Microsoft inicia teste público do Project xCloud com streaming de Halo e Gears 5

Project xCloud será lançado em outubro; usuários dos EUA, Reino Unido e Coreia podem testar serviço com Halo 5 e Sea of Thieves

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xbox Game Streaming

A Microsoft iniciou os testes públicos do Project xCloud com usuários dos Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul. Até o momento, estão disponíveis somente quatro jogos exclusivos da plataforma Xbox no serviço: Sea of Thieves, Gears 5, Halo 5: Guardians e Killer Instinct. Com o serviço, é possível jogar em um celular Android fazendo streaming a partir da nuvem.

Confirmado na E3, o Project xCloud será lançado ainda em outubro; seu concorrente, Google Stadia, chega no dia 19 do mês que vem. O serviço da Microsoft funcionará de duas formas: a primeira é como o serviço de streaming do Google, usando servidores Azure para rodar os jogos; a segunda é transformando o Xbox One do usuário em um servidor próprio.

Project xCloud promete funcionar em internet de 10 Mb/s

Os usuários dos EUA, Reino Unido ou Coreia do Sul que tiverem interesse em testar o serviço podem se registrar na página do Project xCloud. Entretanto, há alguns requisitos para o streaming funcionar:

  • smartphone ou tablet com Android 6.0 ou superior;
  • controle de Xbox com conectividade Bluetooth;
  • Wi-Fi de 5 GHz ou uma internet móvel de, no mínimo, 10 Mb/s.

O aplicativo para streaming é simples, com algumas configurações básicas. A maior parte dos recursos do sistema do Xbox roda durante a transmissão do jogo pela internet, como a possibilidade de adicionar amigos, ver quem está online, criar salas de chat e acessar as conquistas de cada jogo.

Quem teve acesso ao teste público do Project xCloud foi o editor Tom Warren, do The Verge. Ele jogou alguns dos títulos disponíveis em sua casa, em Londres, com conexão de 1 Gb/s e latência de 10 milissegundos para os servidores da Microsoft (também em Londres) e disse estar impressionado com os resultados iniciais.

O primeiro título testado por ele foi Sea of Thieves, que demorou cerca de um minuto para iniciar em uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz, com alguns travamentos e engasgos no áudio. Em outra rede de 5 GHz, Warren relata que houve uma melhora, mas que nunca teve nenhum problemas como esses durante streaming de conteúdo em 4K.

Houve um incômodo dele também em relação ao lag eventual, durante partidas PvP de Halo 5. “Não foi algo extremo, mas certamente dava para perceber um atraso na velocidade ou na resposta dos movimentos.”

Project xCloud chega este mês

O Project xCloud ainda não tem o preço anunciado. Não é certo que estará disponível no Brasil ainda em outubro, mas a Microsoft já tem um servidor do Azure na região sul do país.

Donos de Xbox One terão uma versão gratuita do serviço, mas ela ficará limitada aos títulos disponíveis na biblioteca pessoal. Assinantes do Game Pass também terão acesso aos jogos do serviço no Project xCloud.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados