Início » Aplicativos e Software » Você não está louco: iOS 13 e as pequenas mudanças

Você não está louco: iOS 13 e as pequenas mudanças

Alterações em nomenclaturas, itens em lugares diferentes, novos gestos para acessar funções; confira pequenas mudanças do iOS 13

Lucas Lima Por
09/10/2019 às 08h01

O iOS sempre muda uma coisa ou outra entre as atualizações. Coisas discretas que não percebemos e já estamos acostumados com o processo automático da navegação no sistema. Essa lista traz algumas pequenas mudanças que não são recursos novos, mas atualizações simples de interface no iOS 13.

A propósito, as grandes mudanças já foram anunciadas aqui:

iOS 13

"Rolo da Câmera" agora é só "Recentes" no iOS 13

O álbum principal do aplicativo que armazena as fotos no iOS sempre recebeu o nome de "Rolo da Câmera", com o iOS 13, o nome foi trocado para "Recentes".

Apesar de guardar todas as fotos armazenadas no aparelho, o novo nome é convidativo para quem faz alguma busca das fotos tiradas ou salvas recentemente.

iOS 13 muda nome do álbum Rolo da Câmera para Recentes

No Android, por exemplo, é comum chamar o álbum principal de "Galeria" ou "Câmera", para sinalizar que ali estão os arquivos de fotos.

Fotos: agrupar por "Dias" esconde algumas imagens

Com a remodelação do aplicativo "Fotos", a galeria de imagens ficou mais organizada e intuitiva. A primeira guia, "Fotos", permite a visualização por anos, meses, dias ou todas as fotos salvas.

As duas primeiras trazem alguns cards (ou molduras) do que o sistema entende por ser destaque daquele período. Já na guia "Dias" um mosaico mostra as fotos tiradas em datas específicas.

Entretanto, nesse mosaico, algumas imagens ficam ocultas, pode ser fotos repetidas ou só capturas de tela. São os casos em que aparecem um ícone "+X", indicando quantas fotos estão escondidas nessa seleção.

Fotos escondidas em seleção de dias

iOS 13 tem botão para emojis, mas não para todos

Ainda que o iOS 13 tenha finalmente trazido o botão dedicado para emojis, essa facilidade venho embarcada somente nos iPhones com notch, ou seja, somente iPhone X e posteriores.

Para aqueles que ainda têm as bordas superiores e inferiores (iPhones com Touch ID), o iOS 13 não trouxe o botão dedicado do emoji no teclado, sendo necessário tocar no globo para alternar entre os idiomas e o teclado dos ícones.

Teclado com botão direto para emojis

App Store: Atualizações deu espaço ao Apple Arcade

O iOS 13 embalou novos serviços da Apple também, como o Apple Arcade, uma plataforma de jogos exclusivos de um plano de assinatura mensal. 

Para dar espaço e visibilidade para esse novo serviço, a Apple sacrificou a guia "Atualizações" na App Store para dar espaço ao Apple Arcade.

Agora, as atualizações ficam na página da conta do usuário na App Store. Basta tocar no ícone da foto, canto superior direito ou tocar e segurar o ícone da App Store e depois selecionar "Atualizações".

guia de atualizações na app store substituída por apple arcade

Menu de compartilhamento aprimorado

O menu de compartilhamento aderiu ao formato de lista para as funções e manteve o formato de rolagem horizontal para o compartilhamento em outros apps.

Há também uma sugestão de pessoas ou dispositivos para os quais enviar os arquivos, mas, até o momento, esse recurso não foi expandido para outros aplicativos, como contatos do WhatsApp.

Novo menu de compartilhamento no iOS 13

Gestos para edição de texto adicionados no iOS 13

iOS 13 edição de texto

Ainda que sejam mais adequados para telas grandes como da linha de iPhones Plus, Max e de iPads, os gestos tendem a quebrar um galho e economizar tempo durante a edição de um texto, seja para copiar, recortar, colar, selecionar ou mover uma frase.

Já fizemos um artigo específico explicando cada uma das funções, confira aqui:

Apagar aplicativos e reorganizar ícones no iOS 13

Com a chegada do Haptic Touch, alguns itens exibem um menu suspenso para fácil acesso no sistema. Então, se você segurar em um ícone na tela inicial, algumas opções contextuais ficarão disponíveis.

Antes, ao segurar um ícone de aplicativo, eles começavam a chacoalhar para serem reorganizados ou apagados. Agora, é necessário segurar por um tempo maior ou tocar na opção "Reorganizar Apps" para que essa a ação fique disponível.

apagar aplicativos no iOS 13

Veja aqui:

Mais sobre: ,