Início » Aplicativos e Software » Windows 10 agora impede que malwares desativem antivírus nativo

Windows 10 agora impede que malwares desativem antivírus nativo

Windows 10 tem antivírus Windows Defender; sistema ativa Proteção contra Violações, que impede malwares de desligá-lo

Felipe Ventura Por

O Windows 10 vem com um antivírus nativo chamado Windows Defender: ele não é o mais eficaz do mercado, mas pode ser o suficiente caso você tome cuidado com os arquivos que executa no PC. Daqui em diante, ele ficará mais seguro: a Microsoft está ativando por padrão a Proteção contra Violações, que impede malwares de desativá-lo.

Windows Defender no notebook com Windows 10

A Microsoft confirma ao Bleeping Computer que vai ativar a Proteção contra Violações (Tamper Protection) em todos os PCs com Windows 10 May 2019 Update ou mais recente. Pode demorar alguns dias, mas isso se tornará padrão nos computadores com essas versões do sistema.

O recurso, lançado na atualização de maio de 2019, exige que qualquer mudança no funcionamento do Windows Defender seja feita somente através do aplicativo Segurança do Windows. No caso de empresas, também é possível usar software de gerenciamento corporativo como o Microsoft Intune.

Não será possível fazer ajustes através de edições no Registro, scripts do PowerShell nem políticas de grupo. Isso significa que, quando um malware tentar desativar o Windows Defender através de código malicioso, ele será barrado. Isso deve impedir a atividade de alguns trojans recentes, como o TrickBot, GootKit e Nodersok.

Como ativar Proteção contra Violações no Windows 10

Para ativar manualmente a Proteção contra Violações, faça o seguinte:

  • abra o menu Iniciar, digite “segurança” e clique em Segurança do Windows;
  • na janela que se abre, clique em Proteção contra vírus e ameaças na lateral esquerda;
  • na seção Configurações de proteção contra vírus e ameaças, clique em Gerenciar configurações;
  • Desça a lista para encontrar a opção Proteção contra Violações.

Ainda será possível desativar a Proteção contra Violações, mas isso não é recomendável. Vale lembrar que, se você instalar outro antivírus, o Windows Defender será desativado para evitar conflitos; neste caso, valerão as configurações de segurança do programa que você instalar.

Windows 10 - Proteção contra Violações

Com informações: Microsoft, Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mauricio Ricardo Pinheiro

Todos são detectados como malwares. Só uso desconectado da internet e com o Av desativado. Desinstalo logo depois de usar. A única vez que usei conectado a rede houve três tentativas de invasão e a instalação não autorizada de um trojan de alto risco. Todo o conjunto devidamente detectado e defenestrado pelo MS Defender para Win10

Mauricio Ricardo Pinheiro

Acabou de me mostrar que não sabe como funciona a paginação de memória no windows antes e depois do Windows 10....😁

Eliézer José Lonczynski

Vou ler essa pesquisa, obrigado.

johndoe1981

kkkk

P. Herrera

Faz sentido, mas se tratando de antivírus, a engine da Kasperky está muito a frente. Nem antivírus eu uso, mas no PC comum da casa, coloquei o KIS pq ñ confio no pessoal e nem que o WD dê conta. Kkkk

Theo Queiroz

Aqui também tá zuado. Última matéria é essa do dia 14

Alessandro Okumura

zuado sem news mesmo tanto pelo 4G quanto pela rede corporativa aqui

Baidu feat MC Brinquedo

Acho que eles estão com algum problema de servidor ou algo do tipo.

Hoje cedo o canal no Telegram deu um reboot nos últimos 14 posts, mas depois voltou ao normal. Quase certo que tenha sido alguma tentativa da equipe.

Fabio Santos

Existe diversas formas de corrigir disco em 100% e mais nem todo mundo pode fazer upgrade vocês são um bando de tosco que já partem pra solução mais fácil, creio e imagino o belo profissional que você é deve ser daquele olhou vamos formatar.

Baidu feat MC Brinquedo

Esse é o teu argumento?

Fabio Santos

Que o Windows trabalha melhor isto não precisa ser especialista, mais um especialista que recomenda fazer isto sem ao menos dar uma correção plausível, por isto digo não existe ninguém a altura do Baboo em questão experiência.
E mais o mesmo não se esconde num login tosco como o teu, covarde.

Baidu feat MC Brinquedo

Eu poderia até dizer que sou um especialista em segurança da informação, por causa da minha formação e atuação, mas isso não vem ao caso no momento.

E sim, somente um SSD pode propiciar uma boa experiência no Windows.
Dá pra resolver o bug do disco 100% sem SSD? Dá sim! Mas compensa muito mais escolher, no ato da compra, um notebook mais moderno, gastar um pouquinho mais e não tem certas complicações na hora do uso.

Edcarlos Santana

aqui está do mesmo jeito. nada postado hoje. to achando estranho

hamster

Pera aí, o Windows tem um antivirus que pode ser desativado pelo virus?

André Figueiredo

Também pensei isso.

Exibir mais comentários