Assim como abril, todo mês de outubro traz uma nova versão do Ubuntu Linux. A tradição segue firme e forte: esta quinta-feira (17) é a data que a Canonical escolheu para o lançamento oficial do Ubuntu 19.10, codinome Eoan Ermine.
- Afinal, a distro SUSE Linux é paga ou gratuita?
- Opera 64 para desktops é lançado com bloqueador de rastreadores
A nova versão vem com o kernel Linux 5.3, o Gnome 3.34 (uma versão que promete melhora sensível da performance), o PulseAudio 13.0 e, como não poderia deixar de ser, versões recentes de softwares como Firefox, Thunderbird e LibreOffice.
O Ubuntu 19.10 também traz a confirmação de uma promessa feita pela Canonical em junho: depois de anunciar a decisão de encerrar o suporte a aplicativos de 32 bits (i386) na distribuição, a companhia desistiu dessa ideia após intensa reação contrária. Isso significa que softwares como Wine e Steam continuam plenamente compatíveis com o sistema operacional.
Falando em Steam (jogos), o Ubuntu 19.10 vem ainda com drivers para placas de vídeo GeForce desenvolvidos pela própria Nvidia — até então, era preciso baixá-los separadamente. Isso significa que os usuários poderão contar com mais desempenho em jogos ou aplicações que exigem bastante da GPU. Por outro lado, a decisão de incluir esses drivers na imagem do sistema levanta alguma polêmica por eles serem proprietários. De todo modo, o uso desses drivers é opcional.
Outras duas novidades que merecem menção são o suporte ao sistema de arquivos ZFS (ainda que em caráter experimental) e ao padrão de descompressão LZ4 que, entre outros benefícios, deve deixar o boot do Ubuntu mais rápido (apesar de, normalmente, o sistema operacional já ser bem ágil na inicialização).
O Ubuntu 19.10 Eoan Ermine já pode ser baixado. Usuários do Ubuntu 19.04 poderão fazer a atualização para a nova versão automaticamente.
Com informações: OMG! Ubuntu!
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
😀👍 Opa! Muito obrigado!
Grandes dicas! Vou fazer isso!
Desculpa a demora... O Disqus não notificou.
😀👍 Muito obrigado!
Desculpa a demora... O Disqus não notificou.
É essa a diferença entre escolher peças de boa qualidade que não dão gargalo com as de comprar computador pronto que não se sabe como é dentro... =p
btw... meu Windows (se eu não estiver usando o NOX) roda tranquilo... FX6300, 8GB, GTX750, SSD 250GB Sata
Estranho isso que você fala. Comparo o meu desktop, usando Ubuntu 19.10, com o do trabalho, usando windows 10. O meu, que eu mesmo montei, tem 11 anos de idade, processador phenon de três núcleos e 8 gigas de ram. O do trabalho é um dell, tem dois anos de idade, processador intel de 5 núcleos e 16 gigas de ram. Ambos usam hd. E o meu boota em 30 s enquanto que o do trabalho leva 45 s. De qualquer forma diferenças de "merdésimos" de segundo para iniciar não é o mais importante. O que importa mais é a responsividade média do sistema. E aí é que o do serviço, fica parecendo uma carroça diante do meu. Carroça cara.
Quase nunca formato. Recupero dados e configurações e por isso sou procurado. Se me perguntam como consigo já que a prática da maioria dos "técnicos" vai logo formatando, falo a verdade: que uso ferramentas do Linux para isso. Se se mostram curiosos em relação ao Linux, ajo contra os meus próprios interesses: ofereço-me para instalar o Linux gratuitamente se toparem se livrar do "janelas" (claro, preservando os arquivos pessoais e instalando junto aplicativos livres análogos aos que usam no windows). Felizmente (para a alegria do meu whisky) a grande maioria prefere continuar com o windows. Também não insisto. Se querem continuar mantendo meu whisky para que vou brigar, né? Já para os poucos que topam migrar, ganham como brinde "plus" alguns conselhos, como por exemplo só usarem os poderes administrativos uma vez por semana para as atualizações de segurança. Raramente me procuram novamente. A não ser para um upgrade de versão ou instalação de algum aplicativo que exija alguma mexida nas configurações. Confesso que nestes casos, também cobro. Mas bem menos que cobro para manutenções do windows e faço à vista do cliente. Para mostrar ao mesmo que o "bicho" não é tão feio quanto parece e encorojá-lo a fazer, ele mesmo, quando precisar. Estes, já não me procuram mais. Que raiva de mim mesmo sinto nestas horas: inimigo incurável dos meus interesses! Pena que sessões com psicólogo são mais caras que whisky com picanha. Fico no whisky com picanha.
nada a ver uma coisa com a outra.
é mais do que possível fazer as tarefas básicas pela interface gráfica. Mas pra quem é dinossauro como eu o terminal da muito mais liberdade, seja no windows ou no linux.
Linux não sai do lugar? Amigo, no quesito server, o Linux domina; Sobre o LibreOffice existem outras alternativas, OpenOffice, WPS, até da pra usar um office 2010 emulado (nunca testei pra garantir se eh melhor);
Muitas ferramentas de produtividade e escritório podem sim ser usadas no linux, cabe ao usuário se adaptar e saber usar, claro q algumas não entregam a mesma função que as desenvolvidas pra Windows, mas boa parte dos usuários não usam 50% dos recursos destes softwares para Windows, profissional bom se adapta e usa qualquer ferramenta...
Sobre o Windows 10, concordo com vc, muito bem feito e super fluído com hardware bom (SSD, 8 GB ram, etc), não tenho do q reclamar, sendo q meu noot pessoal uso dual boot com Windows + Linux, ambos sempre atualizados;
Agora dizer q fica ridículo recorrer a terminal? Terminal é muito mais ágil, rápido e funciona tudo certinho, ridículo é achar que o terminal é ridículo.
Tanto o prompt quanto o terminal, são ferramentas mto poderosas.
Aqui é um da Crucial, acho que o BX300 de 256GB.
Aqui um Lenovo G460 com 8GB de Ram inicializa o Ubuntu 16.04 em apenas 17 segundos usando um SSD da Kingston A400 que nem é grande coisa.
Vale ressaltar que vc não ganha uns trocados também salvando a galera que usa linux pois quem usa Linux normalmente é do meio tecnológico, é só por as massas ignorantes para usar Linux e todo dia vc também teria maquina para formatar, vide a quantidade de pessoas que fazem bosta nos seus Androids....
Falou bosta já que o Android, que domina os celulares, é baseado no kernel Linux. Mas não tenho raiva do windows não. Pois é graças ao windows que ganho uns trocados salvando desktops e laptops de colegas de trabalho. Como esses trocados são um extra em relação a minha remuneração padrão, uso-os para diversão com minha mulher (coisas simples como degustar picanha e bebericar um Royal Salut). Se todo mundo usa-se Linux, creio que não poderámos nos dar ao luxo de umas farrinhas simples de vez em quando). Minha esposa também só usa Linux (ficou fera em LateX e sua retrocompatibilidade com o LibreOffice, ao qual usou para escrever sua tese de doutorado) mas, como eu, é fã da microsoft. E esses "xiitas" do Linux são muito chatos. Quem eles pensam que são? Querem jogar água no nosso whisky?
Não é bem assim tb... Assim como vc, eu tb ouvi a 30 anos quando eu tinha 13, que o Linux iria substituir o Windows. De uma forma sim, podemos dizer que a maioria dos servers onde estão hospedados os sites são Linux, substituindo Windows com louvor.
Concordo em partes, mas dizer que não saiu do lugar, vc forçou a barra.
Como sistema pessoal, tenho que concordar que Linux é ainda um S.O para grande maioria de entusiastas e manjadores de TI, e claro, o mundo é grande demais, e logico que existem pessoas, usuários "comuns" que usam Linux, mas a grande maioria desses usuários usam o Windows em PC.
E mais uma coisa, não arruma confusão não, tem usuário linux que é xiita, bem capaz de explodirem uma bomba só pq vc tem opinião contraria a deles.
Só recorre a terminais e linhas de comando se você quiser Brother.
E outra.
Pra desenvolver é excelente.
Pra estudar é excelente.
Pra trabalhar é excelente.
Pra jogar, talvez realmente não tenha tantos jogos para linux AINDA. Mais os que tem e eu jogo são EXCELENTES.
Antes de sair falando bosta por aí, leia e prove o que vc tá falando. =D
Long live the open source culture.
Esse defeito é especifico desta unidade, acho. Não é possivel que três HDs tenham se enchido de badblock e pifado no periodo de 6 meses... eram Hs de marcas diferentes. Samsung, Seagate e Western....
Fiz isso num Samsung usando Kubuntu, ficou ótimo
Kubuntu é pesado em que planeta?
Meu amigo vc esta procurando briga, pois usuários Linux tratam o sistema como religião...Como o Baboo sempre fala, o usuário não vai sair de um sistema que funciona para migrar para um onde ele tem que ficar procurando alternativas para tudo, só quem faz isso é por pura ideologia, ou seja, essa galera mata e morre pelo Linux.. E seu comentário não acrescenta em nada e nem vai mudar o pensamento de ninguém...
Foi arrumado no 3.32 do 19.04, mas o 3.34 tem desempenho melhor :P
https://uploads.disquscdn.c...
Você tem todo direito de não gostar de Linux, mas é perfeitamente possível utilizar o sistema sem encostar no terminal...
E todas as ferramentas que eu utilizo no dia-a-dia são compatíveis com o Linux também...
Você falou 2 coisas distintas aí. Pro "out-of-the-box": você instala a distro e já tem tudo pronto e funcionando. No máximo vai baixar algum módulo automaticamente e só.
Agora quanto a estabilidade: o Linux nos servidores de missão crítica ainda é uma ideia distante. Quem quer se manter no campo do software livre vai de xBSD, que tem um kernel bem mais estável. Aí tem o nível acima de tudo e de todos que é o Unix. E o Linux HOJE está em um nível próximo ao Windows Server em questão de estabilidade. E em quesito estabilidade em missão crítica o hardware tem que acompanhar isso E os únicos que ainda tem a confiabilidade que esse tipo de aplicação precisa são os Mainframes.
Eu falei no caso específico do colega em que está instalado 64-bit puro. Eu uso Gentoo aqui e nunca opto por 64-bit puro porque eles mesmos alertam que tem muito pacote que ainda é 32-bit.
Obrigado. Funcionou
Seria muito legal se a vida no Mac fosse apenas isso mesmo, você usa terminal como qualquer distro linux é só precisar fazer qualquer coisinha extra como configurar uma rede VPN (sim é possível via painel mas nem sempre e não com todas) exemplo.
Parabéns por fingir que não entendeu uma brincadeira, toma o meu _|_
Eu não conheço esse defeito, mas se for só na unidade sata do HD, ele tem unidade de dvd?
Se tiver vc pode tentar usar um caddy
linux deu certo em todas as areas..... exceto na computação pessoal.
De uns tempos pra cá tem levado 20 dias
Problema que no AliExpress demora séculos pra chegar. hahaha
Mas vou dar uma olhada pra ver se compro um pro meu Acer "novo" (2015)... haha
Que doidera, SSD costuma ser mais resistente a problemas, mas realmente rola um receio de tentar. No Aliexpress tem uns SSD de 128gb por R$80 com o frete, agora se vale ou não dar uma chance pra esse note vc q decide
Esse notebook tem um defeito que queima HD direto. Foram três trocas de HD... =\
No meu caso, o Windows boota em 30 segundos... (SSD SATA)
Mas o Arch Linux levava ao menos dois minutos no mesmo sistema. =\
Nem compensa comprar um HD usado, esse notebook tem um defeito que queima HD... queria usar mais como webserver ou coisa do genero.
pena que nao da pra fazer quase nada !
Entendo, mas esse ponto é complicado, são 10 ~ 15 anos desde o ultimo processador de desktop com instruções em 32 bits não?, acredito que os processadores de 32bits hoje tem outra função que não desktop como os "pi" que são harwares do tamanho de uma bolacha e pra isso acho que distros com esse foco seriam melhores aproveitadas, no entando acho que a discussão se dava em volta das aplicações que ainda eram compiladas em 32 bits querendo obriga-las a um port completo para 64 bits, a steam e o projeto wine se mostraram contra afinal esses projetos dependem da arquitetura 32 bits, steam pelos jogos e wine pelas aplicações windows 32 bits acredito eu, talvez tenha muita coisa por baixo ainda
Tenho a leve impressão que dar dois clicks para montar o arquivo dmg e arrastar o icone para a pasta aplicativos é um pouco mais facil que procurar comando de terminal na internet.
Instalei hoje para testar.
Escolhi uma máquina (propositalmente) ChipSet G41, Intel Core 2 Duo 7200 com 4 GB de RAM. Esse PC deve ter uns 10 anos, penso. E o Ubuntu 19.10 está rodando satisfatoriamente. Inclusive estou usando o Chrome. hehehe
Depois dos testes vou instalar ele em um AMD R5 2600, GTX 1660, RAM 16GB DDR4 com SSD. Vai voar na velocidade da Luz.
Complemento: No tal computador Core 2 Duo, vídeos em resolução mais alta, aplicações como Google Earth, rodam de maneira sofrível. Mas, aí é por causa da máquina muito defasada.
kkkkkk putz os Linux Fags não curtiram esse comentário.
O grande problema de migração é exatamente esse, muita coisa você terá que se adaptar, coisa que 95% das pessoas não estão dispostas a fazer, se você esta em um sistema que funciona para que sair não é mesmo? Agora isso vale para os MACs também, mas lá como a pessoa pagou um rio de dinheiro fazem todo o esforço para se adaptar mesmo enfrentando vários problemas similares ao Linux.
Queria muito usar no meu notebook, mas em quanto não existir um suporte adequado a Radeon 520 (e poder manter o fastboot ativo) passo longe....
uso a lts todo santo dia e não acho lenta, pelo contrário, o novo ubuntu rodou q nem um quadrado no asfalto no meu pc.. (i5 2ºger 4GB 240 SSD) vai entender ¯\_(ツ)_/¯
mas eu preciso do foxit pra fazer marcações tanto no texto como em área
Não tem Foxit mas tem um leitor de PDF embutido no sistema.
Você pode usar aplicativos similares.
A performance do sistema usando o barramento USB é muito ruim, não acho que dá pra ficar usável. Pode quebrar o galho numa emergência, mas vai ficar irritantemente lento.
Compra um HD usado na OLX ou no Mercado Livre que fica perfeito.
Até uns meses atrás eu também tava só com 2 gigas e usava o Linux Mint XFCE, que é equivalente ao Xubuntu.
O ambiente XFCE é robusto e ao mesmo tempo leve, então é ideal pra máquinas defasadas.
Agora com 4 gigas na máquina eu optei pelo Ubuntu com ambiente Gnome Shell Vanilla.
"boot é geralmente demorado quando se trata de linux"
hmm, não acho não, pelo contrário, o Windows 10 demora mais pra liberar a interface para o usuário...falo isso porque deixo meu sistema Linux desligado durante o dia, ligo ele toda noite, tem muito menos tranqueira pra carregar do que o Windows
o problema não é o Linux, são usuários de Windows que querem usar o Linux como se fosse Windows
É, de segunda pra baixo pode ser melhor o Mint XFCE, mas ainda deve conseguir encarar o Gnome. Acho q se tu botasse um SSD pequeno, tipo 240gb tu salva legal esse PC ai
Neste link tem 7 versões de ubuntu os chamados "flavors" ou sabores, que são o kubuntu, Lubuntu, ubuntu Buggie, ubuntu Kylin, ubuntu Mate, ubuntu Studio, Xubuntu. Todos com exceção do kubuntu são versões leves de pouco consumo de memória e usam a base do ubuntu Gnome. A pagina está em inglês autoexplicativa.
https://ubuntu.com/download...
boot é geralmente demorado quando se trata de linux, piora se usar um pendrive zoado. :\
Errei o processador, é um de segunda geração.... super lento. hahaha
Equivoco, Em um sistema Gnu/Lnux para 64 bits o limite está no com o processador da maquina e não aos aplicativos. Em um sistema de 64 bits podemos executar e instalar aplicativos de 32 bits sem nenhum problema o inverso não pode acontecer. Foi por isso que a Cannonical resolveu manter a versão I386.
Se não tem boa experiência com Gnu/Linux e suas distros, deveria pelo menos deixar a hipocrisia de lado
Tenta experimentar a distro MX-Linux, é baseada em Debian sem o systemD, funicona bem com um pendrive em maquinas com 2 GB de ram e processador I3 ou dual core. https://mxlinux.org/
A versão .10 do ubuntu já é tradicional com seus bugs, é o de sempre, na pressa come-se cru e quente. Desde as primeiras versões tem sido assim, quando é que vão melhorar isso.
No meu notebook eu uso o Xubuntu sempre na versões LTS.
Já em máquina virtual sempre uso a última versão lançada (Ubuntu 19.10 nesse caso).
OBS: Sei que não é a mesma coisa ( você mesmo já explicou como funciona no Debian).
Se for instalar para usar no Pendrive recomendo o Puppy Linux, bem fácil de usar e roda bem rápido no pendrive ( só é demorado o boot, mas para mexer é rápido):
http://distro.ibiblio.org/puppylinux/puppy-xenial/64/xenialpup64-7.5-uefi.iso
Se tem apenas 2GB ram e processador for fraco (como um Dual Core ou até mesmo Intel Celeron de 1 core) eu recomendo tentar o Puppy Linux, é bem leve e bem fácil de usar:
http://distro.ibiblio.org/puppylinux/puppy-xenial/64/xenialpup64-7.5-uefi.iso
Se quiser ainda usar o Ubuntu e a interface gráfica dele for pesada no teu Notebook recomendo instalar o Ubuntu usando a interface XFCE:
https://itsfoss.com/install-xfce-desktop-xubuntu/
Também recomendo o Manjaro Linux (mais leve que o Ubuntu mas com as mesmas funcionalidades):
https://manjaro.org/download/
Amigo, eu discordo de você. Acho o linux um S.O. maduro, potente e mesmo assim leve, fácil de usar e com código aberto. Atende muito bem ao usuário comum e usuários avançados também. Não acredito que um usuário precise de uma razão específica para usar linux, acho, inclusive, o contrário: em casos específicos, a migração do windows para o linux pode ser difícil.
Aqui na máquina virtual foi direto com os comandos mencionados, fiz o update por volta das 17h. Antes de fazer os comandos verifica se no arquivo "/etc/update-manager/release-upgrades" a variável prompt está setado como normal ( tem que estar "Prompt=normal").
Eu, apesar de usar windows, acredito que a chance do Linux estourar para usuários comuns está mais na mão da google com o chrome OS do que com o Ubuntu, mas tudo pode acontecer kkkkkk. Desde que o chrome os continue e aprimore a função de usar apps linux e android principalmente.
Já tinha desde a madrugada na parte de releases da própria canonical
Ele entra na página principal do site apenas no lançamento que ocorre no evento.
Puts.. Meu notebook só tem 2GB... 🙁 https://media0.giphy.com/me...
To na 19.10 desde a alfa, a melhoria na fluidez do sistema é perceptiva. No boot n notei diferença, mas tbm n fiz questão de cronometrar, como uso SSD sempre foi rápido.
Roda liso num terceira geração
Parabéns por ser idiota, toma um biscoito! 🍪
Fico imaginando se consigo bootar isso num CCE Iron 345E (Core i3-2310M, 4GB com HD pifado) usando pendrive Sandisk Flair Ultra de 32GB super zoado... hahaha
retira as duas ultimas palavras e eu concordo. hahaha
Até às 18 horas de hoje não surgiam novidade alguma. Vou tentar novamente amanhã.
Idem servidores da Santa Catarina, USP e Globo, assim como o central da Canonical
Põe antigo nisso!!!!
O que você considera out of the box? Linux é a própria definição do que é pensar fora da caixa. Windows é um excelente sistema mas não foi pensado para aplicações críticas que exijam estabilidade. Qualquer erro e o núcleo do sistema congela.
Emular? Por que não versões próprias? Emulação envolve problemas e erros, configurações complexas.
Até às 18 horas de hoje ainda os repositórios da Canonical não haviam sido atualizados, pelo menos os espelhos da Universidade do Paraná só tinham 18.4 e 19.4 como oficiais estáveis.
Se você ligar sua conta no gerenciador de contas, o Drive aparece como um disco de rede. No Ubuntu 19.4 abre como se fosse um disco da máquina de tão rápido.
por isso que o ano do linux no desktop não chega
Porém a 18.4lts continua lenta. Estou com a 19.4 e é maravilhosamente leve.
sudo apt update
sudo apt upgrade
sudo apt dist-upgrade
sudo do-release-upgrade -d
prá variar, um monte de gente que não usa Linux falando como Linux é ruim...
não, não tem esse problema...
oi amigo, faz tempo que não testo o virtualbox, não lembro a razão de não ter gostado, acho que era problema por não conseguir fazer que o windows virtualizado ocupasse a janela inteira quando maximizada.
vmplayer eu usei bastante no Linux, mas não vale a pena, o Gnome Boxes é muito bom e muito fácil de usar...Gnome Boxes é só uma camada em cima do KVM (Kernel Virtual Machine) e do qemu...inclusive tenho uma vm muito antiga de Windows 7, criada com VMWare, que converti para KVM faz tempo
agora tem o seguinte, pessoal quer que Linux funcione como se fosse Windows, aí não dá mesmo, sem chance, vai ser só frustração, nesses casos o melhor continuar com Windows mesmo
em princípio eu acho que só deve usar Linux quem tem uma razão específica para isso, caso contrário é bobagem
Enquanto o foco for emular ao invés de criar o programa direto para o gnu/linux, esqueça o povão usando gnu/linux.
No windows 10 então... copiar um simples arquivo de 1 MB pela gui consegue ser um parto. Abro o terminal e copio o bendito arquiv
"você vai ter que reconstruir o seu sistema inteiro praticamente do zero"
vixi, nada disso...basicamente é só disponibilizar as libs 32- bits, e não desabilitar a execução de aplicativos 32 bits ... faz tempo que isso é feito em distribuições como Red Hat, Ubuntu, Suse (e provavelmente outras) ... onde trabalho temos versões bem recentes do software que a empresa produz que rodam em Linux 32 bits sem problemas
Argumento antigo, de época pré flatpak/snap
MacOS Catalina
Né? quase tenho um treco do pessoal falando em "lojinhas" nos outros comentários .. Ps: Não sou raposa velha, sou novo!
https://youtu.be/IVpOyKCNZYw
Corrigiram faz tempo. Acho q desde o gnome 3.28.
Será que o Gnome 3.34 corrigiu os leaks de RAM dessa vez?
Mas terminal é muito melhor em tudo.
Amigo, você já tentou usar o VirtualBox? Veja se ele atende à suas necessidades. Eu deixei de usar vmware e windows a muito tempo!
Impraticável não rodar programas em 32-bit, até o Windows 64-bit tem uma camada de compatibilidade com aplicativos 32-bit, o WoW64 (Windows 32-bit on Windows 64-bit, com dlls 32-bit na pasta C:\Windows\SysWoW64), pois boa parte dos programas ainda usa instruções de 32 bits.
Sim , o problema do Linux é que em muitas coisas ele é complicado ... a instalação de programas mesmo se nao tiver na loja do Linux e quiser instala por fora é um saco pq as vezes vc baixa no formato pra Linux e algumas dev nao aceitam e tal ou instala e nao abre .......
Nao adianta Windows domina o mercado no quesito programas e jogos o Linux precisa ter uma compatibilidade melhor com esses programas
Se no Ubuntu não funciona "out-of-the-box", então não funciona de jeito nenhum mesmo.
Faltam coisas muito básicas, como um cliente de Google Drive oficial... Mas até não me incomodaria muito isso. Mas um laptop 2 em 1, não consegui fazer funcionar direito com nenhum linux ainda (não reconhece a orientação, não desativa o teclado quando em modo tablet, etc). Talvez em um linux para experts, mas procuro em linux para gente comum.
Não exatamente, o 18.04 possui repositório parcialmente atualizado, Então, coisas como o Firefox, o Kernel e o minor release do KDE são atualizados ao menos duas vezes durante o ciclo (o Firefox é atualizado sempre).
Ubuntu é a representação do linux pro mundo assim como muita gnt achava que a touchwiz era o Android verdadeiro.
Cara no momento que o linux conseguir emular 100% aplicativos e jogos de windows as coisas vao começar a mudar , hoje eu vo na loja do linux mint por exemplo e sinto falta de muita coisa e se eu por pra instala com um programa que emular windows alguns programas bugam e jogos entao ...
Não é tão simples. Quando um sistema é 64-bit puro (no teu caso o Arch) os pacotes são compilados somente com suporte a instruções 64-bit. Se você quiser suportar 32-bit basicamente você vai ter que reconstruir o seu sistema inteiro praticamente do zero pra isso, sob pena de quebrar tudo e ter que começar tudo do zero. Ou trocando em miúdos: quando você escolhe 64-bit puro, não tem "emenda" pra funcionar 32-bit. Ou você escolher suportar o 32-bit ou não.
To ligado. Tentei diminuir a explicação pra não ficar muito overwhelming de entender que o "estável"/"instável" tá mais relacionado a frequência de updates do que a rodar direito ou não
parabéns pela matéria
Vixe, aí pegou software mais específico e é tenso mesmo. Não conhecia nenhum desses aí hahah
O ecossistema evoluiu bastante mas esses softwares menos conhecidos ainda são o calcanhar de Aquiles mesmo.
Vamos explicar DIREITO as coisas, jovem padawan.
Comecemos pelo Debian (já já vai entender). O Debian tem 3 repositórios: o UNSTABLE, o testing e o stable.
Unstable: desenvolvimento ativo. Os pacotes podem sofrer mudanças e/ou correções.
Testing: basicamente o próprio nome diz. Onde os pacotes são testados e se apresentarem erros voltam pro repositório Unstable.
Stable: se o pacote passou pelo testing sem apresentar nenhum erro ele passa a ser considerado estável e suficientemente bom pra estar nesse repositório.
Dito isso, chegamos no Ubuntu. O Ubuntu é um fork (ou derivação, como preferir) do repositório UNSTABLE do Debian. Pra efeito de comparação: o Ubuntu lança uma versão nova a cada 6 meses, basicamente. O Debian faz isso a cada 24 meses em média.
Ou seja: o Debian preza sobretudo pela ESTABILIDADE. Você vai instalar e esquecer, nada de ter bugs bizarros ou logo após a instalação você ter centenas de atualizações de pacotes. A desvantagem é que você não vai ter acesso a algum recurso mais up-to-date de determinado pacote. Claro, você pode ter acesso aos pacotes unstable no Debian, por sua conta e risco.
https://www.debian.org/rele...
/g/
O que ela ia fazer era encerrar suporte as libs 32 bits, o que ia fazer que daqui um tempo (ou imediatamente) os jogos/programas mais antigos de Steam/Windows parassem de funcionar. Não adiantaria baixar as dependências pois elas não seriam mais compatíveis com o sistema
não tem foxit na loja, esse não é difícil de instalar basta descompactar o tar.gz e instala com duplo click mesmo, um que não tem na loja é o vmware player, fui procurar um tutorial no youtube são praticamente 10 minutos de video fazendo comando no terminal, a curva de aprendizagem é maior do que imaginei. Também não dá pra arrastar os arquivos compactados pra uma pasta usando o p7zip :(
Não entendi muito bem essa discussão da comunidade do Ubuntu sobre os 32 bits, uso Arch Linux e ela é uma distro limpa com apenas aplicativos 64 bits e ninguém reclama, caso eu queira rodar uma Steam da vida, só baixar o executavel junto das suas dependencias 32 bits as famosas "lib32", a canonical não estaria propondo o mesmo? Uma instalação limpa do Ubuntu e caso você queira recorrer a aplicações 32 bits, basta baixar suas dependencias?
Pois é, o próprio Fedora é bem mais adequado nesse quesito
Parece ser uma boa release. O Disco Dingo estava ótimo.
É questão de licença mesmo, apesar de que é o uso do software que significa a aceitação dos termos de contrato e uso, a maioria do pessoal prefere deixar isso 100% opcional já que tem que aceitar termo x pra usar aplicativo y por isso "espaço desnecessário" outros já pensam que pra ser considerado um software livre todo o codigo deve ser 100% auditável e binarios assim não são, o que gera a separação da comunidade quando há assuntos assim mas geralmente o pessoal que se importa com isso usa linux-libre e não ubuntu da vida, então não vejo o poq seria um problema "nvidia no ubuntu" que já trás consigo outros binários inclusos no kernel
Uma coisa não tem a ver com a outra, na verdade.
A polêmica com os drivers é que são software proprietário - é uma opinião política ser contra ou a favor de software proprietário.
Mas geralmente quem se importa com isso passa longe do Ubuntu de qualquer jeito
Se não for um software só para Windows, que aí precisa ir atrás mesmo, os de Linux geralmente estão concentrados nas lojinhas do próprio SO.
No caso do Ubuntu, é mais provável ainda que tudo esteja no Ubuntu Software Center.
Essas versões não costumam ser mais nem menos bugadas que as LTS. A terminação "Stable" e "Unstable" não tem a ver com bugs, mas sim com a frequência com a qual recebem updates grandes.
A LTS atual possui software de abril de 2018 rodando, apenas com correções de segurança. Essa 19.10 possui a versão mais recente de praticamente tudo.
Isso falando de coisas mais próprias do sistema operacional mesmo. Aplicações como Firefox, Chrome, Spotify, Steam, etc, estão sempre atualizadas em ambas
"as vezes"
apt install [nomedoprograma
Fiz dual boot pra me aproximar do Ubuntu mas AAAAAAAAAAAAAAA me cansa procurar vários tutoriais pra instalar coisa que uso no Windows.
Parabéns pela matéria Emerson, e tomara que a Tecnoblog traga mais conteúdo de Linux no site. Continuem assim.
Tá por fora cara... Tem um monte de gente usando. Meu PC de desenvolvimento em casa roda Ubuntu 19.04, e eu rodo tudo nele.
As raposas velhas do Linux que ainda preferem o terminal do que uma área de trabalho.
O Linux, quem diria, tendo o msm problema do Windows em continuar sendo compatível com aplicações X86.
Será que agora conseguirão bater a meta de 10 usuários usando no desktop até o natal? rsrs
A comunidade do OpenSource consegue ser bem chatinha as vezes.
Acho interessante, mas não vejo utilidade em lançar sistema novo a cada 6 meses. Eles usam os usuários desses .10 como testadores pra correção de bugs?
Unstable... obrigado, não. Rolling release é vida.
Sério que está tendo mimimi por causa dos Drivers da NVidia na ISO, quando esse pessoal vão crescer putz