Como esconder meu IP?

Conheça 6 métodos para esconder seu IP da internet, para que você possa navegar mais tranquilo e com mais segurança pela web

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Doctor A / cabo de rede / Pixabay / como crimpar cabo de rede

Você pode esconder o seu IP e navegar na internet de forma anônima, mas para isso é preciso usar alguns programas ou serviços específicos para ocultar sua identidade na rede. Selecionamos aqui seis dos melhores métodos para esconder seu IP ou mudá-lo de forma constante, para que você navegue sem ser rastreado (por diversos motivos).

Como esconder meu IP?

Se você está pensando em navegar pela internet sem que outras pessoas ou empresas descubram o seu IP, há algumas opções que você pode usar. Listamos aqui 6 delas:

1. Use uma VPN

vpn-pexels / como esconder meu ip

Uma VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada virtual, um serviço intermediário entre o usuário e a internet, que oferece ferramentas adicionais de criptografia e navegação sigilosa. Basicamente, uma VPN oculta o seu IP a criptografa a sua conexão.

Existem VPNs pagas, fornecidas por empresas de segurança confiáveis, e gratuitas, que embora não tenham encargos financeiros, podem coletar os dados do usuário e vendê-los para terceiros, o que faz delas uma opção não lá muito segura ou no mínimo ética.

2. Use um proxy

VPN / Pixabay / como esconder meu ip

Um proxy é um serviço intermediário entre o usuário e a internet, que recebe e repassa requisições ao site que você está acessando. Assim, o IP registrado nessas páginas acessadas é o do proxy e não o seu. Impedindo que a sua identidade fique exposta.

Embora seja um serviço parecido com a VPN, o proxy funciona apenas como um “meio de campo” e não cria uma rede criptografada, assim, ele é uma opção menos segura. Além disso, a velocidade de conexão de um proxy costuma ser mais lenta. E, assim como a VPN, existem proxies gratuitos e pagos, estes mais seguros e confiáveis.

3. Use o Tor Browser

Foto por brendangates/Flickr / como esconder meu ip

O Tor Browser (torproject.org) é um navegador baseado no Mozilla Firefox e uma parte do conjunto de ferramentas do Tor Project, um projeto criado para proteger a identidade de pessoas na internet. Ele usa uma série de proxies para desviar a conexão do usuário, mascarando o seu IP e dificultando a identificação.

Embora tenha sido criado para proteger pessoas em situações de risco na internet, o Tor Browser tem a má fama de ser a ferramenta mais usada para entrar na Deep Web.

4. Use o seu celular como um roteador

Se o que você deseja é simplesmente mudar o seu IP, uma boa opção é usar a rede de dados de seu celular, seja ele iPhone ou Android, transformando o celular num roteador. Esta também é uma opção para quando você está viajando e não quer usar redes públicas de Wi-Fi, como de hotéis, shoppings e aeroportos.

Por outro lado, há uma série de pontos negativos: a conexão será mais lenta e não possui criptografia, você irá consumir boa parte do plano de dados de seu celular, o processo de usa-lo como roteador consome muita energia, o que obriga a conecta-lo a uma tomada e em alguns casos, a operadora pode detectar o uso como roteador e cortar o acesso à rede, até você interromper o procedimento. Mas não custa tentar.

5. Conecte-se a redes públicas

ddouk / placa de Wi-Fi Grátis em praia do Mediterrâneo (detalhe) / como descobrir a senha do wifi que estou conectado

Se você for usar seu notebook ou celular, pode também usar redes Wi-Fi públicas ou cabeadas em estabelecimentos, como hotéis ou bibliotecas, para usar o IP fornecido pela instalação e não o seu próprio. Assim, cada nova conexão em um desses lugares proverá um IP diferente. No entanto, redes públicas costumam ser inseguras, seus usuários são alvos fáceis para hackers que buscam invadir dispositivos e roubar dados.

6. Desligue e ligue seu modem periodicamente

Este é o método final, para quem não está tão disposto a entrar em contato com a operadora e solicitar uma mudança no IP dinâmico ou mesmo do IP fixo: de tempos em tempos, desligue o seu modem e religue-o após 5 minutos.

Ao fazer isso, o modem se conectará ao provedor de serviços com um novo IP, que será usado até você repetir o processo. Assim, se você tiver a necessidade de trocar de IP manualmente com frequência, este é o método mais simples e eficaz.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre endereço IP na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados