Como alterar visibilidade de um board público no Trello

Board público no Trello não é lugar de senhas e o motivo é simples: boards públicos são indexados pelo tio Google

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano

Board público no Trello não é lugar de senhas e o motivo é simples: boards públicos são indexados pelo Google. Sendo assim, alguém com paciência e as palavras chave certas pode encontrar o seu quadro e ter acesso a logins e senhas que não deveriam estar ali. A melhor opção é usar cofre de senhas como o 1Password ou LastPass.

Os administradores de um quadro podem definir a visibilidade do board alterando as configurações, à direita do nome do quadro, como privado, para a equipe ou público.

Board Privado/Pessoal

Quando um fórum é privado/pessoal, apenas os usuários que foram adicionados como membros podem visualizá-lo ou editá-lo. Os quadros privados que fazem parte das equipes são visíveis apenas para os membros adicionados, a menos que façam parte de uma equipe do Trello Enterprise; eles também ficam visíveis para donos da empresa.

Time e/ou Organização

Um quadro é visível para uma equipe quando deve ser acessado por todos desse time. Contudo, apenas os adicionados como membros do quadro serão capazes de editar os cartões. Sendo assim, se você faz parte do time, verá. Se adicionado no board, editará.

Público

Um board público é visível para qualquer pessoa na internet e aparecerá em resultados de pesquisa do Google. Somente usuários adicionados como membros podem editar, mas qualquer pessoa com o link pode ver, mesmo que não tenha uma conta no Trello. Ou seja, as informações dentro dos cartões estão totalmente expostas.

Definir um quadro para acesso público permite que todos os membros do Trello vejam seu quadro, votem ou comentem. Você pode ativar ou desativar outras funcionalidades (como comentários e votação) para membros públicos através do menu “Settings”.

Qual o remédio para evitar confusão?

Jamais coloque informações sensíveis em boards públicos; e torne os boards privados.

Para testar se um board é acessível apenas pelo link por qualquer usuário, faça isso:

  1. Copie a URL do board no Trello;
  2. Cole em uma aba em um navegador anônimo;
  3. Se abrir, ele está público e precisa de ajustes de privacidade.

Como alterar a visibilidade de um board no Trello

  1. No canto superior esquerdo do board, toque na visibilidade atual;
  2. Ela pode ser: Particular, Time, Organização (empresa) e Público;
  3. Troque o board para uma opção diferente de público no Trello.
Visibilidade de Boards no Trello - Publico - Privado

Se você quer manter um board público, mas sem receber votos ou comentários.

  1. No canto superior direito, acesse “mostrar menu”;
  2. Depois, vá até “Configurações”;
  3. Em “Permissões para comentários” marque desativado.

Desativar Comentários no Board no Trello

Como remover um conteúdo do Trello do Google

De acordo com o Trello, quando um board é tornado público, o Google é eficiente em indexar o conteúdo do quadro no seu índice rapidamente. Porém, o Google é menos eficiente em voltar e verificar se esse board ainda está público. Ou seja, uma vez que o board é tornado privado, o Trello informa o status correto para o Google (ou seja, um erro 404), mas o Google precisa ser informado de que este é um estado permanente e isso pode fazer com que o conteúdo demore a sumir da busca como desejado.

O Trello recomenda que, caso a informação seja muito sensível, a melhor opção é enviar um pedido ao Google para excluir o link. O processo também pode demorar.

*Com informações Trello 1 e Trello 2

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Trello na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados