Início » Brasil » Governadores sugerem taxar games vendidos pela internet

Governadores sugerem taxar games vendidos pela internet

Segundo os apoiadores, a medida ajudaria a arrecadar R$ 18 bilhões para a segurança pública

Victor Hugo Silva Por

O Fórum Nacional dos Governadores reuniu nesta semana, em Brasília, chefes do Poder Executivo de 25 das 27 unidades federativas do Brasil, que discutiram formas de aumentar a arrecadação. Uma das propostas envolve a tributação de jogos eletrônicos vendidos pela internet.

eSports (Foto: Sean Do/Unsplash)

Foto: Sean Do/Unsplash

A projeção dos governadores é de que a medida arrecadaria R$ 18 bilhões e ajudaria a destinar mais recursos para a segurança pública. A sugestão foi apresentada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e teve apoio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

“Nos pareceu uma sugestão bem-vinda, já que os jogos eletrônicos através da internet não são taxados. Todos os jogos pagam imposto, não é razoável que o jogo eletrônico através da internet, sobretudo realizado fora do Brasil, aconteça sem a aplicação de impostos”, afirmou Doria, segundo O Globo.

Ainda de acordo com o jornal, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), não deu apoio à proposta. Ele afirmou que o problema da segurança pública é de gestão, e não de falta de recursos, e defendeu mais efetividade nos investimentos.

“Nós já gastamos demais com segurança. Se continuarmos discutindo as mesmas coisas, nós vamos continuar colocando mais dinheiro na segurança pública e não vamos obter resultado”, opinou Witzel para O Globo.

Os governadores pediram um aumento da participação da União no financiamento do Fundo Nacional de Segurança Pública. O fórum também serviu para apresentar demandas de verbas federais à educação e para discutir a forma de repasse aos estados de recursos do pré-sal.

A sugestão de tributar jogos eletrônicos vendidos pela internet vai de encontro às posições do presidente Jair Bolsonaro, que defende a redução dos impostos. Em agosto, ele reduziu impostos sobre consoles e acessórios para até 16%.

Outra matéria que contraria interesses dos governadores é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2017, que zera impostos de consoles e jogos produzidos no Brasil. A pauta foi aprovada na Comissão de Constuição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e aguarda, desde agosto, para ser discutida em plenário.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

elliot filho de alder 🎃

NOVA ERA TALKEY?

taxa tudoooooooooooooooooooooooooo

Michael D.

Hur dur taxar mesmo, hur dur marmanjo jogando joguinho hur dur...
Primeiramente: A GRANDE maioria dos "marmanjos" que você cita trabalha para receber o seu salário suado e, se tiver uma grana sobrando, compra jogos para ter um lazer no final de semana, não apenas para ele próprio, mas também para jogar com os filhos e amigos.
Segundamente: Também sou a favor da família tradicional, mas isso não significa que não irei me divertir jogando videogame, seja solo ou com amigos/família. Toda pessoa tem o direito de se divertir da forma que quiser, inclusive você.

Jorge Bevilacqua

Quando um político falar "taxar <produto> trará mais recursos para <qualquer área que der na cabeça>" = mais verba pra desvio.

Por incrível que pareça, o que acontece no Brasil são exatamente as palavras do Witzel: "não falta dinheiro no Brasil, falta gestão".

E me surpreende uma cara como o Doria, que se diz gestor, querer botar mais imposto.

Jorge Bevilacqua

Um Death Note nas mãos certas cairia bem... 😂

Firmino Gomes

Tem que taxar mesmo, bando de marmanjo bom de trabalhar fica jogando joguinho.... Jogo é coisa do demônio.... Viva a tradicional família brasileira.... Meu voto é no Brasil....

OBS: os comentários acima não expressam a opinião de quem comenta.

Tiago Melo

Estou tão revoltado com a política no Brasil que eu gostaria de ter poderes pra matar esses caras um a um, até não sobrar ninguém... e seria uma morte bem dolorosa. Não é só pelos games, é por tudo! Roubou, morreu. Aumentou imposto, morreu! Prometeu e não cumpriu e ao invés de assumir ficar dando desculpas??? MORREU!!!

fan

Quem decide se são ou não culpados é a justiça. Apenas apontei que naquela semana ao menos duas vezes vi alguém desse partido falando e encaminhando proposta de aumento de impostos. Foi apenas uma constatação de um fato documentado.

Ricardo - Vaz Lobo
A sábia Ayn Rand nomeava esses seres como saqueadores. Tava errada? A violência não será arranhada nem de leve por mais essa tungada. Já a indústria da violência, esfrega, ansiosíssima, as gordas mãozinhas.
Ricardo - Vaz Lobo

A sábia Ayn Rand nomeava esses seres como saqueadores. Tava errada?

A violência não será arranhada nem de leve por mais essa tungada. Já a indústria da violência, esfrega, ansiosíssima, as gordas mãozinhas.

Sergio Rainor

São todos uma corja de sangue-sugas deploráveis que mereciam ter suas cabeças explodidas.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Taxa mais que tá pouco!

Jesus Negão

E eu que pensava que a IOF q a Steam me cobra era demais... Vou usar meu 13º salário tudo na Steam antes que isso entre em vigor

José Vieira

É escandaloso que Dória seja considerado, por certos nichos, um Liberal. Um liberal fará de tudo para livrar o cidadão do peso do Estado, sobretudo, do peso dos impostos. Um estado mais eficiente gasta muito menos e onera em menor medida o pagador de impostos.

Monstro Medieval

Não acredito que tive que concordar com o Witzel.

DanielBastos

Nada ia mudar.

Se esses bilhões forem usados exclusivamente para segurança, significa que outros bilhões de origem diferente seriam usados pra outra coisa.

Obs: eu devia fazer uma Camiseta com essa frase.

Exibir mais comentários