Início » Brasil » WhatsApp, Facebook, Google e Twitter se unem ao TSE contra fake news

WhatsApp, Facebook, Google e Twitter se unem ao TSE contra fake news

Os serviços vão aderir ao programa do TSE de combate à desinformação nas eleições de 2020

Victor Hugo Silva Por

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou no final de agosto uma ação de combate às fake news ligadas às eleições. A iniciativa conta com dezenas de instituições públicas e privadas como parceiras e, agora, ganhou o apoio de WhatsApp, Facebook, Google e Twitter.

whatsapp na tela

As plataformas devem confirmar a adesão ao chamado Programa de Enfrentamento à Desinformação na terça-feira (22). A reunião contará com representantes dos quatro serviços, além da presidente do TSE, Rosa Weber.

O órgão espera que WhatsApp, Facebook, Google e Twitter contribuam com o desenvolvimento e a execução de medidas que ajudem a reduzir o impacto da desinformação em temas ligados às eleições, ao sistema de votação e à Justiça Eleitoral

Segundo o TSE, as plataformas poderão contribuir em vários áreas do programa. Entre elas, estão a de "Alfabetização Midiática e Informacional", que busca ajudar pessoas a identificarem desinformação, e a de "Contenção à Desinformação", criada para definir medidas que desestimulem a disseminação de informações falsas.

Os serviços também deverão participar do eixo de "Identificação e Checagem de Desinformação", voltado para aperfeiçoar métodos para identificar a disseminação de conteúdos enganosos.

Com o apoio das plataformas, o programa do TSE de combate a desinformação passa a ter 40 parceiros. A ação foi criada com foco nas eleições municipais de 2020 e teve a adesão de partidos políticos, agências de checagem e outras instituições públicas e privadas.

Com informações: TSE.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bernardo

Não existe censura quando se tem algo que afeta a liberdade, combater fake news e afins em grande massa, e daqui a pouco deep fake, é algo necessário e urgente para manter a liberdade, se não a partir dela não existirá mais nada.

Fábio

Mas isso não justifica censura.

Liberdade deve ser sempre o nosso norte.

Bernardo

Não são apenas pessoas ignorantes, são má intencionadas e afins. A questão é que em países de primeiro mundo, onde a educação é de qualidade e acessível, ao contrário do nosso país.

Celia Barcellos

A grande mídia deveria ser condenada por fake news em série contra Bolsonaro, por assédio midiático, por campanha difamatória, por forjar uma falsa visão da realidade, pelo assassinato de reputação que precede o assassinato real. E tudo isso combinado com a censura crescente das redes. Nada disso está sendo investigado. Nem nossas reclamações estão sendo ouvidas. É ainda a cínica ditadura comunista, que diz palavras bonitas enquanto nos amordaça. E mordaça anuncia mais crimes.

O mal disfarçado de bem: até quando o povo vai crer nessa fórmula desgastada de tão velha???

Celia Barcellos

A grande mídia deveria ser condenada por fake news em série contra Bolsonaro, por assédio midiático, por campanha difamatória, por forjar uma falsa visão da realidade, pelo assassinato de reputação que precede o assassinato real. E tudo isso combinado com a censura crescente das redes. Nada disso está sendo investigado. Nem nossas reclamações estão sendo ouvidas.

É ainda a cínica ditadura comunista, que diz palavras bonitas enquanto nos amordaça. O mal disfarçado de bem: até quando o povo vai crer nessa fórmula desgastada de tão velha???

Lucas Corrêa

O q tu disse não contraria em nada o q eu havia dito. Repetindo "Mentira rolou pra todo lado, mas a turminha do "mito" se especializou tanto que continuam até hj.".

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Barrar quem espalha mentira e difamação não é censura. Abraço!

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

"Imprensa combate-se com mais imprensa".

D. Pedro II.

Minion2019 Lucas

Seu cu

Minion2019 Lucas

Desculpe, foi errado

DanielBastos

Esse nem minha avó acredita.

Doug

Perdedor somos todos nós, mentecapto. Vai babar ovo de mito político no quinto dos infernos!

Doug

Se uniram a uma coisa boa.

Doug
Se uniram a uma coisa boa.
Doug

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Exibir mais comentários