

Por outro lado, 13 dos 20 países mais bem colocados estão na Europa. O ranking é liderado por Bélgica (82,6 pontos), Países Baixos (82,4 pontos), Dinamarca (82,2 pontos), Eslováquia (82,1 pontos), e Finlândia (82 pontos).

Nenhum tem qualidade considerada “excelente” ou “muito boa”. Segundo a OpenSignal, isso se deve à capacidade limitada e à latência de redes 4G. A empresa acredita que o 5G permitirá que mais usuários tenham chamadas de voz com qualidade acima da média e com menos latência.

O levantamento foi feito a partir de 57 bilhões de medições realizadas em 23,8 milhões de celulares entre junho e agosto. Com base em critérios da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), a OpenSignal criou oito níveis para a qualidade das chamadas.

Eles indicam se o nível das ligações por redes móveis é Excelente (95 a 100 pontos), Muito Boa (87 a 95), Boa (80 a 87), Aceitável (74 a 80), Ruim (66 a 74), Muito Ruim (60 a 66), Ininteligível (45 a 60) ou se é Impossível de se comunicar (0 a 45).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rod

Telegram permite configuração granular de cache. Da última vez que usei, dava pra manter apenas a mídia recebida nos últimos 30 dias. Mão na roda demais.

Gustavo Rotondo

e conversa com quem? kkkkkkkkk

Bruno Caracciolo Novais

fazer e/ou receber ligação já é um porre. Fazer e/ou receber ligação de aplicativo de mensagem é um porre elevado a décima potencia.

Porto Velho

Na verdade ele armazena sim, só não aparece na galeria. Aí se torna até mais difícil de apagar, já que tem que usar gerenciador de arquivos pra apagar tudo.

Baidu feat MC Brinquedo

Mas a síndrome de vira-lata impede alguns brasileiros de enxergar a realidade.

Henrique Picanço

A Microsoft errou muito na época em que ainda existia o Messenger, e o povo estava indo para o WhatsApp. Era o momento perfeito para levar o MSN para mobile e fundir com o Skype...

P. Herrera

Ainda tem q ralar muito pra chegar ao nível do Skype. Só q tem um problema no Skype: Encontrar gente q ainda usa o Skype. Hahaha

Roman Grishanov

vejam q no topo do rank estão países ínfimos do tamanho de 1 estado brasileiro, que podem praticamente ser cobertos por 3 torres de telefonia. Países grandes - ai sim eh o desafio pra criar rede móvel boa

Jefferson Rodrigues
Alguém passa por isso?
Jefferson Rodrigues

Alguém passa por isso?

Hemerson Silva

basicamente no meio da tabela. Normal.

LengoTengo

Qualidade de ligação no WhatsApp vem melhorando.

Bruno B Bruno

bem melhor o telegram, nao armazena imagens no celular, (so se quiser) , e nao fica enchendo de lixo o celular