Início » Telecomunicações » Algar e Huawei testam 5G em Uberlândia com velocidade de 1 Gb/s

Algar e Huawei testam 5G em Uberlândia com velocidade de 1 Gb/s

5G da Algar é fruto de parceria com Huawei e universidade federal; velocidades ultrapassam 1 gigabit por segundo

Lucas Braga Por
11/10/2019 às 13h39

A TIM e a Oi já preparam a chegada do 5G no Brasil, e a Algar é outra operadora que também experimenta a tecnologia: com uma licença de caráter de testes concedida pela Anatel, ela atingiu velocidade de 1,05 Gb/s no download e 114 Mb/s no upload. Sua rede de quinta geração foi instalada em Uberlândia (MG) com cooperação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Huawei, que é a fornecedora dos equipamentos.

Com a frequência de 3,5 GHz, foi possível atingir latência na casa de 6 ms, contra 15 ms no LTE Advanced (conhecido como 4,5G) em boas condições. A rede foi avaliada no smartphone Huawei Mate 20 X 5G e em um headset de realidade virtual.

Os testes estão abertos ao público: quem estiver próximo a Uberlândia pode conferi-lo de perto no Espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileusa, até o dia 20 de outubro. É uma oportunidade para experimentar a tecnologia, visto que o leilão de 5G deve atrasar para o 2° semestre de 2020 por conta de possíveis interferências com a TV aberta via satélite.

A Algar tem cobertura celular e vende seus serviços para pessoas físicas em algumas cidades de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. No resto do Brasil, os clientes são atendidos via roaming com outras operadoras.

Com informações: Teletime.

Tecnocast 115 – Para que serve o 5G?

Muita gente ainda pensa que o 5G vai servir apenas para deixar a internet do celular mais rápida. Mas a nova rede deve mudar muita coisa, inclusive a internet fixa que chega hoje em nossas casas. Nesse episódio contamos tudo o que você precisa saber sobre o 5G. Dá o play e vem com a gente!

Mais sobre: , ,