Início » Gadgets » Como desbloquear o Mac com o Apple Watch

Como desbloquear o Mac com o Apple Watch

Sem Touch ID no computador? Sem problemas, veja como desbloquear o Mac usando o Apple Watch e não precisar digitar a senha

Por
09/10/2019 às 19h06

Uma facilidade para quem usa Apple Watch e trabalha em um Mac é a possibilidade de desbloquear o computador se estiver usando o relógio da Apple, sem precisar digitar a senha em cada vez que for desbloquear o sistema. Com a atualização para o macOS Catalina, o Watch também pode ser substituto em qualquer senha do sistema.

desbloquear mac com apple watch

O que precisa para o desbloqueio automático funcionar?

  • O Apple Watch precisa rodar o watchOS 3 ou posterior (que é compatível com o Apple Watch Series 1 e posteriores);
  • Mac de meados de 2013 ou posteriores com o macOS Sierra instalado ou o macOS High Sierra para proprietários do Apple Watch Series 3 e posteriores.
  • Ter autenticação de dois fatores ativada no Apple ID;
  • Manter o Bluetooth do Mac ligado;
  • Manter o Wi-Fi do Mac ligado;
  • Ter o mesmo Apple ID vinculado nos dois dispositivos;
  • Ter uma senha configurada no Apple Watch.

Como configurar o desbloqueio do Mac pelo Apple Watch

  1. No Mac, clique no menu Apple e selecione Preferências do Sistema;
  2. Clique em “Segurança e Privacidade”;
  3. Marque a opção “Use o Apple Watch para desbloquear apps e o Mac”;tela para ativar desbloqueio do mac pelo apple watch
  4. Insira a senha e aguarde a ativação.

Como funciona o desbloqueio do Mac pelo Apple Watch

Desde que o Apple Watch esteja no pulso do usuário e desbloqueado, ao despertar o Mac, não será necessário digitar a senha, apenas estar próximo do computador para que o Mac desbloqueie.

A Apple aconselha que, se o Mac não desbloquear, o usuário aproxime ainda mais o relógio do computador e aguarde o desbloqueio ser feito.

Em algumas vezes pode não funcionar por conta do computador não reconhecer o Watch por perto. O que soluciona o problema, no meu caso, é apagar a tela do Mac (pressionando Esc durante a exigência da senha) e despertar ele de novo.

Lembrando que a senha do Mac será exigida caso o computador esteja desligado, seja reiniciado ou tenha uma sessão finalizada. Nas próximas vezes, a senha já é dispensável.

Mais integração com o macOS Catalina

Uma das novidades da versão de 2019 do macOS, o Catalina, foi uma melhor integração com o Apple Watch para autenticação no sistema.

Com isso, o usuário pode não só desbloquear o Mac, como também inserir a senha do usuário para permitir algumas ações como, por exemplo, ver as senhas salvas do Safari, modificar arquivos do sistema, instalar um aplicativo, etc.

Quando for solicitado, só será necessário apertar duas vezes o botão lateral do Apple Watch.