A TIM e a Oi já preparam a chegada do 5G no Brasil, e a Algar é outra operadora que também experimenta a tecnologia: com uma licença de caráter de testes concedida pela Anatel, ela atingiu velocidade de 1,05 Gb/s no download e 114 Mb/s no upload. Sua rede de quinta geração foi instalada em Uberlândia (MG) com cooperação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Huawei, que é a fornecedora dos equipamentos.
- Oi enfrenta desafio de conectar Rock in Rio e faz teste 5G
- Brasil perde R$ 25 bilhões em impostos com atraso do leilão de 5G, diz Ericsson
Com a frequência de 3,5 GHz, foi possível atingir latência na casa de 6 ms, contra 15 ms no LTE Advanced (conhecido como 4,5G) em boas condições. A rede foi avaliada no smartphone Huawei Mate 20 X 5G e em um headset de realidade virtual.
Os testes estão abertos ao público: quem estiver próximo a Uberlândia pode conferi-lo de perto no Espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileusa, até o dia 20 de outubro. É uma oportunidade para experimentar a tecnologia, visto que o leilão de 5G deve atrasar para o 2° semestre de 2020 por conta de possíveis interferências com a TV aberta via satélite.
A Algar tem cobertura celular e vende seus serviços para pessoas físicas em algumas cidades de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. No resto do Brasil, os clientes são atendidos via roaming com outras operadoras.
Com informações: Teletime.
Tecnocast 115 – Para que serve o 5G?
Muita gente ainda pensa que o 5G vai servir apenas para deixar a internet do celular mais rápida. Mas a nova rede deve mudar muita coisa, inclusive a internet fixa que chega hoje em nossas casas. Nesse episódio contamos tudo o que você precisa saber sobre o 5G. Dá o play e vem com a gente!
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
RÁDIO é toda e qualquer frequência eletromagnética. Só que as outras tem nomes diferentes, apenas isto. Para frequências de telecomunicações, ok.
Cara, microondas não é rádio. Rádio não é microondas. Raio-X não é infravermelho, assim como Raios Gama não é luz-visível. Você não entendeu direito o que eu falei. Eu falei que frequência de RÁDIO, repito mais uma vez RÁDIO, alias, vou repetir de novo pra ver se você entende: RÁDIO. Não tem como frequência de RÁDIO, RÁDIO, ALÔ, RÁDIO, (ENTENDEU?) ser nociva à saúde humana. É claro que existem outras frequências de ondas que são... mas, mais uma vez, o que eu falei é que não tem como frequência de RÁDIO (ênfase no RÁDIO) ser nociva à saúde humana. Abraço!
Claro q tem. Microondas por exemplo, acha que é o q? Não sei se dá forma como dizem, q dá câncer, etc, mas que nem todo tipo de ondas de rádio é nociva ao ser humano, ñ é. Só do espaço chegam várias, maioria esmagadora é filtrada pelo campo magnético.
Não tem como uma frequência de radio ser nociva à saúde humana cara... mds
Jeferson pior e que e verdade trabalho com rádio frequência a mais de 10 anos e a verdade e que frequências que antes eram restritas e considerar perigosa por causa do 5g mudou a forma que foi tratada pois a hora agora e viável pra g
gado é o teu pai que te fez aquele corno preto
Que venha o 5g e a onda de câncer para população o gado tá alienado msm não tá vendo nada só coisa boa kkkk
Não sabia que o pessoal do UBER estava fazendo parceira com a Huawei.
Uma pena que vai ser sub-6 :(
Bora que venha o 5G ..