Após polêmica, Apple melhora privacidade da Siri no iPhone e iPad em beta

Apple permitia que humanos ouvissem gravações da Siri; beta do iOS e iPadOS permite desligar compartilhamento de áudio

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Siri

A Apple permitia que humanos ouvissem gravações da Siri sem deixar isso claro aos usuários; então, a empresa prometeu melhorar a privacidade de sua assistente pessoal. Isso está se materializando no beta do iOS 13.2 e iPadOS: após instalá-los, surge a opção de desligar o compartilhamento de trechos de áudio com a Apple. Há também as carinhas do Emoji 12 e uma animação que sugere futuros AirPods com cancelamento de ruído.

Segundo o 9to5Mac, o iOS 13.2 e iPadOS 13.2 exibem no Beta 2 uma nova tela sobre a Siri após serem instalados; ela permite fazer opt-in no compartilhamento de gravações de áudio com a Apple.

“Ajude a melhorar a ‌Siri‌ e o Ditado permitindo que a Apple armazene e analise o áudio de suas interações neste iPhone e em qualquer Apple Watch ou HomePod conectado”, explica o iOS. “Esses dados não serão associados ao seu Apple ID e serão armazenados apenas por um período limitado.” Há as opções “Compartilhar gravações de áudio” e “Agora não”.

O aviso é ligeiramente diferente no iPadOS, que menciona apenas o iPad e o HomePod. De acordo com o TechCrunch, essa tela da Siri também será exibida no tvOS 13.2, watchOS 6.1 e MacOS 10.15.1 Catalina.

Siri no iPadOS

Se você ativar esse recurso e se arrepender depois, há uma nova opção chamada “Melhorar Siri e Ditado” em Ajustes > Privacidade > Análise e Melhorias; basta desativá-la.

E ao seguir o caminho Ajustes > Siri e Ditado, há uma opção para apagar o histórico de interações associadas ao seu iPhone dos servidores da Apple. A empresa explica, no entanto, que os dados já analisados “não serão deletados”; neste caso, as gravações apenas deixarão de ser associadas ao seu iPhone.

Siri no iOS 13.2

Em julho, o Guardian revelou que 300 funcionários terceirizados na Irlanda ouviam gravações da Siri para melhorar o reconhecimento de fala; os áudios incluíam discussões privadas e até encontros sexuais. A Apple suspendeu essa análise, pediu desculpas e disse que voltaria a realizá-la por volta de outubro, somente após ter a autorização dos usuários.

iOS 13.2 beta traz mais emojis e nova forma de apagar apps

O iOS 13.2 beta também inclui os novos emojis aprovados pelo Unicode Consortium este ano:

E, como nota o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo, uma animação escondida no sistema mostra como ativar o cancelamento de ruído em AirPods. A terceira geração dos fones de ouvido deve ser lançada ainda em 2019.

Ah, e se você segurar em um ícone na tela inicial, pode tocar em “Apagar [aplicativo]” para removê-lo; não é mais necessário esperar todos os ícones tremerem e exibirem o botão ✖️.

Apagar apps no iOS 13.2

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados