Início » Negócios » Ex-diretor da Uber cria startup para difundir patinetes semi-autônomos

Ex-diretor da Uber cria startup para difundir patinetes semi-autônomos

A Tortoise oferece um sistema que combina direção autônoma com funcionários controlando patinetes remotamente

Victor Hugo Silva Por

Os patinetes elétricos compartilhados precisam ser recolhidos todos os dias pelas empresas para serem recarregados e redistribuídos pela cidade. A tarefa é bastante trabalhosa, mas poderá ser facilitada pela startup de um ex-diretor da Uber.

YIMI A80 é um dos patinetes que contam com o sistema da Tortoise

A Tortoise, como foi chamada, quer ajudar empresas a levarem seus patinetes para áreas de recarga ou a equilibrarem a oferta em uma região. Para isso, ela oferece um sistema que combina direção autônoma com funcionários que controlam os veículos remotamente.

O CEO e fundador da Tortoise, Dmitry Shevelenko, explicou em entrevista ao The Verge que o sistema utiliza os modelos em conjunto. “Nossas primeiras implantações serão 100% teleoperadas, mas com o tempo aumentaremos o percentual de autonomia”, explicou. “Mas nunca será totalmente autônomo”.

Em resumo, o sistema dá mais controle aos patinetes em áreas vazias, enquanto os humanos assumem a direção em regiões movimentadas. O executivo, que foi diretor de desenvolvimento de negócios da Uber por quatro anos, diz que a Tortoise compartilha projetos com fabricantes gratuitamente.

Segundo o TechCrunch, as empresas interessadas em usar o sistema precisam investir cerca de US$ 100 por patinete. O valor as permite equipar os veículos com itens como radar, processador e duas câmeras de celular.

“Basicamente, pegamos os componentes que estão dentro de um smartphone e os colocamos na parte externa da patinete”, afirmou Shevelenko, ainda ao The Verge. A empresa também inclui rodinhas de apoio para os veículos, exceto o que já contam com três rodas.

Para levar seu sistema ao mundo real, a Tortoise tem trabalhado com fabricantes e serviços de patinetes compartilhados. A startup também se aproxima de representantes municipais, já que a circulação de veículos por conta própria nem sempre é regulamentada.

A Tortoise não é a única a investir na área de patinetes semi-autônomos. Em agosto, o KickScooter T60, modelo capaz de voltar à estação de recarga por conta própria, foi apresentado pela Segway-Ninebot. Ele será vendido a partir de 2020 por 10 mil iuanes (cerca de R$ 5.890).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RODRIGO

KKKKKKKKK!! Verdade verdadeira!!

Vinicius Fuckner

Na primeira calçada aqui no Brasil já pega um buraco cai e fica lá.