Dois decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro oficializaram o processo de privatização dos Correios e Telebras: as duas estatais entraram no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), que fará estudos para avaliar de qual forma elas poderão ser repassadas ao setor privado. Uma possível venda precisará de autorização da Câmara e do Senado.
- Correios reajustam preços de Sedex e PAC em 6,34%, segundo aumento neste ano
- Ceitec, estatal de semicondutores, entra em processo de privatização
O decreto 10.066/2019, publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (16), qualifica os Correios no âmbito do PPI. Por sua vez, o decreto 10.667 faz o mesmo para a Telebras.
Para ambas as estatais, o objetivo é “possibilitar a realização de estudos e a avaliação de alternativas de parceria com a iniciativa privada e propor ganhos de eficiência e resultados para a empresa, com vistas a garantir sua sustentabilidade econômico-financeira”.
Nos dois casos, será formado um comitê interministerial com membros da Casa Civil, Ministério da Economia e MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). O BNDES será convidado para participar, assim como as próprias estatais.
O comitê poderá “solicitar apoio técnico de outros órgãos e entidades”. Os estudos deverão ser realizados e avaliados em 180 dias; o prazo pode ser prorrogado por mais 180 dias.
Privatização dos Correios deverá ter aval do Congresso
Então, se o governo decidir vender os Correios ou a Telebras, o caso passará para as mãos do Congresso. A privatização de qualquer estatal controlada pela União deve ser aprovada pela Câmara e pelo Senado, de acordo com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
Por isso, a privatização dos Correios e da Telebras deve demorar um pouco. Martha Seillier, secretária especial do PPI, acredita que isso só deve ocorrer depois de 2021. Antes disso, o governo já deve ter vendido outras estatais, como a Eletrobras, Casa da Moeda, Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
Os Correios e a Telebras são vinculadas ao MCTIC. O ministro Marcos Pontes diz ao Correio Braziliense que não é contra a venda para o setor privado, e que o PPI ajudará a melhorar a governança e a gestão das duas estatais. Ele afirma que Floriano Peixoto, presidente dos Correios, “vai continuar a reforçar a empresa; quanto mais forte estiver, melhor, inclusive para o caso de privatização”.
Com informações: TeleSíntese.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Me mostra um politico no mundo que ñ seja “tradicional”
o meu medo é esse...privatiza tudo, enchem os burros de grana...roubam tudo e os serviços são revendindos pelo mercado internacional a preço de ouro e a gente se fode...
ou então cria-se agências "reguladoras" para ficarem iguais a anatel aneel que só dá margens para as empresas....
Poxa cara, foi mal. Você tá certo, toda encomenda que eu compro ou tenho que enviar, entro no meu jatinho e faço pessoalmente, nunca utilizei nenhuma transportadora, nem Correios.
Mostre aí pra gente tabela de frete das privadas pra provar isso, porque nunca vi as privadas serem mais baratas, só na sua cabeça de quem nunca usou
exatamente, meu velho!
Tá certinho, é que esse tal avanço da tecnologia é uma dádiva que cai do céu; distribuída pelo Estado; e tem custo zero para as empresas. Obrigado por explicar. kkkkkkkkkkkkkk
Porque um dia sem semear a discórdia, é um dia perdido... kkkkkkkkkkkkkkkk
"kkk"
Não vejo a hora de tudo ser privatizado. Isso aqui vai ter que virar o melhor país do mundo mano, tudo vai ter que funcionar as mil maravilhas. Por que se não, só vai restar privatizar os políticos.
"Deletei minha conta"
sim, sim, claro. deletou hahahahahha.
deve ter sido banido e depois voltou com o rabo entre as pernas!
sim, sim, claro :)
Deus te ouça
que altos preços? Vc verá uma fluidez nas entregas como nunca se viu nesse país.
Isso não aconteceu por causa das privatizaçoes e sim do avanço da tecnologia e da modernização dos meios de comunicações, influenciado pelo mercado europeu.
Pela briga interna desse governo com o próprio partido, vão cair antes de completar seus planos diabolicos.
por acaso foi banido?
e por que voce trocou o seu fake?
qUe BoM
Cê tá ligado que já foram 2 aumentos no PAC só esse ano né? E tá ligado também que o valor de transportadoras, mesmo tendo que pagar impostos (ao contrário dos Correios que tem isenções) ainda praticam preços mais baratos.
isso nao aconteceu aqui no canada e estou bem feliz aqui :D
treta plantada com sucesso!
mim nao falar seu lingua
Acho que já ouvi esse discurso... "dexavê" se eu lembro...
Ah, lembrei... quando da privatização das Teles, rs... Entanto, estás num site de tecnologia, provavelmente em terminal móvel, numa conexão 4G, com uma franquia de dados inferior a 10 centavos por MB, com ligações "gratuitas" (bem entre aspas) para linhas da mesma operadora e fixos; e com algum plano de roaming nacional que talvez desconheça.
Mais uma conquista apoiada por aqueles a quem do cume da própria ignorância (no sentido estrito) chamas de "pobre de direita", rs...
Privatize tudo já!
Isso aconteceu na Europa e estou muito feliz aqui. :)
Mais uma vez, eu trabalho com dados: https://www.nexojornal.com....
O Bradesco é o Banco com mais agências.
ABRAÇOS.
quero ver o pobre de direita reclamando dos altos precos caso isso realmente aconteca hehehe
O espertão, sabe quando o Bradesco fez a propaganda dizendo que estavam presentes em 100% dos municípios? Quando eles tinham parceria com os Correios para o serviço de Banco Postal, ou seja quem possibilitava a presença do Bradesco em todas as cidades eram os Correios, e como a parceria acabou eles nem falam mais isso nas propagandas... hoje a parceria é com o Banco do Brasil, então é o BB que está presente em todos os municípios, graças aos Correios.
Cara, nao esquece que tem regulamentação, você acha que vai privatizar e vai sair fechando agencia... Quer um exemplo, Telecons, são obrigadas a fornecer o serviço de orelhão onde nem da lucro, inclusive paga multa quando não cumpre. Ai vem um doido e responde que o serviço das Telecons são uma bosta em cidades do interior. Bem, quando era pública era pior e mais cara e tinha cidades que tinham apenas 1 único telefone, o que mudou depois da privatização.
É claro nunca será perfeito, mas só tende a melhorar.
Cansei desse lenga lenga. Privatizem isso quanto antes, precisamos de serviços decentes
E mesmo assim cumpriu uma importante função social que nem o Banco do Brasil e nem a Caixa cumpriram.
https://exame.abril.com.br/...
Dados de 2010, o indíce caiu um pouco, mas ainda possui a maior presença no país.
Eu trabalho com dados e links, não tiro informações da bunda e nem "na minha cidade ou estado xpto"
Bradesco = banco (Lucro);
Correios = correspondência (Prejuízo).
"Só" uma pequena diferença, né?
Só colocar isso na proposta de venda uai. Que a privatização deverá atender todos os municípios
Bradesco está em 100% das cidades brasileiras com ao menos um posto de atendimento? Aonde você tá vendo isso? No meu estado em várias cidades do interior não existe nenhum tipo de atendimento do Bradesco. Todo mundo tem que correr pra cidades maiores. E quando se fala de Itaú... piorou.
Empresa de entrega de correspondencias e encomendas que não entrega encomendas nem correspondencias. Parados sempre, atrasam, nao entregam, e nos temos que ir buscar em agencias deles, pq sao incapazes de cumprir com oserviço que foi PAGO. Tem que privatizar mesmo pra acabar com essa palhaçada dos correios.
Não deixa de invalidar seu argumento. O qual se iniciou como "empresa privada só pensa no lucro". Não. Tem missão social, tem estratégia, tem questão de imagem. Certamente o Bradesco não tem lucro mantendo uma agência no interior do Amazonas... mas para imagem, como uma instituição brasileira, é uma excelente propaganda dizer "estamos presentes em 100% do território nacional" (e cutucar o concorrente semi estatal que não está). E como eu também disse, esse tipo de requerimento pode ser condicionado à venda em si. Empresas privadas que antes eram estatais possuem obrigações no contrato de cessão, senão cumprir, leva multa e pode até perder o contrato.
Você tá comparando mesmo um banco com uma empresa de entrega de correspondências?
Um excelente contra argumento para sua baboseira (afinal, o alcance e disponibilidade dos serviços pode ser objeto de obrigação compulsória do comprador), vale lembrar que o Banco do Brasil, no qual o Governo possui metade, não está presente em todas as cidades do Brazil. Já o Bradescão, 100% privado e que na teoria só visaria o lucro, está presente em 100% das cidades com ao menos um posto de atendimento. Então pare de cagar pelos dedos.
É difícil saber, já que esse é o pensamento do eleitor do Ciro Gomes.
Esse comentário é de zuera, eu tenho fé que é zuera!
Rapaz, tive que pesquisar no google pra entender essa!
Falou pouco mas falou besteira. Já ouviu falar em logística regional? Várias empresas de logística maiores terceirizam os seus serviços de entrega pra essas empresas menores que atendem lugares em que a empresa não precisa ter presença ela própria. Só que em alguns casos os custos se tornam tão proibitivos que não vale a pena pra quem compra arcar com o frete pra mercadoria chegar até a porta de casa. E mesmo os Correios cobram uma fortuna pra entregar em localidades remotas.
https://uploads.disquscdn.c...
A casa da moeda poderia lançar uma criptomoeda, com valor lastreado pelo preço do nióbio ( que seria extraído pela VALE). A serpro providenciaria toda a infra, e a população iria minerar essa criptomoeda com processadores produzidos pela CEITEC. A Eletrobras ficaria responsável pelo aumento no consumo de energia para suprir a demanda de mineração.
Dessa forma colocaríamos todo esse povo pra trabalhar e geraríamos riquezas inimagináveis para nosso país.
Exceto pelos correios. Essa bosta tem que ser privatizada mesmo.
rsrsrs.