Está mais fácil descobrir se um e-mail do Instagram é legítimo ou phishing

Função Emails do Instagram lista no aplicativo todas as mensagens enviadas pelo serviço

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram

O modo escuro para Android e iPhone não é a única novidade do Instagram para esta semana: o aplicativo também está sendo atualizado para incluir uma função que vai ajudar o usuário a descobrir se um e-mail em nome da rede social é legítimo ou se não passa de uma tentativa de golpe (phishing).

O recurso é muito simples: ao acessar as configurações de segurança, o aplicativo do Instagram exibirá a opção Emails do Instagram (Emails from Instagram); ali estão as mensagens que o serviço enviou ao e-mail do usuário nos últimos 14 dias.

A nova opção tem duas abas: Segurança e Outro. A primeira mostra os e-mails relacionados à segurança que o Instagram enviou, como um alerta de login em um novo celular ou uma confirmação de mudança de senha. Já a aba Outro mostra e-mails não relacionados à segurança, como avisos de novas funcionalidades.

Na primeira olhada, o recurso parece não ter relevância, mas ele pode mesmo contribuir com a segurança: a ideia é permitir que o usuário consulte essas abas sempre que receber um e-mail do Instagram para saber se a mensagem é legítima. Se for, ela aparecerá ali; se não, trata-se de um e-mail falso, muito provavelmente.

Emails do Instagram

Aparentemente, essa é uma tentativa do Instagram de coibir roubos de contas, problema cada vez mais frequente na plataforma. Muitas dessas ações são realizadas via e-mails que levam a páginas falsas do Instagram que, por sua vez, pedem nome de usuário e senha; se o usuário não perceber a cilada, vai acabar informando seus dados de login a terceiros.

A verificação em duas etapas do Instagram é um bom reforço de segurança, mas até com isso é necessário cuidado: já há mensagens de phishing que tentam convencer o usuário a informar o código de autenticação dessa função.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados