Início » Brasil » Governadores sugerem taxar games vendidos pela internet

Governadores sugerem taxar games vendidos pela internet

Segundo os apoiadores, a medida ajudaria a arrecadar R$ 18 bilhões para a segurança pública

Victor Hugo Silva Por

O Fórum Nacional dos Governadores reuniu nesta semana, em Brasília, chefes do Poder Executivo de 25 das 27 unidades federativas do Brasil, que discutiram formas de aumentar a arrecadação. Uma das propostas envolve a tributação de jogos eletrônicos vendidos pela internet.

eSports (Foto: Sean Do/Unsplash)

Foto: Sean Do/Unsplash

A projeção dos governadores é de que a medida arrecadaria R$ 18 bilhões e ajudaria a destinar mais recursos para a segurança pública. A sugestão foi apresentada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e teve apoio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

"Nos pareceu uma sugestão bem-vinda, já que os jogos eletrônicos através da internet não são taxados. Todos os jogos pagam imposto, não é razoável que o jogo eletrônico através da internet, sobretudo realizado fora do Brasil, aconteça sem a aplicação de impostos", afirmou Doria, segundo O Globo.

Ainda de acordo com o jornal, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), não deu apoio à proposta. Ele afirmou que o problema da segurança pública é de gestão, e não de falta de recursos, e defendeu mais efetividade nos investimentos.

"Nós já gastamos demais com segurança. Se continuarmos discutindo as mesmas coisas, nós vamos continuar colocando mais dinheiro na segurança pública e não vamos obter resultado", opinou Witzel para O Globo.

Os governadores pediram um aumento da participação da União no financiamento do Fundo Nacional de Segurança Pública. O fórum também serviu para apresentar demandas de verbas federais à educação e para discutir a forma de repasse aos estados de recursos do pré-sal.

A sugestão de tributar jogos eletrônicos vendidos pela internet vai de encontro às posições do presidente Jair Bolsonaro, que defende a redução dos impostos. Em agosto, ele reduziu impostos sobre consoles e acessórios para até 16%.

Outra matéria que contraria interesses dos governadores é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2017, que zera impostos de consoles e jogos produzidos no Brasil. A pauta foi aprovada na Comissão de Constuição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e aguarda, desde agosto, para ser discutida em plenário.

Com informações: Agência Brasil.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

elliot filho de alder 🎃
NOVA ERA TALKEY?taxa tudoooooooooooooooooooooooooo
Michael D.
Hur dur taxar mesmo, hur dur marmanjo jogando joguinho hur dur...Primeiramente: A GRANDE maioria dos "marmanjos" que você cita trabalha para receber o seu salário suado e, se tiver uma grana sobrando, compra jogos para ter um lazer no final de semana, não apenas para ele próprio, mas também para jogar com os filhos e amigos.Segundamente: Também sou a favor da família tradicional, mas isso não significa que não irei me divertir jogando videogame, seja solo ou com amigos/família. Toda pessoa tem o direito de se divertir da forma que quiser, inclusive você.
Jorge Bevilacqua
Quando um político falar "taxar <produto> trará mais recursos para <qualquer área que der na cabeça>" = mais verba pra desvio.Por incrível que pareça, o que acontece no Brasil são exatamente as palavras do Witzel: "não falta dinheiro no Brasil, falta gestão".E me surpreende uma cara como o Doria, que se diz gestor, querer botar mais imposto.
Jorge Bevilacqua
Um Death Note nas mãos certas cairia bem... 😂
Firmino Gomes
Tem que taxar mesmo, bando de marmanjo bom de trabalhar fica jogando joguinho.... Jogo é coisa do demônio.... Viva a tradicional família brasileira.... Meu voto é no Brasil....OBS: os comentários acima não expressam a opinião de quem comenta.
Tiago Melo
Estou tão revoltado com a política no Brasil que eu gostaria de ter poderes pra matar esses caras um a um, até não sobrar ninguém... e seria uma morte bem dolorosa. Não é só pelos games, é por tudo! Roubou, morreu. Aumentou imposto, morreu! Prometeu e não cumpriu e ao invés de assumir ficar dando desculpas??? MORREU!!!
fan
Quem decide se são ou não culpados é a justiça. Apenas apontei que naquela semana ao menos duas vezes vi alguém desse partido falando e encaminhando proposta de aumento de impostos. Foi apenas uma constatação de um fato documentado.
Ricardo - Vaz Lobo
A sábia Ayn Rand nomeava esses seres como saqueadores. Tava errada?


A violência não será arranhada nem de leve por mais essa tungada. Já a indústria da violência, esfrega, ansiosíssima, as gordas mãozinhas.
Ricardo - Vaz Lobo
A sábia Ayn Rand nomeava esses seres como saqueadores. Tava errada?A violência não será arranhada nem de leve por mais essa tungada. Já a indústria da violência, esfrega, ansiosíssima, as gordas mãozinhas.
Sergio Rainor
São todos uma corja de sangue-sugas deploráveis que mereciam ter suas cabeças explodidas.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Taxa mais que tá pouco!
Jesus Negão
E eu que pensava que a IOF q a Steam me cobra era demais... Vou usar meu 13º salário tudo na Steam antes que isso entre em vigor
José Vieira
É escandaloso que Dória seja considerado, por certos nichos, um Liberal. Um liberal fará de tudo para livrar o cidadão do peso do Estado, sobretudo, do peso dos impostos. Um estado mais eficiente gasta muito menos e onera em menor medida o pagador de impostos.
Monstro Medieval
Não acredito que tive que concordar com o Witzel.
DanielBastos
Nada ia mudar.Se esses bilhões forem usados exclusivamente para segurança, significa que outros bilhões de origem diferente seriam usados pra outra coisa.Obs: eu devia fazer uma Camiseta com essa frase.
DanielBastos
Se vc acompanha política deve saber que eles tiram lá do mesmo lugar onde Ciro Gomes tira as dele.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Em SP já tem disso. Todo software já é taxado pelo estado.
Boleto
HAHAHAHA fala isso pro debilóide do Dória.https://veja.abril.com.br/p...:)
Sad Eric
já ganhou seus 30 segundos de atenção agora volta pro porão antes da sua mãe te surrar outra vez gollum
Sad Eric
Tudo lugar que vejo essa notícia repito a mesma coisa. Se isso realmente virar lei, eles vão deixar de ganhar o pouco que ganham com a fração de pessoas que tem condição de comprar consoles e jogos originais pra não ganhar merda nenhuma porque o mercado vai regredir pra era PS2 com todo mundo tendo videogame desbloqueado comprado no mercado cinza e rodando jogo pirata.
Sad Eric
Tudo lugar que vejo essa notícia repito a mesma coisa. Se isso realmente virar lei, eles vão deixar de ganhar o pouco que ganham com a fração de pessoas que tem condição de comprar consoles e jogos originais pra não ganhar merda nenhuma porque o mercado vai regredir pra era PS2 com todo mundo tendo videogame desbloqueado comprado no mercado cinza e rodando jogo pirata.
Filé
Pois é caros brasileiros!!!Ainda espero o dia que este gigante irá acordar do seu berço esplêndido e entender que defender e aplaudir políticos é ferrar nosso país! Político aqui algum irá fazer ou aprovar lei onde ele possa perder as mazelas ou se foder na justiça lá na frente.Então entenda de uma vez por todas, pelo amor de Deus!!!Seja uma Estadista - Nacionalista e lute pelo seu país e direitos. Foda-se políticos, partidos ou ideologia política!Deixe de praticar o jeitinho brasileiro e querer levar vantagem em tudo e mamar na teta do estado também...Aprenda, político aqui quer mais que você se foda bem grande. Discurso de ser pobre e do povo é como conto da carochinha seu idiota útil!Deixe de defender político e defenda nossos direitos e o país...
johndoe1981
É a Trindade Maligna da política brasileira. O PT ao menos todo mundo sabe que não vale o que o gato enterra, mas o PMDB ainda é pior porque sempre ficou em cima do muro, apoiando o grupo que estiver no poder, e o PSDB não é muito melhor.
Eduardo Costa
Uma dúvida QUAL jogo vendido não internet não é taxado?! Pagamos absurdos por todo jogo independente de ser mídia física ou digital! Seria no estilo da steam? E pq diabos os caras ficam buscando o que taxar, pqp?! Nessas horas PTSDB são bem unidos pra socar no cu do povo!
johndoe1981
Aqui realmente é terrível o fanatismo partidário, principalmente no interior miserável. Se você falar um ai sobre algum político dessa oligarquia dos Gomes, os alienados vêm com duas pedras na mão. É triste ver a ignorância desse povo, ô estado pra ter eleitor e político medíocre.
Orleans Farias
Exatamente. Com um povo lixo vagabundo que é cúmplice de bandidos.Sei bem como é. Sou de fortaleza-ce, conheço bem este "povinho" que tem como moral o "jeitinho" e levar vantagem em tudo...
Orleans Farias
Exato. O psdb e pt são apenas facções criminosas. Como todos os outros: mdb, psol, ptb, psl, pcdob, stf, PQP...Pera, menos a PQP, que é a única sigla "onesta" desta pocilga de merda, onde até o lema na bandeira é fraude: "ordem e progresso" - para bandidos...Todos são esquerdomerdas vagabundos. Já notaram que todos tem "social" na sigla? Se não na sigla, no estatuto.
ochateador
Seu comentário está errado.A culpa é dos eleitores por votarem errado (e não acompanharem os trabalhos dos políticos).A culpa é dos políticos, por governarem para interesse próprio ao invés de governar para o interesse público/comum.
ochateador
Político sendo político.Ao invés de investir direito, só sabem gastar dinheiro.
Andre Kittler
>>Nos pareceu uma sugestão bem-vinda, já que os jogos eletrônicos através da internet não são taxados. sobretudo realizado fora do Brasil,
Andre Kittler
>>Nos pareceu uma sugestão bem-vinda, já que os jogos eletrônicos através da internet não são taxados. sobretudo realizado fora do Brasil, <<É... nisso acima poderíamos dizer que o IOF, onde I é de IMPOSTO, meio que atenderia...Mas verdade. Imposto é 50% né! 6%, como o IOF, não é imposto, é taxa de ser brasileiro.
Keaton
Po, para... nem o capeta quer eles. hue
Louis
Pior que é isso mesmo.Muitas vezes não é nem corrupção, mas, gente completamente incompetente.O caso do Museu Nacional é extremamente absurdoUm prédio naquelas condições jamais deveria estar aberto ao público. A direção deveria ser penalizada.Além disso, por que o BNDES demorou mais de 4 anos para liberar o financiamento? O projeto estava ruim? Foi um ato político?Interessante, que liberar grana para Cuba, Venezuela, Peru, Angola, Friboi o governo da Lula, Dilma e Temer era bem rápido.Agora, quando se tratava de cultura nacional...
João
Apoiar não é criar, mas PSDB é a mesma coisa do PT. Queria q vc citasse um partido q preste aí, nunca achei.
Louis
E o PSDB que tá apoiando também?Quando viu PT, virou analfabeto circunstancial?
Louis
Não tenho nada contra a esquerda ou direita. Só gado se importa com isso. Pois, os políticos não dão a mínima para isso. Querem poder e não dão a mínima para o Brasil.
johndoe1981
Sem dúvida, tudo é que gente e coisa que não presta esse partido infeliz está envolvido, é inacreditável.
João
Sim, sim. PSL, PSDB e a corja linda e fofa. Mas PT tá passando dos recordes de inutilidade.
johndoe1981
Tá nada, vide o exemplo aqui do Ceará, um dos estados mais miseráveis e violentos do país, que reelegeu o desgovernador do PT no 1º turno, com quase 80% dos votos válidos.Claro que o PT é o pior de todos, mas não dá pra apontar um dedo pra um partido só, são todos infestados de parasitas que só querem se perpetuar no poder e saquear o bolso do contribuinte.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Tríplice do capeta.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
O líder está preso mas dá entrevista para mídia internacional.
Marcogro® 🤔
É do PT. Tá na lista até da Interpol, se vacilar...
João
Enfia o imposto no bumbum. PT tá com os dias contados.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
"A sugestão foi apresentada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT)"Mais um nome da minha lista negra de políticos.
Lui Spin
Os caras só sabem aumentar impostos. Todo problema, para eles, a solução são impostos.
johndoe1981
Povão tá mais preocupado com o jogo do Flamengo e com a novela. Ao menos não votei no safado do governador do meu estado que apoiou essa proposta de criar mais um imposto.
johndoe1981
Longe de mim querer defender o Partido das Trevas, mas não não dá pra botar toda a culpa num partido só, são todos igualmente parasitas.
johndoe1981
Cadê o doente mental que me encheu a paciência essa semana por criticar o Estado brasileiro parasita? Vou mandar ele pagar esse imposto, caso entre em vigor, e um chapéuzinho de trouxa pra ele botar na cabeça.
Love
É engraçado que esses caras nem se preocupam mais com uma repercussão negativa em cima deles... Brasileiro tem a memória curta mesmo.
Comentário Mil Grau℗
Se taxar os jogos pode ter certeza que estes caras não vão parar só por ai. Quer dizer, planejam zerar os impostos sobre jogos, mas em estados cada um quer taxá-lo novamente. Se aprovado isso passo até 2022 convencendo a galera a não votar nestes caras.
Marcogro® 🤔
Políticos, em geral, deviam pagar multa cada vez que abrissem a boca para falar: taxar.
Highlander
O prematuro do Doria sempre oportunista!PT, PMDB e PSDB são três lixos de partidos que seguem na missão de piorar a vida dos brasileiros!
Vinicius Andrade
Porque eles não sugerem taxar quem tiver a idéia de taxar alguma coisa? ¬¬
Jefferson
Esse câncer tem que ser eliminado do nosso país #ForaPT
zoiuduu .
como será que chegaram nesse valor de 18 bilhoes?isso é por anow por mes?
Jairo ☠️
Brasil.....o país dos impostos
fan
Já é a segunda vez (que eu vejo essa semana) que alguém do PT vem com essas ideias de aumento de impostos. Essa gente não se cansa não ?Vão aprender a usar bem o dinheiro que nós já pagamos e olha que não pagamos pouco.
Paulo Manso
Se esse valor realmente fosse usado pra segurança pública eu pagaria MAIS esse imposto feliz... mas como eu sei que vão desviar bilhões, desejo que esses governadores vão @#!#[email protected]#¨%.
Baidu feat MC Brinquedo
Imaginem o quão f*da seria se esses 18 bilhões fossem utilizados 100% na segurança pública, pena que boa parte do valor será desviado.Alguém faz a plaquinha: O estado está a 0 dia(s) sem nos ferrar, nosso recorde é de 0 dia(s).
Wendel Schelhan
Questão de utilização de dinheiro público no Brasil é bem óbvia: é dar mais crack pro crackudo. Nunca serão a incompetência e a administração péssima os culpados. A culpa é sempre de algum dinheiro que não entrou e deveria ter entrado, vide o caso da UFRJ com o Museu Nacional.Por isso acredito que não exista outra reação possível que não seja mandar a banana pra qualquer palhaço que me vir com a ideia de aumento de imposto.
Louis
PT e PSDB, dois cânceres do Brasil.