WhatsApp, Facebook, Google e Twitter se unem ao TSE contra fake news

Os serviços vão aderir ao programa do TSE de combate à desinformação nas eleições de 2020

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
whatsapp na tela

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou no final de agosto uma ação de combate às fake news ligadas às eleições. A iniciativa conta com dezenas de instituições públicas e privadas como parceiras e, agora, ganhou o apoio de WhatsApp, Facebook, Google e Twitter.

As plataformas devem confirmar a adesão ao chamado Programa de Enfrentamento à Desinformação na terça-feira (22). A reunião contará com representantes dos quatro serviços, além da presidente do TSE, Rosa Weber.

O órgão espera que WhatsApp, Facebook, Google e Twitter contribuam com o desenvolvimento e a execução de medidas que ajudem a reduzir o impacto da desinformação em temas ligados às eleições, ao sistema de votação e à Justiça Eleitoral

Segundo o TSE, as plataformas poderão contribuir em vários áreas do programa. Entre elas, estão a de “Alfabetização Midiática e Informacional”, que busca ajudar pessoas a identificarem desinformação, e a de “Contenção à Desinformação”, criada para definir medidas que desestimulem a disseminação de informações falsas.

Os serviços também deverão participar do eixo de “Identificação e Checagem de Desinformação”, voltado para aperfeiçoar métodos para identificar a disseminação de conteúdos enganosos.

Com o apoio das plataformas, o programa do TSE de combate a desinformação passa a ter 40 parceiros. A ação foi criada com foco nas eleições municipais de 2020 e teve a adesão de partidos políticos, agências de checagem e outras instituições públicas e privadas.

Com informações: TSE.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados