Início » Celular » Apple A13 do iPhone 11 supera Snapdragon 855 Plus em testes de desempenho

Apple A13 do iPhone 11 supera Snapdragon 855 Plus em testes de desempenho

Apple A13 Bionic, processador do iPhone 11 Pro e Pro Max, tem CPU e chip gráfico mais rápidos que Snapdragon 855 Plus

Felipe Ventura Por

O Apple A13 Bionic, processador do iPhone 11, 11 Pro e Pro Max, passou pelos testes de desempenho do AnandTech: ele supera o Snapdragon 855 e 855 Plus na pontuação de CPU, chip gráfico e aprendizado de máquina na maior parte dos benchmarks. Além disso, ele se aproxima da performance de processadores da Intel e AMD para desktop.

iPhone 11 Pro Max

O AnandTech observou que o iPhone 11, 11 Pro e Pro Max chegam perto ou ultrapassam o Core 9900K Skylake e Ryzen 3900X Zen2, alguns dos melhores processadores que Intel e AMD têm a oferecer. Rumores dizem que a Apple planeja lançar MacBooks com processadores próprios, em vez de chips da Intel, a partir de 2020.

O site utilizou dois testes de comparação (maior é melhor):

  • SPECint2006: 52,82 pontos (Apple A13), 54,28 (Intel Core 9900K), 49,02 (AMD Ryzen 3900X)
  • SPECfp2006: 65,27 pontos (Apple A12), 75,15 (Intel Core 9900K), 73,66 (AMD Ryzen 3900X)

O A13 Bionic teve uma melhora de 20% no desempenho do CPU se comparado ao A12 da geração passada, presente no iPhone XS e XR. Nos benchmarks WebXPRT e Speedometer, o novo chip Apple A13 atinge o dobro da pontuação do Asus ROG Phone II com Snapdragon 855 Plus.

Speedometer

Os testes Speedometer 2.0, JetStream 2 e WebXPRT 3 são rodados no navegador e medem, de formas diferentes, a capacidade de resposta de aplicações web. O WebXPRT se concentra no desempenho em HTML5 e JavaScript, enquanto o JetStream foca em JS e Web Assembly.

E, para medir a performance de inteligência artificial e aprendizado de máquina (ML), existe um benchmark chamado AIMark. O iPhone 11 Pro supera os concorrentes em três dos quatro testes; o Galaxy S10+ com Snapdragon 855 sai na frente em um deles.

No entanto, o S10+ com Exynos 9820 — primeiro chip da Samsung com engine de processamento neural — costuma ficar atrás do Snapdragon 855 e até mesmo de seu antecessor, o Snapdragon 845.

Apple A13 tem bom desempenho gráfico no iPhone 11

GFXBench

Nos testes de chip gráfico, o A13 Bionic também fica em primeiro lugar na maioria das vezes. Em diferentes testes do GFXBench, o iPhone 11 Pro e Pro Max têm desempenho maior que o Asus ROG Phone II com Snapdragon 855 Plus, enquanto o iPhone 11 supera também o OnePlus 7 Pro com Snapdragon 855.

Isso leva em conta a pontuação máxima e o desempenho sustentado, isto é, atingido após rodar uma série de renderizações por 10 a 15 minutos. Em algum momento, o sistema-em-um-chip é obrigado a reduzir a velocidade para controlar a temperatura e não derreter.

Em outro benchmark, o 3DMark Slingshot 3.1, o iPhone 11 atinge uma pontuação máxima maior que os concorrentes, mas não consegue sustentá-la, perdendo para o ROG Phone II e OnePlus 7 Pro.

O AnandTech explica que isso ocorre porque a Apple não deixa seus celulares chegarem a temperaturas tão altas quanto nos Androids; a traseira do iPhone 11, 11 Pro e Pro Max não passou de 41°C.

Você pode conferir todos os testes de processador e de GPU no AnandTech.

3DMark Slingshot 3.1

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Accorsi

Os Caras Lá Em Baixo Falando Que O A12 Bionic Supera O Snapsragon 855 Plus Kkkkkkkkk, Ví Um Teste De Velocidade Que Um Iphone XS Maz Perdeu Pra Um Pocophone F1 Kkkkkkkkk, Quem Dirá Contra Um Rog Phone 2 Ou Um Black Shark 2 Pro, Tenho Dó Do A12 Bionic Contra O Snapdragon 855 Normal, Contra O 855 Plus Chega Até Ser Covardia

Renato Almeida

Verdade, mentira da p*****

Delcino José Serra dos Santos

Estive me perguntando a mesma coisa: como é que um processador risc com clock menor consegue ser mais veloz que um cisc de maior clock. Deve realmente ser uma tecnologia de outro mundo. Ou todos os outros fabricantes de CPU 's estão escondendo o jogo.

rmcrys

A maior parte do software e arquitetura x86/x64 está muito mal otimizada (em especial software Adobe e Microsoft), demasiados protocolos, chips, etc..O iOS e Android e a própria arquitetura ARM sao exemplos de protocolos apertados e (em especial o iOS e chips A) de que é necessária otimizacao. A Apple nao deixa que a Adobe faca o mesmo em iOS, por isso o Photoshop está bem otimizado e aproveita a potência existente. Também o MacOS aproveita todo o "sumo" dos chips Intel.

Se você tem um V8 americano de 500cv e tenta competir com um BMW 6 cilindros em linha 400cv, garanto que esse BMW vai dar muita coça no carro americano em performance e consumos. ARM vs. x86 é igual, ARM consegue por Watt muito melhor performance.

Love

Mas esses números brutais que esses Chips conseguem, pegando exemplo do iPad que vc disse... Se colocado em um SO de PC mesmo, será que iria conseguir os mesmos números de quando estava em modo "portátil"?

Nelson

Só besteira. Existem processadores ARM com TDP alto, como é o caso do Centriq da Qualcomm, com 120W de TDP. Já foram feitos testes desse processador contra os skylake da intel e a Qualcomm ficou atrás. Tu fala como se ARM só ficasse atrás de x86 porque tem TDP limitado por uma questão física, mas isso está longe de ser verdade.

rmcrys

Você para comparar a performance tem que ter um SO nativo em ARM64 vs. x64 e a aplicação também. Além disso se você compara um SD num smartphone que está configurado para poupar bateria, não pode comparar a um x64 ligado na tomada com um dissipador. Ainda assim os chips dos iPad conseguem atingir resultados brutais. O meu carro tem o mesmo motor do antigo mas agora a gestão está configurada (de fábrica) para poupar (potência igual) e eu noto que a performance mudou. No final consigo mais velocidade até, mas demora mais a chegar lá. Nos chips é idêntico o raciocínio.

rmcrys

Rodrigo, se você não tem capacidade para chegar lá, me deixa dar a notícia que isso não vai melhorar... vai ser assim para sempre. O G4560 que você tá falando tem um TDP de 54W (até a iluminação da minha sala é mais poupada). Os modelos comparáveis serão i-Core da linha Y e U. Você quer comparar CPU com quase 25x TDP diferentes? Você tem ideia que um Samsung Note 3 já conseguia codificar 4K 30fps com um TDP de 2W e a Intel precisava de 15x mais para fazer o mesmo? Você tem ideia que chips ARM já conseguem descodificar 8K 30fps e sorte HDMI 2.1 e a Intel ainda anda a descobrir como fazer isso com dezenas de vezes mais TDP? Mas você não vai entender mesmo.

Fabio Santos

Tem um 6s que usamos todos beta do iOS 13 nunca deu problema, mais claro a Apple adora capar seus antigos aparelhos com coisas ridículas exemplo como dizer a câmera do Xr não faz modo retrato de animais, sendo que o próprio Halide de terceiros faz kkk, e como agora digamos a mesma câmera do 11 faz? Mágica da inteligência artificial do novo bionic xyz.
Sem contar que até hoje tento entender porque celulares em geral é tal complicado usar gifs uma coisa tosca.
Quem compara um celular com um processador Intel/amd cheira.
Outro vídeo do Will do loop ele citou certinho, celulares chegaram ao nível do PS4, mais vídeo game evolui lentamente quando chegar o ps5 os celulares vão denovo comer poeira por gerações.

José Vieira

Não, não é achismo... namorada e enteada, junto a alguns amigos são usuários da plataforma (acredite não é pouca gente), DIZEM EXATAMENTE O QUE ESTUOU REPETINDO - não sou usuário da plataforma (tenho noção de preço ainda, e não dou o mesmo valor à marca e seu branding), isso tudo ajuda a formar uma coisa que denominamos senso comum, que embora não seja ciência, já é um excelente ponto de partida.

José Vieira

e a "pequena", porém barulhenta, torcida do Flamengo, rs...

José Vieira

Nossa. já é uma excelente taxa de amostragem dentro do universo de usuários da plataforma, não fossem vocês DOIS os números seriam horríveis, obrigado por informar! rs...

Rodrigo Avell

Meu filho, deixa de falar merda! Que mané i3 e i5. Quer que eu te prove que você é um retardado e só está falando merda? Pega qualquer celular snapdragon top de linha e roda um 3dmark icestorm. você vai ver a surra que ele vai levar até de um G4560 skylake.

Rodrigo Avell

Leiam a matéria. O único teste onde supostamente o bionic a13 foi "superior" ao 3900x foi no SPECint2006. Um bench de 14 anos atrás, que praticamente ninguém sabe para que serve ou sequer sabe sobre sua existência. se juntar uns 50 Bionic A13 ainda faltaria muito para alcançar metade do desempenho de um 3900x. quem escreveu essa matéria nem sabe o que está falando.

Rodrigo Avell

Caras, usem o cérebro pelo amor de Deus. TENHAM SENSO CRÍTICO. Vocês acham mesmo que um processador de celular vai ser melhor do que um 9900k, só porque em um teste sintético de 2006 os resultados foram melhores? Você já ouviu falar no SPECint2006? sabe pra que serve?

Exibir mais comentários