Início » Aplicativos e Software » Como usar o Threads do Instagram

Como usar o Threads do Instagram

O primeiro passo para usar o Threads do Instagram é criar sua lista de Melhores Amigos; depois, acompanhe outras dicas

Por
08/10/2019 às 13h42

Eis que o Instagram lançou outro aplicativo, o Threads. A proposta é que ele funcione como um aplicativo de mensagens com uma câmera — alô, Snapchat! olha isso aqui — para que você fique (ainda mais) conectado aos seus amigos próximos. Confesso que isso criou um problema que eu nunca tive: escolher quem são meus melhores amigos. Pois, bem, fiz uma seleção para testar a plataforma e conto como é usar “mais um” app.

Threads-Instagram

“Threads é um aplicativo independente projetado com privacidade, velocidade e conexões estreitas em mente. Você pode compartilhar fotos, vídeos, mensagens, histórias e muito mais com sua lista de amigos próximos do Instagram. Você está no controle de quem pode entrar em contato com você no Threads e pode personalizar a experiência com as pessoas que mais importam”, diz a plataforma. Faz sentido, mas…

Como usar o Threads do Instagram

O primeiro passo é criar sua lista de Melhores Amigos ou Amigos Próximos do Instagram. Uma dica é ignorar esse filtro e escolher pessoas com quem você interage mais, seja enviando memes ou conversando coisas sérias. Foque em quem conversa.

Agora, você pode usar o Threads para enviar mensagens para aquelas pessoas que não saem do topo do seu Direct e/ou estão na sua lista de amigos próximos do Instagram. Haverá uma caixa de entrada e notificações dedicadas apenas para elas no Threads. 

Então, vamos lá:

Faça download do Threads do Instagram:

Feito isso, ao baixar o Threads, você verá ícones com as fotos dos seus melhores amigos como atalhos de câmera — para enviar Stories para eles a partir do Treads. Note que, se você atualizar a lista de Melhores Amigos no Instagram, ela não vai automático para o Threads. Pode ser necessário tocar no ícone Casa > Menu > Melhores Amigos e incluir.

O que você pode fazer no Threads 👍

Compartilhar fotos e vídeos 

Se você usa o Instagram para se relacionar com esse grupo de amigos mais próximos, o Threads é a maneira mais rápida de compartilhar uma foto ou vídeo com eles. Ao abrir o aplicativo, você verá em primeiro lugar a sua câmera e atalhos para os seus contatos.

Basta fazer o clique, editar e escolher entre permitir “ver apenas uma vez”, “reproduzir novamente” ou “manter no bate-papo”. Da mesma forma que no Instagram Direct.

Threads do Instagram - Tela Inicial

Informe seu status

Você pode saber quando seus amigos estão ocupados durante todo o dia e informá-los também. Você pode escolher entre um status sugerido (como 📚 Estudando ou 🕹️ Jogando), criar o seu próprio status (😅 Procrastinando) ou ativar Status automático (🚗 Em movimento), que compartilha automaticamente pequenos pedaços de contexto em que você está, se no carro, se fora da cidade, se em um restaurante, se na academia e etc. Tudo com base na sua localização. Somente seus amigos íntimos verão seu Status — que foi traduzido para “Estado”. Para ativar: Casa > Menu > Estado > Automático.  

Threads do Instagram - Status

Doppelgänger com o Direct

Você pode continuar usando o Instagram Direct e as mensagens da sua lista de amigos próximos serão exibidas tanto no Threads quanto no Direct. Contudo, isso não significa notificação duplicada. Notificações de melhores amigos aparecem apenas no Threads. 

Dicas para usar o Menu do Threads

Toque em Casa (🏠) > Menu.

Threads do Instagram - Menu

O menu de configurações esconde alguns truques que podem deixar o uso do aplicativo mais atrativo. O primeiro é editar a lista de Melhores Amigos a partir dele, e não do Instagram. Em “Estado“, ficam as configurações do Status. Você também pode personalizar os atalhos de ícones de amigos que aparecem na câmera com até 8 deles.

Assim como no Instagram Direct, é possível criar Grupos, mas apenas com pessoas que já estão na sua lista de Melhores Amigos. Em Grupos Ocultos, não se espante, trata-se apenas de grupos que não aparecerão na tela (mas não encontrei a opção de ocultar). 

Observação: todos os bate-papos recentes com seus melhores amigos no Instagram Direct serão importados automaticamente para o Threads e você pode continuar de lá.

Há um recurso chamado Temas. Por enquanto, há cinco, três deles escuros, ideais para usar à noite e “descansar os olhos” da luminosidade da tela. Altere quando quiser.

Você também pode optar por “Salvar fotos originais” para não perder nenhum Story que enviar para os melhores amigos. Em Privacidade, você pode desligar a opção “Mostrar Status de Atividade” sempre que quiser para esconder o que está fazendo.

Por último, não menos importante, você pode Sair do Threads. O Threads do Instagram não permite alternar entre contas da rede social, apenas usar uma conta de cada vez. Depois de tocar em “Sair”, toque em “Trocar de conta” e entre novamente com login. 

Threads - 4 Telas

O que você não pode fazer no Threads 👎

O Threads parece um aplicativo que ainda não ficou pronto e conta com alguns erros na interface. O aplicativo é igual no iOS (iPhone) e no Android, e limitado em ambos.

Há poucos recursos e uma ausência significante: mensagens de áudio do Instagram Direct. Você também não consegue nomear os grupos ou incluir mais pessoas depois de criados. Falta refino e, no fim das contas, o bom e velho Instagram ainda nos atende.

O Threads também não tem integração com os Stories, nem com os Stories dos Melhores Amigos, e te obriga a voltar ao aplicativo do Instagram tradicional.