Início » Aplicativos e Software » Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) é lançado com Linux 5.3 e boot mais rápido

Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) é lançado com Linux 5.3 e boot mais rápido

Kernel Linux 5.3, Gnome 3.34 e drivers Nvidia estão entre as novidades do Ubuntu 19.10

Emerson Alecrim Por

Assim como abril, todo mês de outubro traz uma nova versão do Ubuntu Linux. A tradição segue firme e forte: esta quinta-feira (17) é a data que a Canonical escolheu para o lançamento oficial do Ubuntu 19.10, codinome Eoan Ermine.

Ubuntu 19.10

A nova versão vem com o kernel Linux 5.3, o Gnome 3.34 (uma versão que promete melhora sensível da performance), o PulseAudio 13.0 e, como não poderia deixar de ser, versões recentes de softwares como Firefox, Thunderbird e LibreOffice.

O Ubuntu 19.10 também traz a confirmação de uma promessa feita pela Canonical em junho: depois de anunciar a decisão de encerrar o suporte a aplicativos de 32 bits (i386) na distribuição, a companhia desistiu dessa ideia após intensa reação contrária. Isso significa que softwares como Wine e Steam continuam plenamente compatíveis com o sistema operacional.

Falando em Steam (jogos), o Ubuntu 19.10 vem ainda com drivers para placas de vídeo GeForce desenvolvidos pela própria Nvidia — até então, era preciso baixá-los separadamente. Isso significa que os usuários poderão contar com mais desempenho em jogos ou aplicações que exigem bastante da GPU. Por outro lado, a decisão de incluir esses drivers na imagem do sistema levanta alguma polêmica por eles serem proprietários. De todo modo, o uso desses drivers é opcional.

Outras duas novidades que merecem menção são o suporte ao sistema de arquivos ZFS (ainda que em caráter experimental) e ao padrão de descompressão LZ4 que, entre outros benefícios, deve deixar o boot do Ubuntu mais rápido (apesar de, normalmente, o sistema operacional já ser bem ágil na inicialização).

O Ubuntu 19.10 Eoan Ermine já pode ser baixado. Usuários do Ubuntu 19.04 poderão fazer a atualização para a nova versão automaticamente.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RENILSON PAIVA

😀👍 Muito obrigado!
Desculpa a demora...
O Disqus não notificou. 🙁

RENILSON PAIVA

😀👍 Opa! Muito obrigado!
Grandes dicas! Vou fazer isso!

Desculpa a demora... O Disqus não notificou.

RENILSON PAIVA

😀👍 Muito obrigado!
Desculpa a demora... O Disqus não notificou.

Keaton

É essa a diferença entre escolher peças de boa qualidade que não dão gargalo com as de comprar computador pronto que não se sabe como é dentro... =p

btw... meu Windows (se eu não estiver usando o NOX) roda tranquilo... FX6300, 8GB, GTX750, SSD 250GB Sata

Romualdo Moraes Neto

Estranho isso que você fala. Comparo o meu desktop, usando Ubuntu 19.10, com o do trabalho, usando windows 10. O meu, que eu mesmo montei, tem 11 anos de idade, processador phenon de três núcleos e 8 gigas de ram. O do trabalho é um dell, tem dois anos de idade, processador intel de 5 núcleos e 16 gigas de ram. Ambos usam hd. E o meu boota em 30 s enquanto que o do trabalho leva 45 s. De qualquer forma diferenças de "merdésimos" de segundo para iniciar não é o mais importante. O que importa mais é a responsividade média do sistema. E aí é que o do serviço, fica parecendo uma carroça diante do meu. Carroça cara.

Romualdo Moraes Neto

Quase nunca formato. Recupero dados e configurações e por isso sou procurado. Se me perguntam como consigo já que a prática da maioria dos "técnicos" vai logo formatando, falo a verdade: que uso ferramentas do Linux para isso. Se se mostram curiosos em relação ao Linux, ajo contra os meus próprios interesses: ofereço-me para instalar o Linux gratuitamente se toparem se livrar do "janelas" (claro, preservando os arquivos pessoais e instalando junto aplicativos livres análogos aos que usam no windows). Felizmente (para a alegria do meu whisky) a grande maioria prefere continuar com o windows. Também não insisto. Se querem continuar mantendo meu whisky para que vou brigar, né? Já para os poucos que topam migrar, ganham como brinde "plus" alguns conselhos, como por exemplo só usarem os poderes administrativos uma vez por semana para as atualizações de segurança. Raramente me procuram novamente. A não ser para um upgrade de versão ou instalação de algum aplicativo que exija alguma mexida nas configurações. Confesso que nestes casos, também cobro. Mas bem menos que cobro para manutenções do windows e faço à vista do cliente. Para mostrar ao mesmo que o "bicho" não é tão feio quanto parece e encorojá-lo a fazer, ele mesmo, quando precisar. Estes, já não me procuram mais. Que raiva de mim mesmo sinto nestas horas: inimigo incurável dos meus interesses! Pena que sessões com psicólogo são mais caras que whisky com picanha. Fico no whisky com picanha.

Cafael Rosta

nada a ver uma coisa com a outra.
é mais do que possível fazer as tarefas básicas pela interface gráfica. Mas pra quem é dinossauro como eu o terminal da muito mais liberdade, seja no windows ou no linux.

Tux

Linux não sai do lugar? Amigo, no quesito server, o Linux domina; Sobre o LibreOffice existem outras alternativas, OpenOffice, WPS, até da pra usar um office 2010 emulado (nunca testei pra garantir se eh melhor);
Muitas ferramentas de produtividade e escritório podem sim ser usadas no linux, cabe ao usuário se adaptar e saber usar, claro q algumas não entregam a mesma função que as desenvolvidas pra Windows, mas boa parte dos usuários não usam 50% dos recursos destes softwares para Windows, profissional bom se adapta e usa qualquer ferramenta...
Sobre o Windows 10, concordo com vc, muito bem feito e super fluído com hardware bom (SSD, 8 GB ram, etc), não tenho do q reclamar, sendo q meu noot pessoal uso dual boot com Windows + Linux, ambos sempre atualizados;
Agora dizer q fica ridículo recorrer a terminal? Terminal é muito mais ágil, rápido e funciona tudo certinho, ridículo é achar que o terminal é ridículo.
Tanto o prompt quanto o terminal, são ferramentas mto poderosas.

Keaton

Aqui é um da Crucial, acho que o BX300 de 256GB.

Pinho

Aqui um Lenovo G460 com 8GB de Ram inicializa o Ubuntu 16.04 em apenas 17 segundos usando um SSD da Kingston A400 que nem é grande coisa.

Credulos

Vale ressaltar que vc não ganha uns trocados também salvando a galera que usa linux pois quem usa Linux normalmente é do meio tecnológico, é só por as massas ignorantes para usar Linux e todo dia vc também teria maquina para formatar, vide a quantidade de pessoas que fazem bosta nos seus Androids....

Romualdo Moraes Neto

Falou bosta já que o Android, que domina os celulares, é baseado no kernel Linux. Mas não tenho raiva do windows não. Pois é graças ao windows que ganho uns trocados salvando desktops e laptops de colegas de trabalho. Como esses trocados são um extra em relação a minha remuneração padrão, uso-os para diversão com minha mulher (coisas simples como degustar picanha e bebericar um Royal Salut). Se todo mundo usa-se Linux, creio que não poderámos nos dar ao luxo de umas farrinhas simples de vez em quando). Minha esposa também só usa Linux (ficou fera em LateX e sua retrocompatibilidade com o LibreOffice, ao qual usou para escrever sua tese de doutorado) mas, como eu, é fã da microsoft. E esses "xiitas" do Linux são muito chatos. Quem eles pensam que são? Querem jogar água no nosso whisky?

Fábio Gomes

Não é bem assim tb... Assim como vc, eu tb ouvi a 30 anos quando eu tinha 13, que o Linux iria substituir o Windows. De uma forma sim, podemos dizer que a maioria dos servers onde estão hospedados os sites são Linux, substituindo Windows com louvor.
Concordo em partes, mas dizer que não saiu do lugar, vc forçou a barra.
Como sistema pessoal, tenho que concordar que Linux é ainda um S.O para grande maioria de entusiastas e manjadores de TI, e claro, o mundo é grande demais, e logico que existem pessoas, usuários "comuns" que usam Linux, mas a grande maioria desses usuários usam o Windows em PC.
E mais uma coisa, não arruma confusão não, tem usuário linux que é xiita, bem capaz de explodirem uma bomba só pq vc tem opinião contraria a deles.

Gabriel Salles

Só recorre a terminais e linhas de comando se você quiser Brother.
E outra.
Pra desenvolver é excelente.
Pra estudar é excelente.
Pra trabalhar é excelente.
Pra jogar, talvez realmente não tenha tantos jogos para linux AINDA. Mais os que tem e eu jogo são EXCELENTES.

Antes de sair falando bosta por aí, leia e prove o que vc tá falando. =D

Long live the open source culture.

Keaton

Esse defeito é especifico desta unidade, acho. Não é possivel que três HDs tenham se enchido de badblock e pifado no periodo de 6 meses... eram Hs de marcas diferentes. Samsung, Seagate e Western....

Exibir mais comentários