Início » Celular » Windows Phone 8.1 terá sua loja encerrada em dezembro

Windows Phone 8.1 terá sua loja encerrada em dezembro

A Microsoft anunciou que a loja de aplicativos do Windows Phone 8.1 estará disponível até 16 de dezembro

Victor Hugo Silva Por

A Microsoft colocou mais uma pá de cal no Windows Phone 8.1, ainda presente em diversos celulares da família Lumia. A empresa anunciou que a loja de aplicativos do sistema operacional será descontinuada em 16 de dezembro.

Foto por TechStage/Flickr

A partir desta data, não será mais possível baixar aplicativos ou recuperar os que foram desinstalados no celular. Com isso, caso seja necessário restaurar as configurações de fábrica, o aparelho se tornará ainda mais limitado.

Vale lembrar que a Microsoft já havia encerrado o suporte para o Windows Phone 8.1 em julho de 2017. Desde então, o sistema e os aplicativos seguiram disponíveis para os usuários sem receber nenhuma atualização.

O sistema foi o último a não ter relação com seu equivalente para desktop. Isso mudou com o Windows 10 Mobile, que também já está em seus últimos dias. No entanto, a versão mais recente do sistema para celulares deverá ser útil por mais algum tempo.

De acordo com a Microsoft, 17 modelos da linha Lumia poderão contornar o fim da loja de aplicativos do Windows Phone 8.1. Os aparelhos abaixo poderão ser atualizados para o Windows 10 Mobile, que ainda permite o download de apps:

  • Microsoft Lumia 430
  • Microsoft Lumia 435
  • Microsoft Lumia 532
  • Microsoft Lumia 535
  • Microsoft Lumia 540
  • Nokia Lumia 635 (apenas a versão com 1 GB de RAM)
  • Nokia Lumia 636
  • Nokia Lumia 638
  • Microsoft Lumia 640
  • Microsoft Lumia 640 XL
  • Nokia Lumia 730
  • Nokia Lumia 735
  • Nokia Lumia 830
  • Nokia Lumia 929
  • Nokia Lumia Icon
  • Nokia Lumia 930
  • Nokia Lumia 1520

Apesar da vantagem, a situação não é tão positiva. Isso porque o Windows 10 Mobile também está com os dias contados. A Microsoft deixará de oferecer suporte para ele em 10 de dezembro, o que também sugere o fim próximo de sua loja de aplicativos.

Com informações: Microsoft, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

Antes de chegar nesse ponto, o sistema já tinha boicotado pelas OEMs e pelos desenvolvedores.
A Microsoft só boicotou depois que o consumidor começou a boicotar, mesmo.

Buldego

Boicotado pela própria Microsoft

Celso

Mais triste é ver que poderia ter sido diferente se não houvesse os "resets" entre as versões do Windows Phone, e se as OEMs tivessem cooperado mais com o projeto, mesmo que só lançando seus aparelhos de forma mais globalizada, e não regionalizada (como fizeram, equivocadamente, destacando o caso da Acer, com vários smartphones low-end da linha "Liquid' que seriam bem recebidos no Brasil, mas que ela optou por não trazer pra cá, e que poderia ser até uma oportunidade pra ela, que só lançava tablets com Android por aqui, mas sem muita repercussão, e hoje, nem isso).

Celso

Era, até ser boicotado.

Celso

O Windows 10 Mobile foi um reflexo do que é a versão para PCs, que ainda hoje não conseguiu se tornar uma plataforma coesa e homogênea.
Até o Windows 8.1 PC, que é uma gambiarra (e a Microsoft nem fazia questão de esconder isso), é mais decente que o Windows 10, que ainda não se encontrou, mesmo depois de 8 grandes atualizações.

Bráulio Pinto de Carvalho
Meu Lumia 1020 vai sofrer um downgrade de smartphone para feature phone. Se bem que ele só estava sendo camera phone há um bom tempo.
Bráulio Pinto de Carvalho

Meu Lumia 1020 vai sofrer um downgrade de smartphone para feature phone. Se bem que ele só estava sendo camera phone há um bom tempo.

Baio-kun

Até hoje sentindo falta do WhatsApp do WP. 2019 e ainda não tem dark mode nessa m*rda de app de Android.

Baio-kun

Só que sim, porém rodando Android.

Baio-kun

Chegou a ser em alguns países, mas aparentemente não foi o suficiente pra MS.

LeeGel

Na verdade eles até foram pioneiros, pois embarcavam o sistema Windows CE/Pocket PC e Windows Mobile em vários aparelhos de mercado, como HP, Samsung, HTC, entre outros, isso anos antes do Windows Phone e dos modernos Smartphones, para mim, o erro neste caso, foi terem adaptado o Windows Desktop para as telas pequenas, não funcionou da forma que deveria, quanto ao Windows Phone concordo com a parte da Loja de Aplicativos, que possuía um número muito inferior que a concorrência e os principais aplicativos serem inferiores, porém não entendo, como consumidor, que o WP era um sistema complexo de se lidar, tampouco os apps, por final é um consenso entre quem o possuía que era uma grande aparelho e um ótimo sistema operacional.

GigoCAP

Sim, meu primeiro contato com o WP foi com o Lumia 800 numa loja da TIM, tava indo comprar meu iPhone 4S (lançamento na época).

O celular era muito bonito e, mexendo ali na loja, era extremamente fluído e com animações bem a frente do próprio iOS na época ( e principalmente por eu tava indo trocar um Motorola Defy). Se o WP não tivesse tão pouco apoio da própria MS, ia se tornar um ótimo 3rd player nos SOs.

Outra burrada fez a Nokia, que abandonou o Symbian (e o MeeGo).

José Vieira

E ainda existe, jurava que tinha sido descontinuada em 2012; rs...

小岩井

Gentlemen, it has been a pleasure playing with you tonight.
Gostava muito do Windows Phone, muito triste fim

hp

A Microsoft nunca percebeu o mercado e sempre andou no caminho errado. A microsoft só se interessou pelo mobile depois de existir dois sistemas massificados no mercado IOS e Android e mesmo depois de adquirir parte da Nokia não percebeu que para entrar no mercado não poderia ser com um sistema complexo, fechado e sem aplicativos na sua loja. Primeiro a Nokia teria de oferecer equipamentos inovadores e de ponta e segundo a Microsoft tem e terá sempre um problema que é os seus sistemas e aplicativos são demasiados complexos, muitos deles dificeis de trabalhar por parte do utilizador com demasiados passos para se chegar ao objectivo e com demasiadas opções e opções complexas. A Microsoft tem de optar pela simplicidade.

Exibir mais comentários