Início » Internet » Google Stadia tentará saber qual botão será apertado antes de você

Google Stadia tentará saber qual botão será apertado antes de você

Serviço utilizará buffer e inteligência artificial na hora de prever a ação do jogador

André Fogaça Por

O desafio que é entregar um serviço de streaming de jogos como o Stadia esbarra na latência da conexão, mas o Google pode lidar com isso de forma curiosa. A ideia envolve latência negativa e uma ferramenta que é capaz de prever o botão que o usuário apertará antes mesmo dele apertar (!).

A promessa vem de Madj Bakar, vice presidente de engenharia no Stadia, em entrevista para a revista Edge. Bakar promete que em um ou dois anos o tempo entre a ação de um jogador e a resposta na tela, que é o que chamamos de latência, poderá ser menor do que os consoles de mesa entregam atualmente.

O executivo diz que uma solução envolve rodar o game em uma taxa de quadros por segundo bastante elevada, mas entregar menos para o usuário e assim criar um buffer no servidor. Junto disso, um sistema de machine learning e inteligência artificial será capaz de prever a ação do jogador, antes dela acontecer.

Parece coisa do futuro, mas o Google sabe como ninguém a magia deste tipo de inteligência. Prever a ação pode ser o salto que a “latência negativa” mostra, evitando por completo qualquer tempo de resposta.

O Google Stadia deve ser lançado já no mês que vem, sem previsão de chegada no Brasil.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danilo Soares dos Santos

Pra alguns jogos sim, pra outros tenho certeza que não.

Danilo Soares dos Santos

Joga fifa competivo com lag, fica impossível.

phso

Talvez a ação seja prevista, processada e enviada para sua máquina e fica em buffer local no seu PC. Caso vc execute essa ação, seu pc põe na tela. Caso contrário, ele ignora a ação prevista e manda seu comando atual pro servidor

Thiago Calazans

Só espera, cara. Ejaculação precoce pra que?

Vitor Hugo

insignificante não, mas concordo que é menor que a latência na comunicação entre o seu PC e o servidor (mesmo assim, vc já deu ping pra google.com? eles tem um CDN ridiculo de bom e bem distribuído).

mas eu não sou engenheiro da Google. quem garante que ele não calcule e já mande pro dispositivo? aí o próprio dispositivo que faria essa verificação e usaria o que o servidor já mandou ou não... além disso, nada nos leva a crer que o servidor só mandaria uma possibilidade de "futuro". ele pode calcular vários caminhos, processá-los e enviá-los pro dispositivo que usa o certo e descarta os outros.

mas o ponto mais importante já foi resolvido, né? o servidor não vai jogar por você.

Luizão

melhor coisa q a gente faz, não use o Stadia, até pq não vai chegar no Brasil tão cedo kkkk.

Julio Cesar

A pior latência é justamente no meio de comunicação o tempo que meu comando demora para chegar no servidor e o tempo que a resposta do servidor demora para chegar até meu computador. Essa execução especulativas só resolve um pouco a latência de processamento do comando por parte do servidor, que é quase insignificante.

Adriano Garcez

Faz sentido (em relação a processar numa frequência mais alta que a entregue), mas isso não vai introduzir uma espécie de jitter? Imagino que a sensação de mudança de tempo de resposta o tempo todo possa causar um desconforto - como ocorre com queda de quadros.

Julio Cesar

Diminui nada, a pior latência é justamente no meio de comunicação o tempo que meu comando demora para chegar no servidor e o tempo que a resposta do servidor demora para chegar até meu computador. Essa antecipação só resolve um pouco a latência de processamento do comando por parte do servidor, que é quase insignificante. Não tem, isso é puro marketing para tentar convencer leigo que o sistema deles não vai ter lag... mas no fim vai ter lag sim, pelo menos maior do que no videogame.

Thiago Calazans

Latência, filho. Latência.
Vou fazer uma analogia, só pra você entender o conceito, sabe quando você faz uma ligação por WhatsApp em uma conexão lenta? Você fala e só chega sua voz depois.
No caso isso acontece o mesmo com os controles, existe um certo tipo de atraso entre você apertar e o jogo fazer a ação. Eu já considero bem pouco, pra MIM na verdade é imperceptível, mas tem gente que sente o atraso, principalmente pro players, que compram controles, teclados e mouses que tem menor latência.
Com a IA prevendo o movimento, o Google pretende diminuir a latência, mas pra saber como tudo vai mudar em um jogo, só testando mesmo. Se a IA errar, você vai receber a latência normal, que já teria se não houvesse a IA. Eu li o artigo original, o projeto é que a IA rode múltiplos cenários várias vezes ao mesmo tempo, acredito que no futuro, com um desenvolvimento maduro, as chances de errar diminuam bastante.
Se você não quer a IA prevendo nada, é bem fácil: não use o Stadia 🤷🏾‍♂️

Vitor Hugo

????? como q tu leu a matéria e entendeu isso? cara, é como a execução especulativas dos processadores: ele usa algoritmos para prever o que você vai fazer e já processa essas ações. SE VOCÊ FIZER O QUE FOI PREVISTO: ótimo, a latência será menor pq aquilo já havia sido calculado e processado pelos servidores, só faltou ser entregue pra você. SE VOCÊ NÃO FIZER O QUE FOI PREVISTO: ele roda como qualquer jogo normal e faz o que mandou com o controle.

Luizão

"entregando mais rapidamente no momento que VOCÊ fizer" entregando o movimento mais rápido no momento q eu fizer? explica melhor isso ai, não tem como entregar o movimento mais rapido quando eu apertar o botão, a IA vai acelerar o jogo?, vai modificar o jogo? o stadia terá uma versão com engine modificada do jogo para essas quinquilharias de IA?
Qual o objetivo da IA prever meu movimento e se ela errar?, é um jogo, não quero IA prevendo nada pra mim, nem renderizando nada previamente, caso contrário vira filminho.

carros autônomos na vida real é uma coisa, IA num jogo que vai prever o q eu quero fazer e fazer pra mim, mas "só na hora q eu aperto o botão" é outra coisa, vai jogar no seu mobile.

Thiago Calazans

Por antecipação de movimentos, você já interpreta que a IA vai jogar pra você? 🤦🏾‍♂️
A antecipação de movimentos vai servir pra te entregar seu movimento numa velocidade maior, prevendo que você provavelmente vá fazer um certo input, o deixando pronto e entregando mais rapidamente no momento que VOCÊ fizer, com isso diminuindo a latência que geralmente você pode sofrer.
Carros autônomos já analisam meio mundo de coisa ao se movimentar e ainda tem de trabalhar com situações de obstáculos que possam aparecer repentinamente, uma tecnologia de prever botões em um jogo provavelmente nem é coisa de outro mundo.

Thiago Calazans

Um carro que dirige sozinho (e o Google já desenvolve isso há tempos) tem de trabalhar x questões ao se movimentar: caminho, placas, sinais, obstáculos na sua frente, e até mesmo obstáculos que possam aparecer repentinamente. Uma antecipação de movimentos em um jogo não chega a ser uma coisa de outro mundo e inalcançável.

Luizão

antecipação de movimentos

Exibir mais comentários