Início » Aplicativos e Software » Windows 10 agora impede que malwares desativem antivírus nativo

Windows 10 agora impede que malwares desativem antivírus nativo

Windows 10 tem antivírus Windows Defender; sistema ativa Proteção contra Violações, que impede malwares de desligá-lo

Felipe Ventura Por

O Windows 10 vem com um antivírus nativo chamado Windows Defender: ele não é o mais eficaz do mercado, mas pode ser o suficiente caso você tome cuidado com os arquivos que executa no PC. Daqui em diante, ele ficará mais seguro: a Microsoft está ativando por padrão a Proteção contra Violações, que impede malwares de desativá-lo.

Windows Defender no notebook com Windows 10

A Microsoft confirma ao Bleeping Computer que vai ativar a Proteção contra Violações (Tamper Protection) em todos os PCs com Windows 10 May 2019 Update ou mais recente. Pode demorar alguns dias, mas isso se tornará padrão nos computadores com essas versões do sistema.

O recurso, lançado na atualização de maio de 2019, exige que qualquer mudança no funcionamento do Windows Defender seja feita somente através do aplicativo Segurança do Windows. No caso de empresas, também é possível usar software de gerenciamento corporativo como o Microsoft Intune.

Não será possível fazer ajustes através de edições no Registro, scripts do PowerShell nem políticas de grupo. Isso significa que, quando um malware tentar desativar o Windows Defender através de código malicioso, ele será barrado. Isso deve impedir a atividade de alguns trojans recentes, como o TrickBot, GootKit e Nodersok.

Como ativar Proteção contra Violações no Windows 10

Para ativar manualmente a Proteção contra Violações, faça o seguinte:

  • abra o menu Iniciar, digite "segurança" e clique em Segurança do Windows;
  • na janela que se abre, clique em Proteção contra vírus e ameaças na lateral esquerda;
  • na seção Configurações de proteção contra vírus e ameaças, clique em Gerenciar configurações;
  • Desça a lista para encontrar a opção Proteção contra Violações.

Ainda será possível desativar a Proteção contra Violações, mas isso não é recomendável. Vale lembrar que, se você instalar outro antivírus, o Windows Defender será desativado para evitar conflitos; neste caso, valerão as configurações de segurança do programa que você instalar.

Windows 10 - Proteção contra Violações

Com informações: Microsoft, Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mauricio Ricardo Pinheiro
Todos são detectados como malwares. Só uso desconectado da internet e com o Av desativado. Desinstalo logo depois de usar. A única vez que usei conectado a rede houve três tentativas de invasão e a instalação não autorizada de um trojan de alto risco. Todo o conjunto devidamente detectado e defenestrado pelo MS Defender para Win10
Mauricio Ricardo Pinheiro
Acabou de me mostrar que não sabe como funciona a paginação de memória no windows antes e depois do Windows 10....😁
Eliézer José Lonczynski
Vou ler essa pesquisa, obrigado.
johndoe1981
kkkk
P. Herrera
Faz sentido, mas se tratando de antivírus, a engine da Kasperky está muito a frente. Nem antivírus eu uso, mas no PC comum da casa, coloquei o KIS pq ñ confio no pessoal e nem que o WD dê conta. Kkkk
Theo Queiroz
Aqui também tá zuado. Última matéria é essa do dia 14
Alessandro Okumura
zuado sem news mesmo tanto pelo 4G quanto pela rede corporativa aqui
Baidu feat MC Brinquedo
Acho que eles estão com algum problema de servidor ou algo do tipo.Hoje cedo o canal no Telegram deu um reboot nos últimos 14 posts, mas depois voltou ao normal. Quase certo que tenha sido alguma tentativa da equipe.
Fabio Santos
Existe diversas formas de corrigir disco em 100% e mais nem todo mundo pode fazer upgrade vocês são um bando de tosco que já partem pra solução mais fácil, creio e imagino o belo profissional que você é deve ser daquele olhou vamos formatar.
Baidu feat MC Brinquedo
Esse é o teu argumento?
Fabio Santos
Que o Windows trabalha melhor isto não precisa ser especialista, mais um especialista que recomenda fazer isto sem ao menos dar uma correção plausível, por isto digo não existe ninguém a altura do Baboo em questão experiência.E mais o mesmo não se esconde num login tosco como o teu, covarde.
Baidu feat MC Brinquedo
Eu poderia até dizer que sou um especialista em segurança da informação, por causa da minha formação e atuação, mas isso não vem ao caso no momento.E sim, somente um SSD pode propiciar uma boa experiência no Windows.Dá pra resolver o bug do disco 100% sem SSD? Dá sim! Mas compensa muito mais escolher, no ato da compra, um notebook mais moderno, gastar um pouquinho mais e não tem certas complicações na hora do uso.
Edcarlos Santana
aqui está do mesmo jeito. nada postado hoje. to achando estranho
hamster
Pera aí, o Windows tem um antivirus que pode ser desativado pelo virus?
André Figueiredo
Também pensei isso.
João
Fora que, se você só pega arquivos de fontes confiáveis, dificilmente vai ter algum malware nele.
Michael Loeps™
Aqui nem no cachê foi
João
Aqui também tá assim
Fabio Santos
Putz você é o especialista, legal então vamos simplesmente trocar sem achar uma solução.Você deve ser daqueles filhos de papai que deu dor de barriga pra quem arrumar ou trazer solução melhor gastar logo.Geração tosca.
johndoe1981
Sinceramente, não vejo necessidade de instalar outro antivírus depois do Windows Defender. Pode não ser o melhor, mas já é bom o suficiente e bem leve, e sempre vou preferir uma solução nativa, integrada ao SO, do que uma de terceiros.
johndoe1981
Mesma coisa aqui.
Mauricio Ricardo Pinheiro
Porém, em sites de ofertas você consegue chaves de ativação de Office por 160 reais e do Windows 10 Pro por 40. É muito mais vantajoso que usar um KMS Pico da vida para ativar um programa licenciado. Além de crime, causam a carestia doas licenças originais. Por isso é que considero loucura não comprar softwares originais ou então o uso de freewares. A taxa de risco do mercado brasileiro tanto para softwares como para TV a cabo é de mais de 500% por conta da pirataria. Se você não paga de um lado, paga de outro. Sacou experto?
Mauricio Ricardo Pinheiro
E quer um anti vírus que empaca pra valer durante a varredura inicial? Avast Free. Esse empaca o PC por quase 15 minutos, dependendo do tamanho e da velocidade do HD. É muito pior que o Defender.
Mauricio Ricardo Pinheiro
Tem sim. A velocidade de leitura do HD impacta e a virtualização do processador também. Se não houver RAM, e a falta da virtualização impactam assim. Ao ligar um PC uma série de tarefas é executada nos primeiros 30 segundos, depois disso ocorre apenas a varredura do Defender. Ao tentar abrir um aplicativo a primeira coisa que o Windows faz é verificar se ele pode rodar inteiro na RAM, se não ele joga partes dele para o arquivo de paginação do HD. Se o processador tem suporte a hyperthreading, é feita uma combinação rápida de cargas de processos e o Defender desce de prioridade de execução, priorizando o usuário. Você nem nota. Em alguns hardwares mais antigos o Windows não consegue fazer essa paginação de forma eficiente, então o Defender disputa carga de processamento com o aplicativo do usuário, resultado, há uma perda significativa de desempenho. Agora mesmo estou num note que está com o disco 100% carregado com a varredura do Defender e rodando o Chrome para estar aqui. Como tenho 16gb de RAM, não há perda de desempenho algum. Como você fala a solução do SSD é boa, mas também ter mais RAM ajuda. Um processador mais moderno ajuda também.
Epic Mac Fadden - ODZ -
E O CRAQUE TUDO?AI MEUS ADOBE!
Guilherme Andrade
O problema do 100% do uso de disco é usar um disco, literalmente.
Adsa
OFFTOPIC: alguém tá tendo problema pra visualizar as notícias do tecnoblog ai? Quando eu abro o site essas são as últimas notícias que aparecem, do dia 14/10 (ver imagem)https://uploads.disquscdn.c...Mas quando abro pelo cache do google tem notícias do dia 17/10, 18/10 etc...É só aqui que tá nessas?
Baidu feat MC Brinquedo
O bug do 100% uso do "disco" não tem nada a ver com ram, mas sim com disco (ora, ora...).Em suma eu diria que é fácil de resolver substituindo o HD por um SSD.
Vitor Hugo
cara, você está viajando. não é todo KMS pra ativação pirata do Windows que é um trojan. e KMS não é necessariamente pirataria, é um serviço pra gerência de chaves que é usado em vários contextos pra várias finalidades.e essas chaves super baratas aí não são pra uso pessoal (não originalmente, pelo menos. só você ver por quanto a Microsoft vende uma chave)
ochateador
613 máquinas no parque da empresa sofrendo com esse bendito antivírus.Serve ?
brunocabral
Eu uso um pen drive com Linux pra remove-lo.
PALUDO
Quero ver conseguir desativar. tenho antivirus pago e preciso desativa-lo muitas vezes porque mexo com virtualização, e a porra do defender se enfia e ativa de novo. eu desativo e ele ativa sozinho. Esse windows 10 é muito enxirido.
Credulos
Só pesquisar no Google AV Test ou AV Comparatives e você verá resultados de testes ate com analises do mundo real...Um dos AVs que sempre se sai muito bem é o KIS.
Credulos
Como disse e volto a dizer KMS não necessariamente é um serviço para ativações piratas (como disse e parece que você não leu pode ser feito via terminal), é um serviço prestado para empresas e desde que o servidor seja legitimo com uma licença legitima não a problema algum nisso, com suporte total pela Microsoft, agora se o sujeito vai baixar uma ativador na web e usar um servidor pirata ai é outros 500, e quem faz isso tem que se ferrar mesmo... Em momento algum eu dei a entender o incentivo a uso dos mesmos para tal fim.
Adrian Dérick
A licença do Windows 10 Home, que é a mais barata, custa mais de R$ 500, um valor bem baixo considerando que vai ficar com o sistema por mais de 10 anos, e realmente, quem comprou um computador em 2010, por exemplo, ainda tem a chance de usar o Windows original, já que o Windows 10 é gratuito para quem tem Windows 7/8/8.1.
Mauricio Ricardo Pinheiro
Se é assim, tudo bem, continua dando dinheiro para o crime comprar armas. Continua deixando pessoas nada recomendáveis vendo tudo o que você faz e principalmente, reclame que a Microsoft não faz um bom software. Se não tá pagando, né?
Eliézer José Lonczynski
Quero ver algum link de artigo ou estudo que aponte com dados que defendam solução gratuita (ou até paga) mais segura que o Defender..
Tori
Fonte: vozes da minha mente
Alves73
Bom saber que o Windows Defender está cada vez mais seguro.
Mauricio Ricardo Pinheiro
Pelo menos você desconecta a rede quando faz isso né? Pois se não, pela internet, sem firewall é pura loucura!
Mauricio Ricardo Pinheiro
Somente se seu equipamento tiver pouca RAM, HD antigo e lento e processadores antigos sem virtualização. Ai qualquer antivírus empaca a máquina sem dó nem piedade no Win10. recomendo não instalar o Win10 em computadores com 2Gb ou mais de RAM. A paginação de memória do Win10 é boa mas não faz milagre em PC's muito antigos.
Mauricio Ricardo Pinheiro
Nem precisa desligar. Nos meus PC o MS Defender para a varredura em segundo plano toda vez que detecta atividade do usuário, mesmo nas varredura forçadas. Principalmente nos micros com poucos recursos. O problema de afetar o desempenho ocorre em sistemas muitos antigos com 2 gigas de RAM e processadores sem suporte a virtualização (Hypertread). Ai qualquer AV emperra a máquina mesmo. Qualquer um!
Mauricio Ricardo Pinheiro
Mas é verdade. Quem instala pirata hoje em dia só pode ser louco com tanto malware passeando na rede. De duas uma quer ter sua conta bancaria roubada ou seu cartão clonado (no mínimo). Trabalho com suporte e mais de 99% das ocorrências com PC advêm de algum malware instalado no SO que invariavelmente é pirata e o usuário é um distraído a ponto de confirmar todos os prompts que aparecem sem ler. Comic MS Sans é quem pensa ser indestrutível. Dica, quem trabalha do mesmo modo em Linux corre o mesmo risco. Não instale nada fora dos repositórios conhecidos e confiáveis, sir!
Marina C Silva
Fonte: Comic Sans MS
Mauricio Ricardo Pinheiro
Qualquer KMS via programa embute um malware que mantém Backdoor aberto no firewall. É mais seguro enfiar a mão no bolso e gastar 40 reais e conseguir a licença. Quem tem Win7 e superiores pode atualizar para Win10 de graça no site da Microsoft, sabia? Só doido instala pirata hoje em dia.
Mauricio Ricardo Pinheiro
Se você tem 2gb de RAM nem percebe. A não ser que seu PC seja tão velho que não tenha suporte a virtualização do processador. Aí meu caro não há anti-virus que não faça sua máquina ficar lenta.
Mauricio Ricardo Pinheiro
O articulista dessa matéria está bem desatualizado. O Windows Defender para Windows 10 está listado entre os 4 melhores AV na lista da AVTest. O único gratuito dessa lista com mais de 98 pontos.
Buldego
Agora sim, vai ser o sistema mais seguro do mundo!rs
Lucas Celli ⭐️
100% uso de disco, lá vamos nós.
wuhkuh
E agora meu ativador? kkkk
João
Vc não tinha especificado isso no seu OP, seu caso é bem específico.
Jacques
Exato, não sou o público geral e por isso que prefiro desativado, sei o que faço e quero o máximo de performance.
João
Pelo que vi afeta mais ferramentas de desenvolvedores como Visual Studio. Para o público geral é paranoia.
Jacques
Procura por WSL Defender no google e veja o quanto essa porcaria reduz desempenho de IO.Não tem volta, não consigo mais usar PC com ele ativado, é extremamente ruim.
João
Normal aqui tb. Abri umas pastas com vários vídeos e jogos e o máximo q apareceu no gerenciador foi 0,4MB/s de uso de disco. Lembrando q todo anti-vírus verifica arquivos em tempo real, caso não queira tem que desativar e ficar desprotegido.
Jacques
Negativo, usar ram nem é o problema, o problema é a quantidade de IO que isso dai come, principalmente quando abre pastas com milhares de arquivos
Jacques
gpedit é do windows pro pra controlar recursos, não é nenhuma gambiarra.O maior problema nem é no meu pc e sim nos demais, tem pc que muda demais sem o defender ou qualquer proteção ativa!
Credulos
Corretíssimo amigo, o consumo da aplicação é insignificante.
Credulos
Cara você deve esta com vários problemas no registro para esse serviço de proteção do windows esta consumindo muita performance, ele é insignificante (isso vale para a cortana e vários outros recursos do sistema, que o povo teima em desativar desnecessariamente), por sinal desativar recursos do sistema ou exclui-los só gera uma quebra do sistema.
Credulos
Ativação KMS pode ser feita via terminal por simples linhas de comandos, não precisam de desativação do Defender pois essas ativações não necessariamente são piratas, então não creio que isso sirva para esse fim
João
Vc deve estar confundindo com os Avast da vida. Aqui não consome nem 100MB de RAM. Só consome mais que isso e CPU quando está fazendo varredura mesmo e mesmo assim vc pode cancelar os agendamentos e fazer manualmente qdo quiser. O WD ainda é bem superior q soluções terceirizadas e cheias de bloat e popup pra pagar.Edit: https://i.imgur.com/PsRorve...
Jacques
Desativa ai no gpedit e veja você mesmo.Mas tenho muitas pastas com vários arquivos, pra acessar elas por rede a diferença é grande, principalmente se tiver vários executáveis nela.
Edenilson Sawerzenegger
Será que é pra moer os kms?
zephyr1an
é verdade este bilete
brunocabral
Eu uso uma distribuição de Linux pra remover completamente.
Newton Rodrigues
Baseado em quais testes as afirmações? Faria questão em ver esse impacto negativo em vídeo para compartilhar! :)
Jacques
Não faria questão de deixar ativado se isso não gerasse tanto impacto na performance do pc, mas não é o caso, fica terrível, principalmente em situações onde usa-se pouco o pc e não tem SSD.
Jacques
Não faria questão de deixar ativado se isso não gerasse tanto impacto na performance do pc, mas não é o caso, fica terrível, principalmente em situações onde usa-se pouco o pc e não tem SSD.
Credulos
Finalmente um recurso util, não extraordinário mas que ja deveria existir a muito tempo.
Credulos
Finalmente um recurso util, não extraordinário mas que ja deveria existir a muito tempo.