Instagram remove de vez a aba Seguindo no iPhone e Android

Instagram tinha aba Seguindo para mostrar o que seus amigos curtem e comentam, além das contas que eles seguem

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram

Acabou: o Instagram removeu completamente a aba Seguindo de seus aplicativos para iPhone e Android. A seção permitia ver o que seus amigos estavam curtindo e comentando, além das contas que seguiam — era basicamente um recurso embutido para stalkear seus contatos. Agora, a seção Atividade mostra apenas informações como os likes em suas fotos e as curtidas em seus comentários.

Até poucos dias atrás, o Instagram dizia na aba Seguindo: “para focar nos nossos recursos mais usados, estamos removendo a guia Atividade de seguimento. Atualize seu aplicativo para ver a nova guia Atividade”.

Se você visitar o app neste momento, provavelmente verá que essa seção foi removida: agora há apenas uma lista de quem curtiu suas fotos e comentários, quem seguiu você, entre outros. São ações relacionadas ao seu conteúdo, não às contas dos outros.

A mudança já está valendo nos apps para iPhone e para Android:

Instagram

Instagram: maioria dos usuários não usava aba Seguindo

A aba Seguindo foi criada para que os usuários pudessem descobrir perfis interessantes, algo que hoje ocorre mais na seção Explorar. Vishal Shah, chefe de produto do Instagram, diz ao BuzzFeed News que essa aba não era usada com frequência — a maioria dos usuários nem sabia que ela existia.

Pior: para alguns que descobriam a existência da aba Seguindo, isso era uma surpresa indesejada. “As pessoas nem sempre sabiam que as atividades delas estavam sendo mostradas aos outros”, conta o executivo.

A aba Seguindo podia ser usada para descobrir a atividade de celebridades no Instagram: quais fotos elas curtiram, em quais posts deixaram comentários, e quais contas seguiram. O mesmo valia para stalkers de pessoas comuns, amigos e namorados.

Por isso, nem todo mundo aceitou bem a remoção desse recurso: “Quero que o Instagram traga de volta a aba Seguindo o mais rápido possível!!”, diz um abaixo-assinado no Change.org. Ele tem cerca de 300 assinaturas no momento.

Abaixo-assinado para Instagram

Com informações: Android Police.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados