A Microsoft colocou mais uma pá de cal no Windows Phone 8.1, ainda presente em diversos celulares da família Lumia. A empresa anunciou que a loja de aplicativos do sistema operacional será descontinuada em 16 de dezembro.
- Moto G8 Play vaza em imagens com câmera tripla e lente ultrawide
- Xiaomi divulga cronograma de lançamento para MIUI 11 com modo escuro
A partir desta data, não será mais possível baixar aplicativos ou recuperar os que foram desinstalados no celular. Com isso, caso seja necessário restaurar as configurações de fábrica, o aparelho se tornará ainda mais limitado.
Vale lembrar que a Microsoft já havia encerrado o suporte para o Windows Phone 8.1 em julho de 2017. Desde então, o sistema e os aplicativos seguiram disponíveis para os usuários sem receber nenhuma atualização.
O sistema foi o último a não ter relação com seu equivalente para desktop. Isso mudou com o Windows 10 Mobile, que também já está em seus últimos dias. No entanto, a versão mais recente do sistema para celulares deverá ser útil por mais algum tempo.
De acordo com a Microsoft, 17 modelos da linha Lumia poderão contornar o fim da loja de aplicativos do Windows Phone 8.1. Os aparelhos abaixo poderão ser atualizados para o Windows 10 Mobile, que ainda permite o download de apps:
- Microsoft Lumia 430
- Microsoft Lumia 435
- Microsoft Lumia 532
- Microsoft Lumia 535
- Microsoft Lumia 540
- Nokia Lumia 635 (apenas a versão com 1 GB de RAM)
- Nokia Lumia 636
- Nokia Lumia 638
- Microsoft Lumia 640
- Microsoft Lumia 640 XL
- Nokia Lumia 730
- Nokia Lumia 735
- Nokia Lumia 830
- Nokia Lumia 929
- Nokia Lumia Icon
- Nokia Lumia 930
- Nokia Lumia 1520
Apesar da vantagem, a situação não é tão positiva. Isso porque o Windows 10 Mobile também está com os dias contados. A Microsoft deixará de oferecer suporte para ele em 10 de dezembro, o que também sugere o fim próximo de sua loja de aplicativos.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Antes de chegar nesse ponto, o sistema já tinha boicotado pelas OEMs e pelos desenvolvedores.
A Microsoft só boicotou depois que o consumidor começou a boicotar, mesmo.
Boicotado pela própria Microsoft
Mais triste é ver que poderia ter sido diferente se não houvesse os "resets" entre as versões do Windows Phone, e se as OEMs tivessem cooperado mais com o projeto, mesmo que só lançando seus aparelhos de forma mais globalizada, e não regionalizada (como fizeram, equivocadamente, destacando o caso da Acer, com vários smartphones low-end da linha "Liquid' que seriam bem recebidos no Brasil, mas que ela optou por não trazer pra cá, e que poderia ser até uma oportunidade pra ela, que só lançava tablets com Android por aqui, mas sem muita repercussão, e hoje, nem isso).
Era, até ser boicotado.
O Windows 10 Mobile foi um reflexo do que é a versão para PCs, que ainda hoje não conseguiu se tornar uma plataforma coesa e homogênea.
Até o Windows 8.1 PC, que é uma gambiarra (e a Microsoft nem fazia questão de esconder isso), é mais decente que o Windows 10, que ainda não se encontrou, mesmo depois de 8 grandes atualizações.
Até hoje sentindo falta do WhatsApp do WP. 2019 e ainda não tem dark mode nessa m*rda de app de Android.
Só que sim, porém rodando Android.
Chegou a ser em alguns países, mas aparentemente não foi o suficiente pra MS.
Na verdade eles até foram pioneiros, pois embarcavam o sistema Windows CE/Pocket PC e Windows Mobile em vários aparelhos de mercado, como HP, Samsung, HTC, entre outros, isso anos antes do Windows Phone e dos modernos Smartphones, para mim, o erro neste caso, foi terem adaptado o Windows Desktop para as telas pequenas, não funcionou da forma que deveria, quanto ao Windows Phone concordo com a parte da Loja de Aplicativos, que possuía um número muito inferior que a concorrência e os principais aplicativos serem inferiores, porém não entendo, como consumidor, que o WP era um sistema complexo de se lidar, tampouco os apps, por final é um consenso entre quem o possuía que era uma grande aparelho e um ótimo sistema operacional.
Sim, meu primeiro contato com o WP foi com o Lumia 800 numa loja da TIM, tava indo comprar meu iPhone 4S (lançamento na época).
O celular era muito bonito e, mexendo ali na loja, era extremamente fluído e com animações bem a frente do próprio iOS na época ( e principalmente por eu tava indo trocar um Motorola Defy). Se o WP não tivesse tão pouco apoio da própria MS, ia se tornar um ótimo 3rd player nos SOs.
Outra burrada fez a Nokia, que abandonou o Symbian (e o MeeGo).
E ainda existe, jurava que tinha sido descontinuada em 2012; rs...
Gentlemen, it has been a pleasure playing with you tonight.
Gostava muito do Windows Phone, muito triste fim
A Microsoft nunca percebeu o mercado e sempre andou no caminho errado. A microsoft só se interessou pelo mobile depois de existir dois sistemas massificados no mercado IOS e Android e mesmo depois de adquirir parte da Nokia não percebeu que para entrar no mercado não poderia ser com um sistema complexo, fechado e sem aplicativos na sua loja. Primeiro a Nokia teria de oferecer equipamentos inovadores e de ponta e segundo a Microsoft tem e terá sempre um problema que é os seus sistemas e aplicativos são demasiados complexos, muitos deles dificeis de trabalhar por parte do utilizador com demasiados passos para se chegar ao objectivo e com demasiadas opções e opções complexas. A Microsoft tem de optar pela simplicidade.
Já não passava bem, agora foi de vez
Se a MS não fosse incompetente
Se não matassem o WP a cada atualização estaria aí vivo no mercado
Essa gente precisa superar, desapegar, pensar pra frente. Pela madrugada...
Ah 2010, quando as pessoas diziam que o WP seria o segundo OS mais usado do mundo... que pena que ficou no SERIA.
nostalgia dos meus finados L520/L730, mas infelizmente antes de decretarem a morte deles não dava mais pra ficar, aplicativos básicos como instagram/snapchat & cia se não fosse o rudy nunca teria apps funcionando bem lá, fora dps do windows 10 a bagunça total que ficou, e por último o abandono da MS que poderia investir bem mais, desde a época do wmobile 6.5~7.5
Eu tenho saudades do dolar à 2~2,50... isso sim. hahaha
E eu que sigo utilizando um Lumia 520 para intimar as pessoas via WhatsApp porque o celular que o tribunal nos forneceu (aqueles galaxy pocket) simplesmente não funciona? A gente vai ficar sem WhatsApp em 31 de dezembro pq eles não tem outro para fornecer. O Lumia eu levei de casa pra quebrar o galho lá.
nunca usei esse sistema em um smartphone mas pra ser sincero gostaria que existisse um outro sistema além do Android e IOS, claro que se o interesse fosse atender a todo tipo de usuário principalmente o usuário básico, se for pra criar um sistema que só vem roda em smartphone de 2 mil reais pra cima ai não adianta e não só para rodar em smartphone mas também para Smart TV etc
Eu uso
Funciona o WhatsApp e o Telegram, que é basicamente o que uso mesmo. Vai ficar difícil de usar a partir de dezembro que o WhatsApp não irá mais funcionar.
concordo!
hehehehehe
Eles disseram que era o futuro. rs
Quase comprei, também. Uma pena que não vingou como uma alternativa ao Android e iOS. Eu gostava do look-and-feel do sistema.
hahahahahaha
2020 ano do Surface Phone #Sqn
Saudades dos aparelhos de R$300 que não travavam
Eu. Vou continuar usando até o treco não servir nem pra rádio.
E pensar que quase caí nessa cilada de Windows Phone. O Lumia 930 era bacanudo demais.
Alguém ainda usa isso?