Início » Internet » Google Stadia tentará saber qual botão será apertado antes de você

Google Stadia tentará saber qual botão será apertado antes de você

Serviço utilizará buffer e inteligência artificial na hora de prever a ação do jogador

André Fogaça Por
10/10/2019 às 18h33

O desafio que é entregar um serviço de streaming de jogos como o Stadia esbarra na latência da conexão, mas o Google pode lidar com isso de forma curiosa. A ideia envolve latência negativa e uma ferramenta que é capaz de prever o botão que o usuário apertará antes mesmo dele apertar (!).

A promessa vem de Madj Bakar, vice presidente de engenharia no Stadia, em entrevista para a revista Edge. Bakar promete que em um ou dois anos o tempo entre a ação de um jogador e a resposta na tela, que é o que chamamos de latência, poderá ser menor do que os consoles de mesa entregam atualmente.

O executivo diz que uma solução envolve rodar o game em uma taxa de quadros por segundo bastante elevada, mas entregar menos para o usuário e assim criar um buffer no servidor. Junto disso, um sistema de machine learning e inteligência artificial será capaz de prever a ação do jogador, antes dela acontecer.

Parece coisa do futuro, mas o Google sabe como ninguém a magia deste tipo de inteligência. Prever a ação pode ser o salto que a “latência negativa” mostra, evitando por completo qualquer tempo de resposta.

O Google Stadia deve ser lançado já no mês que vem, sem previsão de chegada no Brasil.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: