Início » Brasil » Governo começa a aceitar débito em conta para pagar taxas via GRU

Governo começa a aceitar débito em conta para pagar taxas via GRU

PagTesouro deve substituir boleto da GRU para pagar taxas do governo; sistema poderá aceitar cartões de débito e crédito

Felipe Ventura Por

A GRU (Guia de Recolhimento da União) é um documento padrão utilizado para realizar diversos tipos de cobrança, como a taxa da Polícia Federal para emissão de passaporte, a multa eleitoral do TSE, serviços de universidades federais, entre outros. O pagamento atualmente só pode ser feito com boleto, mas um projeto do Tesouro Nacional e do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) permite pagar através de débito em conta.

Tesouro Nacional

Otavio Ladeira, secretário-adjunto do Tesouro Nacional (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Trata-se da nova plataforma PagTesouro: ela está em fase piloto, disponível inicialmente apenas para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desde terça-feira (8), usuários do Sistema Solicita podem realizar o pagamento de taxas de fiscalização através de débito online.

O prazo de confirmação “passará a ser instantâneo”, de acordo com o Tesouro, ocorrendo logo após o débito ser realizado na conta. Enquanto isso, o boleto requer uma espera de até 2 dias úteis.

“Após o recebimento dos dados de pagamento, o PagTesouro valida os parâmetros e aciona o Provedor de Serviço de Pagamento, atualmente o Banco do Brasil, enviando o formulário de pagamento via protocolo HTTPS”, explica o Serpro. “O contribuinte é então direcionado para o internet banking, onde deverá realizar o pagamento.”

PagTesouro será expandido para substituir boleto

PagTesouro

Por enquanto, o sistema funciona apenas para quem precisa usar serviços da Anvisa, como registro de alimentos, avaliações toxicológicas e regularização de importações. No entanto, o plano é expandi-lo “para outros órgãos e instituições que arrecadam por meio de GRU”, diz o Tesouro.

Outra limitação é que o PagTesouro só funciona para clientes do Banco do Brasil, “em razão do atual convênio do Tesouro com essa instituição financeira”. Clientes de outros bancos terão que recorrer ao bom e velho boleto por enquanto.

Mas o Serpro nota que o PagTesouro vai, aos poucos, substituir o boleto da GRU: a ideia é aceitar cartões de débito “e possivelmente cartão de crédito” para pagar taxas, tarifas e contribuições. “A solução está preparada para se integrar a diversos provedores de pagamento, como bancos e outras instituições que operem pagamentos”, explica a estatal.

Com informações: Serpro, Tesouro Nacional, Anvisa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

Se formos falar das patacoadas do governo em todo comentario de materia lascou-se. Debater com um foco já é dificil, imagine politizando bizarramente as coisas assim. Nao é nem questao de concordar ou discordar é ter hora e lugar pra debater cada coisa pros comentarios nao virarem uma bagunça total. Logico q liberdade é a base de tudo aqui e essa é apenas a minha opiniao pessoal. Cada um posta o que bem entender (sabendo que serao feitas opinioes, contrarias ou a favor, em cima daquilo).

Uai

Aqui já me falaram que eu ''perderia o dinheiro'' se pagasse em outro banco.

hamster

Eu acho muito doido esse mundo em
que um camelô passa cartão, e o governo só aceita pagamento no caixa de um banco específico (como era feito no velho Oeste)

RODRIGO

Pode não ser, mas, sempre é atrapalhado em muita decisões!!!

Caleb Enyawbruce

Esse governo? O negócio era assim há milhões de anos, agora aos poucos está sendo modernizado e a culpa é desse governo?

Caleb Enyawbruce

Não ouvi falar mais nada daquilo...

RODRIGO

Se pelo menos aceitasse caixa(outro banco estatal) seria um bom ideal, mas, este governo dá sempre tiro no escuro!!

Baidu feat MC Brinquedo

Aqui na minha cidade você só pode pagar as guias do Detran no Bradesco.

Em pleno século 21, ano 2019 e ainda existe uma limitação dessa. Na certa alguém ganha um por fora.

Lucas Carvalho
e aquela história de que a nova plataforma de boletos iria confirmar os pagamentos de boletos em 30 minutos, alguém sabe se essa informação procede?
Lucas Carvalho

e aquela história de que a nova plataforma de boletos iria confirmar os pagamentos de boletos em 30 minutos, alguém sabe se essa informação procede?

Bruno Dias Zanchet
um saco é a GRU ser aceita apenas no banco do brasil, ainda que seja para pagamento na boca do caixa. Se o boleto fosse aceito por qualquer banco, já ajudaria muito
Bruno Dias Zanchet

um saco é a GRU ser aceita apenas no banco do brasil, ainda que seja para pagamento na boca do caixa. Se o boleto fosse aceito por qualquer banco, já ajudaria muito

Ticano
Aí sim
Ticano

Aí sim

Bruno Pinho

Finalmente

Exibir mais comentários